29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-3B - GT 3 - Formação em Saúde |
30851 - ENTRE O INSTITUÍDO E INSTITUINTE: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O TRABALHO NA DIVAST/BA. RITA DE CASSIA LOPES GOMES - DIVAST/SESAB, MÁRCIA MIRANDA BARRETO - DIVAST/SESAB, SILVIA RODRIGUES FERNANDES - DIVAST/SESAB
Contextualização
Em novembro de 2012 iniciou-se a realização de oficinas para implantação dos Nugtes nas diretorias da Suvisa, da qual faz parte a Divast. A implantação desta área coincide com mudanças de contexto requeridas para a conformação de um novo “olhar” para a gestão dos recursos humanos. Esta área adquire visibilidade a partir da elaboração da Pegtes que incorporou características teórico-conceituais e de práticas, mais identificadas como área de trabalho e educação na saúde, o desafio era incorporar às práticas o autoconhecimento de que somos atores que criam e operam novas categorias e conceitos que possam fazer sentido a estas. Integralidade, apoio matricial, educação permanente, incorporação de novas tecnologias se colocam como desafios para atuação dos trabalhadores na Visat. O Nugtes, portanto, se coloca como coparticipante desse processo de fortalecimento de macroações institucionais e de seus movimentos internos na rede Sus de reestruturação do modelo organizacional. Neste sentido, o Nugtes conformou em sua estruturação os seguintes eixos de atuação: vida funcional, educação permanente, saúde do trabalhador e planejamento em RH. As atividades de EP, como ações formativas para os trabalhadores desta diretoria; o acompanhamento do fluxo de residência multidisciplinar; estágios, práticas e visitas técnicas de instituições de ensino superior e de outros Cerest no estado e do Brasil. A atividade relativa à visita técnica, passou a ser coordenada pelo Nugtes em função de sua natureza mais abrangente e dialógica com processos formativos interdisciplinares. Confluiu esta decisão gerencial, com a chegada de uma técnica com experiência e formação em processos formativos pautados em metodologias ativas, em junho de 2015. Portanto, assumindo um novo olhar para a atividade de visitas técnicas pelas IES, assumiu-se uma nova metodologia, processo que consistiu em receber estudantes de nível técnico, de graduação ou de especialização para conhecer o processo de trabalho da Divast.
Descrição
Nesse trabalho serão apresentados os resultados das percepções dos alunos que foram recebidos para as visitas técnicas. Construiu-se uma proposta metodológica que possibilitou uma maior participação dos estudantes, partindo do pressuposto de que uma aprendizagem significativa depende da associação que o sujeito possa fazer dos saberes construídos nas suas experiências e reflexões, com os saberes que lhe são apresentados. A metodologia permitiu aos estudantes apresentarem uma sistematização dos seus conhecimentos espontâneos acerca da Visat, associados a saberes mobilizadores, bem como se colocarem como protagonistas dessa atividade formativa a partir de um vídeo sobre os 20 anos da história da Divast e de uma roda de conversa com os técnicos dessa diretoria para ressignificar os conceitos dos estudantes sobre a atenção e vigilância em saúde do trabalhador, a partir de perguntas norteadoras. Para monitorar o impacto da mudança metodológica na qualificação da visita técnica foi proposto um instrumento que captasse essa percepção, onde estudantes e professores pudessem expressar suas percepções acerca do fazer da Visat e sugerir alterações no processo da referida visita enquanto processo dialógico, dinâmico e transformador dos aprendizados significativos.
Período de realização: 26/11/2016 à 04/10/2018
Objetivo: compreender as percepções dos estudantes da graduação em saúde e professores das IES acerca do processo de trabalho da Divast.
Resultados
Durante o período analisado, foram respondidos 209 formulários de percepção, distribuídos entre estudantes de cursos de saúde. A análise das percepções dos participantes apontou para o reconhecimento da importância da visita enquanto ferramenta de ampliação de conhecimento sobre a Visat; a ampliação do conhecimento sobre SC; o reconhecimento de que seria necessária a articulação do saber acadêmico e o fazer em serviço, para a sua formação; destacaram a relevância do trabalho da Divast para os trabalhadores; por fim sugeriram uma maior aproximação entre o serviço e a academia, destacando a necessidade de que essas visitas aconteçam com maior frequência.
Aprendizados e análise crítica
Destacamos a importância da atividade, que tem contribuído com o desvelamento da percepção dos estudantes acerca das ações desenvolvidas na Visat; que tenham como um dos seus objetivos a articulação e integração entre o serviço e a academia, como forma de avaliação dos trabalhos desenvolvidos e como forma de dar visibilidade a essas ações, especialmente às ações de visa na qual a ST se insere. Busca-se articular estes movimentos que estabelecem entre si, interlocuções, negociações, definição de prioridades e estratégias, que representam desafios para o campo da gestão do trabalho. Trará contribuições ao planejamento de novas ações de formação desenvolvidas pela Divast, consolidando o compromisso do Sus com a formação dos trabalhadores em saúde.
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