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Grupos Temáticos

28/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-2A - GT 2 - Pesquisa Qualitativa em Saúde no Brasil: experiências, desafios e perspectivas

30867 - RESULTADOS PRELIMINARES DE PESQUISA DA REDE BRASIL-CANADÁ SOBRE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES QUALITATIVOS EM SAÚDE
MARIA INÊS GANDOLFO CONCEIÇÃO - UNB, ALEX BRANCO FRAGA - UFRGS, MARIA LUCIA BOSI - UFC, DENISE GASTALDO - UOFT, LILIAN MAGALHÃES - UFSCAR, ROZILAINE REDI LAGO - UFAC, JOÃO TADEU DE ANDRADE - UECE


Introdução. O enfoque em pesquisa qualitativa ainda se depara com desafios para a afirmação plena do seu estatuto nos vários domínios do campo científico, inclusive no da saúde. Embora cada vez mais difundida, constata-se uma falta de oportunidades de formação na pesquisa qualitativa, a qual expressa um dos efeitos da hegemonia do modelo da biomedicina. Os desafios que se impõem à consolidação da reforma sanitária e da efetivação de um Sistema Único de Saúde evocam o implemento de mecanismos inovadores de qualificação de recursos humanos, tanto no ensino de graduação como de pós-graduação. Em resposta à precariedade de oportunidades de formação, e em busca de treinamento avançado, um conjunto de pesquisadores tem discutido ações necessárias para a ampliação dessas oportunidades. Tais pesquisadores, de distintas áreas disciplinares do campo da saúde de universidades das cinco regiões brasileiras, em parceria com a University of Toronto, onde se localiza um dos mais importantes centros de excelência nesse enfoque – Centre for Critical Health Qualitative Health Research (CCQHR) –, se unem para dar sustentação a esta proposta, e criaram uma rede de Pesquisa Qualitativa em Saúde: a Rede Quali Brasil-Canadá, que consiste em uma parceria construída entre pesquisadores de universidades brasileiras (Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal do Acre) e a University of Toronto (Canadá), que tem por objetivo produzir e disseminar padrões de excelência no ensino da pesquisa qualitativa na área de saúde.
Objetivos. Uma das pesquisas da rede, que será aqui relatada e que se encontra em fase de conclusão, tem por objetivo levantar informações junto a docentes e/ou discentes envolvidos em metodologia de pesquisa qualitativa em cursos de mestrado e/ou doutorado nas áreas de saúde, analisar as práticas bem-sucedidas, limitações e desafios impostos ao processo de formação de pesquisadores qualitativos em saúde no Brasil.
Metodologia. A geração de dados de tal estudo ocorreu durante o VIII Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, em oficina intitulada “Ensino de Pesquisa Qualitativa na Área da Saúde: realidades e propostas para o Brasil e Ibero-América”, ocorrida em setembro de 2018, em Florianópolis. Foram resguardados todos os aspectos éticos previstos e o projeto obteve aprovação no Comitê de Ética. Foram realizados grupos focais, para os quais os participantes foram recrutados a partir da inscrição voluntária na atividade, como parte da programação regular do Congresso. Compareceram aos grupos 37 congressistas que foram divididos em três subgrupos.
Resultados e Discussão. A seguir serão apresentados alguns resultados preliminares da pesquisa. A partir das transcrições dos grupos focais e da codificação dos resultados inseridos no software MAXQDA, foi possível analisar as falas dos participantes e dividi-las em oito grupos temáticos: 1) campo científico 2) qualidade da pesquisa qualitativa; 3) formação em pesquisa qualitativa; 4) produtivismo; 5) dimensão crítico-política; 6) estratégias de ensino; 7); currículo; e 8) biomedicina. Essa categorização foi realizada priorizando-se a diversidade dos dados e sua correspondência com os objetivos propostos na pesquisa, portanto, não foi considerada a frequência das falas. Depreende-se da análise dos dados que um dos grandes obstáculos no avanço das pesquisas qualitativas em saúde devem-se à escassez de pesquisadores, tanto em termos de quantidade (se comparada à pesquisa básica e epidemiológica), como também no que tange à experiência acumulada (pesquisadores sêniores). Portanto, é baixa a disponibilidade de profissionais com formação sólida necessária à nucleação de grupos; realização de pesquisas de alta qualidade e orientação de mestres e doutores em uma tradição francamente minoritária, tal como demonstra a literatura.
Considerações finais. A principal estratégia de seleção dos participantes deste estudo baseou-se na participação voluntária de pesquisadores em um evento científico sobre pesquisa qualitativa em saúde. Portanto, pesquisadores com dificuldades de participação em eventos dessa natureza, ou sem acesso à formação nesta área de pesquisa podem estar sub-representados nos participantes da pesquisa. Entretanto, consideramos que este é o principal evento dessa natureza, em âmbito ibero-americano abordando este campo de pesquisa. Além disso, consideramos que o ambiente plural do evento favoreceu a expressão livre das percepções dos participantes da pesquisa, reunindo acadêmicos de diversas disciplinas, atuantes em várias instituições de ensino superior do Brasil. A contribuição qualificada expressa por tais sujeitos constitui importante achado neste estudo.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900