29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-3B - GT 3 - Formação em Saúde |
30997 - PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS MÉDICAS, UNI E MULTIPROFISSIONAIS NA PARAÍBA: UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA DO GILSANDRA DE LIRA FERNANDES - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DA PARAÍBA, ADRIANA MARIA MACÊDO DE ALMEIDA TÓFOLI - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DA PARAÍBA, PEDRO ALBERTO LACERDA RODRIGUES - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DA PARAÍBA, MAURA VANESSA SILVA SOBREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, EMANUEL COSTA DE MELO - FACULDADE SANTA MARIA
CONTEXTUALIZAÇÃO Mediante a vital importância de proporcionar uma formação capaz de qualificar os profissionais alinhados à necessidade dos serviços de saúde ofertados no Estado da Paraíba, bem como suprir a carência regional de algumas especialidades e reestruturar programas oriundos de outras gestões, é que a Secretária de Estado da Saúde (SES-PB) investiu no processo de formação profissional por meio dos Programas de Residência Médica, Uni e Multiprofissionais. Desde 2015, a gestão desses programas é responsabilidade do CEFOR-RH/PB, instituição onde estão lotadas as Comissões das Residências Médica (COREME) e Multiprofissional (COREMU). A representação desses colegiados se dá de acordo com o estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde que preconiza a representatividade dos membros que compõem os programas: coordenadores, tutores, preceptores, residentes e representantes da gestão. DESCRIÇÃO O governo do estado da Paraíba fez sua aposta inicial nesses processos formativos por acreditar na potencialidade da formação dentro dos serviços, que são espaços em que realmente os profissionais durante seu desenvolvimento formativo iria deparar-se com os reais problemas a serem enfrentados no dia-dia pelos usuários, pelos técnicos assistenciais e pela gestão no complexo sistema de trabalho cotidiano e estes com a possibilidade de agregar seus conhecimentos para o referido ambiente, para, além disso, colaborar com o fortalecimento de um modelo de cuidado em saúde que supere a desarticulação do modelo biomédico, buscando focar no cuidado integral e na facilitação da promoção do autocuidado. A partir disso a gestão acredita que os processos formativos acompanhados pela COREME e COREMU por meio do CEFOR-RH/PB consegue identificar estratégias pedagógicas e administrativas visando contribuir com uma melhor formação desses profissionais que ingressam nos programas de residências a fim de obter uma qualificação diferenciada em nível de pós-graduação lato sensu. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: De abril de 2015 até os dias atuais. OBJETIVO: Acompanhamento, monitoramento e gerenciamento dos programas de residências vinculados à SES-PB. RESULTADOS: Melhor inserção dos residentes para formação na rede de serviços, proporcionado um olhar positivo aos programas de formação sob a ótica dos profissionais já existentes nas unidades prestadoras de cuidados em saúde, gerando assim incentivo, apoio e colaboração dos mesmos nos atributos de um hospital escola, rompimento de modelos educacionais atuais, onde a formação e atuação em saúde é uniprofissional, pois as atividades educacionais e práticas assistenciais ocorrem apenas entre os estudantes e trabalhadores da mesma profissão com pouca ou nenhuma interação com os de outras profissões e nessa proposta estamos conseguindo contribuir para identificar e reconhecer as competências e responsabilidades da equipe interdisciplinar e multiprofissional. APRENDIZADOS: A partir da vivência na gestão dos programas estamos adquirindo melhores habilidades para nortear uma formação mais qualificada alinhado com a propositura dos projetos pedagógicos e suprimento das necessidades da rede de serviços e dos usuários. ANÁLISE CRITICA: Ressaltamos que apesar dos avanços possibilitados pelo fato de que a COREME e a COREMU passaram a ser responsabilidade do CEFOR-RH/PB e as atividades de responsabilidade das referidas comissões tais como realização do processo de seleção para preenchimento das vagas existentes nos programas de residências, acompanhamento pedagógico e administrativo entre outros, é possível ainda encontrar dificuldades no tocante a falta de governabilidade da gerência total dos programas e das fragilidades das relações interpessoais e de comunicação entre os diversos atores envolvidos. Contudo, a proposta de gerenciamento das gestões dos programas de residências do estado se ancora na necessidade de apoiar e acompanhar as ações desenvolvidas nos diversos campos de prática. Essa atuação busca ainda cooperar para o bom desenvolvimento de todas as etapas do processo visando contribuir para um melhor aporte na qualificação profissional dos que neles ingressam.
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