30/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-16D - GT 16 - Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual |
30721 - FORMAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E SAÚDE REPRODUTIVA COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA ATIVIDADES EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SESC. ALINE ALBUQUERQUE - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, BÁRBARA MARIA FERREIRA DE SOUSA BARRETO - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, INGRID PEREIRA OLIVEIRA - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, ROBERTA DE VILHENA PIRES - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO, THASSIA PEIXOTO RIBEIRO - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO
O presente relato apresenta a experiência do Departamento Nacional do Sesc, na coordenação da ação formativa intitulada “Promoção da Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva”, realizada nas modalidades a distância e presencial, destinada a 10 representantes da Atividade Educação em Saúde dos Departamentos Regionais do Sesc (AM, AL, BA, CE, ES, GO, MG, PR, SC e RN) e Pantanal, no período de novembro de 2017 a dezembro de 2018.
O Sesc é uma instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, turismo e serviços. Presente em todos os estados brasileiros, realiza ações no campo da Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com a missão de promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa e democrática.
Entende-se que para uma instituição social com as características do Sesc, a área da Saúde ocupa um papel importante para a melhoria da qualidade de vida da população atendida.
A Atividade Educação em Saúde tem por enfoque a construção compartilhada do conhecimento, ampliando o poder de decisão e de intervenção sobre a realidade, por meio da educação problematizora segundo os ensinamentos de Paulo Freire. A Atividade possui como princípios norteadores a compreensão da multicausalidade do processo saúde-doença, a qual determina a necessidade de atuação intersetorial.
O Guia de Promoção da Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva – PSSSR, lançado em dezembro de 2017, representou um importante marco para o desenvolvimento da Atividade, ao proporcionar a constituição de tecnologias sociais para o enfrentamento da questão social no âmbito da saúde.
O objetivo da formação era foi capacitar os educadores em saúde nos marcos conceituais e práticos do guia da PSSSR, visando a elaboração de planos de ação alinhados aos seus pressupostos.
O desenho da formação contou com 8 aulas veiculadas por videoconferências , tendo como referência as temáticas do Guia: violências, diversidade de gênero, masculinidades e feminilidades, infecções sexualmente transmissíveis e racismo. As aulas foram conduzidas por instituições parceiras como: Ministério da Saúde, UNFPA, UNAIDS e ONU Mulheres, além de uma curadoria de conteúdo, responsável pela seleção de fontes seguras para consulta dos participantes, acompanhamento e avaliação em sua articulação com a construção dos planos de ação elaborados pelos Departamentos Regionais para 2018.
Contou-se ainda com momentos em ambiente virtual de aprendizagem, utilizando recursos audiovisuais: gravação das videoconferências, documentários, reportagens e entrevistas e textuais: artigos científicos, jornalísticos e capítulos de livros, perfazendo uma carga horária total de 46 horas de atividade no período de 10 de novembro de 2017 a 3 de abril de 2018.
A formação contou com duas oficinas presenciais: Oficina 1- Planejamento, Monitoramento e Avaliação, realizada no período de 4 a 6 de abril de 2018 com objetivo de aprimorar os planos de ação dos projetos nacionais relacionados na sequência com os respectivos objetivos, priorizando o diagnóstico situacional de cada município.
• Transando Saúde: contribuir para a prevenção às IST/HIV entre comerciários e estudantes;
• Nossa Escolha: contribuir para a promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva de homens e mulheres, adolescentes e adultos, ampliando a demanda e o acesso à informação e a serviços de planejamento reprodutivo.
• Retratos de Família: contribuir para a promoção da saúde sexual e reprodutiva de mulheres e homens em suas experiências de parentalidade em empresas do comércio e nas unidades operacionais.
• Sesc Saúde Mulher: promover a saúde da mulher por meio de ações educativas, do rastreamento do câncer de colo de útero e do câncer de mama e do encaminhamento para a conclusão diagnóstica e tratamento.
Oficina 2 - Formação de Multiplicadores (as) Utilizando a Metodologia de Educação entre Pares, realizada no período de 18 a 20 de junho 2018 com objetivo de apresentar opções de metodologias ativas e ferramentas de educomunicação sobre temas relacionados à promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva.
No atual contexto, entendemos como significativo garantir espaços para discussões das temáticas do campo da Promoção da Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva, Gênero e Racismo, que fizeram parte do itinerário formativo desta formação. Fato este que, contribuiu para preparar o público participante para o diálogo com as instituições atendidas e sociedade geral na desconstrução de mitos e tabus.
Consideramos que a formação representou uma importante experiência, pelos aspectos de inovação, conectividade, seleção de conteúdo de qualidade e densidade da carga horária, total de 94 horas de atividades, sendo 46 h (EAD) e 48 h (presenciais). Sendo assim, o Sesc ampliará esta experiência para 17 Departamentos Regionais com abrangência em todo Brasil.
|

|