28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-2A - GT 2 - Pesquisa Qualitativa em Saúde no Brasil: experiências, desafios e perspectivas |
31381 - REDE DE PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE BRASIL E CANADÁ LILIAN MAGALHÃES - UFSCAR, ROZILAINE REDI LAGO - UFAC, MARIA INÊS GANDOLFO CONCEIÇÃO - UNB, MARIA LUCIA BOSI - UFC, ALEX BRANCO FRAGA - UFRGS, JOÃO TADEU DE ANDRADE - UECE, DENISE GASTALDO - UNIVERSITY OF TORONTO
A pesquisa qualitativa abrange múltiplas formas de investigação e práticas metodológicas que estudam os fenômenos e suas inter-relações em termos não numéricos. Essa abordagem propõe comprender a forma e natureza de fatos humanos enfatizando a produção de conhecimento mediada pela interpretação, com vistas a compreender significados na diversidade das linguagens e discursos, vinculados a processos sociopolíticos, instituições e estruturas sociais. No ato interpretativo sobressai ainda a posição do pesquisador. O avanço da pesquisa qualitativa na área da saúde é inegável e vem se consolidando graças ao diálogo com as bases epistemológicas e teórico-metodológicas das ciências humanas e sociais que são seu fundamento. A formação de pesquisadores qualitativos em saúde se estrutura como processo composto por elementos múltiplos, que não se restringem ao desenvolvimento de técnicas de geração e análise de informações. Trata-se, de fato, de construir marcos teórico-metodológicos capazes de oferecer respostas complexas a problemas multidimensionais , num campo no qual os parâmetros quantitativos são ainda hegemônicos.
Assim, a falta de oportunidades de formação na pesquisa qualitativa dificulta a legitimação do enfoque qualitativo, fragilizando-o como perspectiva epistemológica na saúde. Consequentemente, componentes da subjetividade são relegados a um plano secundário, ou mesmo suprimidos ao se abordar o processo saúde-doença. Contudo, vale lembrar que a consolidação da reforma sanitária e de um Sistema Único de Saúde capaz de responder às demandas contemporâneas exige uma qualificação de profissionais de saúde capaz de promover o reconhecimento e o enfrentamento dos complexos condicionantes do bem estar e da saúde, que incluem considerar a subjetividade inerente aos processos, o que torna urgentes as ações para enfrentar o quadro descrito.
Apesar da procura crescente por formação nessa área, as oportunidades de aprofundamento no enfoque qualitativo de pesquisa em saúde ainda são escassas no Brasil. Deste modo, esta comunicação visa relatar a experiência da Rede Pesquisa Qualitativa em Saúde Brasil-Canadá, iniciada por um conjunto de pesquisadores brasileiros, procedentes de distintos departamentos/campos disciplinares vinculados à área da saúde, situados em varias universidades, em parceria com a Universidade de Toronto, na qual se localiza um dos mais importantes centros de excelência nesse enfoque – o Centre for Critical Qualitative Health Research (CCQHR). Esses coletivos, após anos de parcerias, se uniram em 2017, para trabalhar buscando os seguintes objetivos:
Promover a capacitação para a pesquisa qualitativa avançada nas ciências da saúde; Abrir novas oportunidades de aprendizagem e melhorar o ensino atual de pesquisa qualitativa em saúde; Realizar intercâmbio de estratégias de ensino e aprendizagem para alfabetização científica qualitativa; Fornecer expertise compartilhada para supervisão no campo da pesquisa qualitativa em saúde; Apoiar a reivindicação e a mobilização de conhecimento para a promoção de professores e o reconhecimento científico para o trabalho em pesquisa qualitativa em programas de pós-graduação.
Todos os professores da Rede fazem parte de um projeto em andamento intitulado “Pesquisa Qualitativa em Saúde no Brasil e no Canadá: Estratégias Metodológicas para a Excelência na Formação de Pesquisadores”, celebrado entre a Universidade de Brasília (UnB), a UFRGS, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a University of Toronto (UofT), com apoio financeiro da CAPES/DFATD. O referido projeto foi um dos 10 aprovados em Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior N°34/2017 Programa CAPES-DFATD (Global Affairs Canada), com a finalidade de fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa do Brasil e do Canadá em diferentes áreas de conhecimento.
Além de atividades de pesquisa, a Rede vem desenvolvendo inúmeras experiências de cooperação como aulas, participação em bancas, eventos científicos, reuniões de trabalho periódicas, além da publicação de artigos multiautorais focalizando experimentos inovadores no campo. Essa experiência evidencia uma estratégia eficiente e com elevado potencial na formação de pesquisadores qualitativos em saúde e que deve inspirar outras iniciativas.
|