28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-7A - GT 7 - Processos de formação, saúde e práticas no contexto dos adoecimentos de longa duração I |
30888 - PROJETO MARIAS NA ESPERANÇA: O PODER DO APRENDIZADO COLETIVO NA TERAPÊUTICA DO CÂNCER RAYLSON EMANUEL DUTRA DA NÓBREGA - UFAM, ROSANA PIMENTEL CORREIA MOYSÉS - UFAM, JOSÉ FERNANDO MARQUES BARCELLOS - UFAM, JULIANA NASCIMENTO VIANA - UFAM, GABRIELA AMARAL DE SOUZA - UFAM
CONTEXTUALIZAÇÃO: O câncer é um problema de saúde pública no Brasil, que por ser um país continental com peculiaridades socioculturais e demográficas apresenta diferenças na distribuição das incidências do tipo de câncer por região. A região Norte tem altas taxas dos cânceres de mama e do colo do útero entre as mulheres. Diante deste panorama epidemiológico, a ideia para este projeto de extensão foi obtida a partir da realização, em 2013, de um projeto de pesquisa sobre os processos e sentimentos de mulheres ribeirinhas com câncer em tratamento quimioterápico. Este estudo foi realizado no Lar das Marias, uma associação beneficente que dá apoio as mulheres em tratamento de câncer em Manaus e seus cuidadores que não possuem condições mínimas de sobreviver na cidade. A partir dos resultados desta pesquisa identificou-se a falta de vínculo com o profissional de saúde durante a assistência e a importância do suporte social como estratégia de enfrentamento da doença. Diante disso, surgiu o Projeto de Extensão Marias na Esperança.
DESCRIÇÃO: O Marias na Esperança foi desenvolvido para realização de oficinas terapêuticas quinzenais que objetivam o acolhimento das mulheres do Lar das Marias. As oficinas são idealizadas conforme as necessidades de saúde/doença e realidade social encontrada. As oficinas são focadas na importância da escuta dentro da complexidade cultural e social das mulheres amazônicas habitantes dos chamados municípios ribeirinhos. As estratégias são pautadas na utilização de metodologias ativas e oficinas de arte reaplicáveis, que permitem a criação e o uso de conhecimentos das mulheres para promover suporte social, sustentabilidade econômica, qualidade de vida e o fortalecimento cultural. O projeto permite vivências aos participantes através do “fazer junto”, com o compartilhamento de experiências, a interação social, a comunicação verbal e não verbal e a exposição de sentimentos e conteúdo internos. As mulheres do grupo, os acadêmicos e os profissionais envolvidos têm uma participação ativa, com a colaboração da administração do Lar das Marias, fortalecendo o conceito de equipe multidisciplinar e a construção coletiva do cuidado. Atualmente o projeto conta com a participação de acadêmicos e profissionais dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Biologia e Nutrição.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Março de 2014 a Março de 2019.
OBJETIVO: Relatar a experiência do projeto de extensão Marias na Esperança no período de 5 anos. Objetiva também apresentar os desafios e os avanços promovidos pela experiência no campo da pesquisa, ensino e extensão na terapêutica do câncer.
RESULTADOS: Hoje o projeto faz parte da rotina de atividades do Lar das Marias, pois a equipe da casa de apoio reconhece o fato de que o enfoque das atividades não é voltado para a doença que acomete as mulheres, isso acrescenta no dia a dia delas mais força e acaba desenvolvendo de forma individual e coletiva ferramentas para passarem pelo tratamento com qualidade de vida, auto estima, motivação e melhora no quadro clínico. O projeto promove a mudança do foco da dor para o bem estar, motivado pela interação social para o fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção da saúde mental. Os acadêmicos e profissionais relatam que a aproximação com a realidade vivida pela população fora dos hospitais e o trabalho em equipe multiprofissional tornou-os mais conscientes da importância do seu papel no cuidado da saúde e na abordagem universal do paciente. Isto devido o aprendizado coletivo a partir do poder da cooperação, do desenvolvimento de atividades criativas e originais, do exercício da escuta e do entendimento da importância da família, da religião e do sorriso no processo terapêutico.
APRENDIZADOS E ANÁLISE CRÍTICA: O fato das pacientes e seus cuidadores participarem de forma ativa na construção das estratégias do projeto permite reflexos positivos nas suas relações interpessoais com familiares, com amigos, no seu convívio com a comunidade, e principalmente na sua relação consigo mesmas, facilitando a difícil tarefa de se reorganizar, se desconstruir e se reconstruir diante desta doença crônica. Esta realidade complexa reforça a importância do projeto como instrumento de imersão dos acadêmicos e profissionais na comunidade mostrando-se fundamental no que tange a formação pessoal e profissional, por fortalecer o vínculo, agregar criticidade e humanização à formação técnica. O projeto proporciona uma melhor preparação emocional para os profissionais no que tange a adversidade que é o lidar com a morte em doenças como o câncer. Essas atividades contribuem para o empoderamento dos indivíduos sobre seus direitos através do compartilhamento de informações, tendo a academia como mediadora. Sendo assim, a extensão universitária valida o papel da Universidade em priorizar o bem social e a difusão do conhecimento como parte de sua missão.
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