Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

30/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-7C - GT 7 - Adoecer por câncer, espiritualidade e velhice no contexto da cronicidade

30065 - A DEPRESSÃO COMO SINTOMA DECORRENTE DA DOENÇA DE PARKINSON: REVISÃO INTEGRATIVA
DANIELA CAVALCANTE LOPES - UNIFOR, ANTÔNIA MICHELLY CASTRO GOMES - UNIFOR, LARA MARIA OLIVEIRA ALVES - UNIFOR, MARIANA MONTEIRO VASCONCELOS - UNIFOR, MAYRA LIMA FONTES - UNIFOR, SAULO VINÍCIUS LIMA SALES - UNIFOR, LEONARDO LIMA ALEIXO - UNIFOR, LUIZA VALESKA DE MESQUITA MARTINS - UNIFOR, FRANCISCA BERTILIA CHAVES - UNIFOR, LUIZ ADRIANO TORRES DE SOUSA - UNIFOR, PATRICIA DO CARMO LIMA - UNIFOR, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB - UNIFOR, JOSÉ NILSON RODRIGUES DE MENEZES - UNIFOR


Introdução: A doença de Parkinson (DP), é caracterizada como uma doença neurodegenerativa, onde ocorre a degeneração de neurônios dopaminérgicos, particularmente na substância negra do mesencéfalo. Tem como principais sintomas motores a rigidez, bradicinesia e tremor; e os sintomas não motores a ansiedade, o distúrbios do sono, o isolamento social, a perda de memória e principalmente a depressão podendo reduzir a qualidade de vida nesse grupo. Objetivo: Relatar a depressão como um sintoma decorrente ao paciente com a Doença de Parkinson. Metodologia: Tratou-se de uma revisão integrativa abordando o tema a depressão como um sintoma decorrente da doença de Parkinson. Foram realizados buscas na base de dados Scielo, LILACS, Pubmed, Bireme, Google acadêmico, com base nos descritores Parkinson Disease. Depression. Assistência Fisioterapêutica, em português e inglês, no período de março e abril de 2019. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão: Depressão relacionada com idosos, Depressão relacionada com doenças crônicas e Depressão relacionada a doença de Parkinson, contemplando artigos no idioma português e inglês, publicados no período de 2009 a 2019 que possibilitou a identificação de nove artigos. Resultados e discussão: Do total de 9 artigos, 4 apontaram para uma relação entre a depressão com a qualidade de vida. Um dos artigos de corte transversal (N = 42 participantes com DP) sugeriram que a associação entre depressão e DP é mais forte para aqueles com comprometimento cognitivo. Os artigos tiveram como resultados a associação dos sintomas da depressão à rápida progressão da DP. Conclusão: Conclui-se que a depressão é um sintoma muito decorrente na vida dos pacientes com a Doença de Parkinson, e também bastante desconsiderada ou com difícil diagnóstico, visto que os sintomas motores comumente se sobressaem na maioria das vezes. Desta forma observa-se que há poucos estudos que relacionam a Doença de Parkinson e depressão. Faz-se indispensável a necessidade de mais estudos objetivando relacionar causas e tratamentos que possam fomentar mais fundamentação teórica para o assunto.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900