Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
EO-7C - GT 7 - Saúde Mental, estigmas e intersecções nos adoecimentos de longa duração

30519 - COMPARTILHANDO SABERES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
THALIA NATHALIA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, BRUNA MARIA CARMINATTI - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ


Contextualização
O grupo terapêutico é intitulado como Grupo Saberes com objetivo de propor autoconhecimento sobre o próprio corpo, oferecer meios de alívios das dores crônicas, espaço para troca de experiências, de socialização.
A formação do grupo teve como Paulo Freire em sua filosofia de educação dialógica e problematizadora, a educação que leva à autonomia deve se pautar em uma relação entre educando e educador norteada pela socialização da experiência, em uma conversa horizontal de conhecimento (FREIRE, 1987). Os grupos são uma intervenção coletiva e interdisciplinar, como instrumentos a serviço da autonomia, autocuidado dos usuários e do desenvolvimento contínuo do nível de saúde e das condições de vida, afim de potencializar as capacidades dos sujeitos e enfrentamento de condições geradoras de sofrimento (FURLAN E CAMPOS, 2010).

Descrição
Os encontros do Grupo Saberes são realizados em uma Associação de moradores com organização de Residentes Multiprofissional das seguintes áreas: Fisioterapeuta, Profissional de Educação Física, Nutricionista, Fonoaudióloga, com apoio da UBS, com participação dos Agentes Comunitários de Saúde, encontro realizado uma vez na semana, sendo um grupo aberto, o grupo tem 8 encontros, o encontro é divido em um momento de roda de conversa de 30 minutos, os temas dos encontros são sobre autocuidado, alimentação, chás e plantas medicinais, posicionamentos, anatomia, cuidados fonoaudiológico, saúde mental e lazer, no final é questionado aos participantes o que acharam do encontro e sugestões de melhora, seguido de 30 minutos de exercícios físicos. Foi realizado uma avaliação breve sobre as condições de saúde dos participantes, de acordo com os achados são realizados exercícios de acordo com as queixas dos participantes e para promover melhora postural e prevenção de lesões
As atividades são realizadas com colchonetes, material disponibilizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF e adaptadas com instrumentos a partir de objetos reciclados, devido a precariedade de material nas unidades de saúde, que são garrafas pets utilizadas como halteres e cabos de vassoura, no local possui um espelho grande que auxilia na consciência corporal dos participantes.
Os resultados esperados é associar as práticas em saúde, buscando melhorar a efetivação de práticas de prevenção de saúde, recuperação, manutenção e promoção da saúde através dos encontros de acordo com as realidades e particularidades de cada indivíduo, favorecendo o manejo da dor crônica.

Período de realização
Grupo iniciou em 30 de abril de 2019, no período da manhã com duração de 1 hora, todas as terças-feiras, com encontros até dia 18 de junho de 2019.

Objetivo
Possibilitar subsídios para a melhoria da qualidade de vida e adoção de hábitos saudáveis com enfoque em dor crônica. Promover o autocuidado para pessoas com dores crônicas; Inserir hábitos diários de práticas de saúde diversos; Propiciar a socialização entre os participantes contribuindo para convivência mais harmoniosa e próxima; Fazer o manejo da dor crônica; Identificar fatores condicionantes do processo multifatorial da dor.

Resultados
No encontro com o tema autocuidado, foi questionados o que gera piora das dores e o que melhora a dor, foi explicado sobre a importância do sono, ter momentos para si mesmo, e sobre alternativas complementares como auriculoterapia, escalda pés e etc. O relato das participantes sobre o grupo foi muito positivo, que o espaço propõe um momento de desabafo, e conhecer outras pessoas com situações parecidas ajuda a dar mais força para buscar uma melhora da saúde, sensação de felicidade, alegria e acolhimento. No encontro discutido sobre alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios, foi tirado dúvidas sobre rótulos dos alimentos, e dicas para manter um equilíbrio na alimentação. Os locais de dores relatados foram os membros superiores, coluna lombar e joelhos. Os exercícios realizados são com enfoque nos locais de dor, para o alivio das dores e manutenção da postura.

Aprendizados
Com o grupo foi possível perceber a gratificação dos participantes em conhecer um pouco mais sobre assuntos diversos relacionados a saúde, com essas trocas aumentando o leque de cuidados com o próprio corpo, buscando o equilíbrio na saúde, e percebendo que o corpo precisa de movimento e descanso para se manter saudável.

Análise crítica
Com a realização desse grupo terapêutico foi possível observar os benefícios que ele proporciona aos participantes, desmistificando a pouca valorização das ações em grupos. Além da precariedade de estruturas e materiais para realização de grupos nas unidades básicas de saúde. A experiência com esse grupo terapêutica proporciona uma troca de experiências e conhecimentos, como um momento de socialização, proporcionando ao final de cada encontro a sensação de satisfação a cada encontro.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900