29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-3B - GT 3 - Formação em Saúde |
31352 - INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO: UMA ESTRADA DE MÃO DUPLA GISELLE BIANCA TÓFOLI - UFMG, ROSA GOUVÊA DE SOUSA - UFSJ, JÉSSICA LAÍS RESENDE VIEIRA - UFSJ
Apresentação/introdução: A educação refere-se ao aprendizado contínuo, que leva ao desenvolvimento do sujeito, no que tange ao seu auto aprimoramento, direcionado à busca de competência pessoal, profissional e social ao longo da vida. A Educação Permanente em Saúde influencia os espaços da formação em saúde, mas também deve atuar nos serviços, nos processos de reorganização da atenção/assistência. Portanto, formação e capacitação precisam caminhar juntas através de enfoques educativos significativos e com poder de transformação. Considerando a Política de Educação Permanente em Saúde, regulamentada como estratégia político pedagógica, para fortalecimento e implementação do SUS, formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde, o presente projeto faz-se necessário.
Objetivos: Construção da Comissão Interna de Educação Permanente, dentro dos municípios e instituições pertencentes à região de saúde de São João del Rei, com o desenvolvimento de suas diretrizes, enquanto potente ferramenta para articulação da integração ensino-serviço na rede SUS e mecanismo para garantia da implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Metodologia: o presente projeto levantou as possíveis causas, consequências e nós críticos da desvalorização da Política de Educação Permanente na região sanitária de São João del Rei – MG e propôs a realização de Oficinas para construção da Comissão Interna de Educação Permanente dentro dos municípios e desenvolvimento de suas diretrizes, de modo a contribuir para a efetivação da integração de ensino – serviço. Ressaltando a importância da atenção primária à saúde dos municípios e demais pontos de atenção da rede proporcionem educação permanente aos profissionais que atuam na mesma.
Resultados e discussão: Espera-se desta forma, melhorar o cuidado à saúde das pessoas, bem como manter campos de práticas adequadas aos profissionais que serão formados, além da efetiva integração ensino-serviço da Instituição Formadora referência na região (UFSJ), municípios e instituições participantes.
Conclusões/considerações finais: Entende-se que a educação permanente é parte essencial de formação profissional com intenção de atualizar conhecimentos e adquirir novas informações, permitindo ao educando e/ou profissional manter, aumentar ou melhorar suas competências e habilidades. Para que ações de saúde sejam implementadas e os objetivos alcançados, faz-se necessário qualificar os profissionais de saúde em todos os níveis de atendimento e proporcionar um acesso a serviços com qualidade. Diante do exposto, o referido projeto aplicativo faz-se necessário para fortalecer a Política de Educação Permanente (PEP) regional otimizando ainda a eficiência da Comissão Temática de Educação Permanente da Comissão Intergestores Regional (CIR) de São João del Rei.
|