28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-23A - GT 23 - Promoção da saúde - políticas, práticas e vivências |
30499 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMO PROMOÇÃO DE SAÚDE: VIVÊNCIAS DE MEDITAÇAO COM ESTUDANTES DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA SAÚDE LUCIANA OLIVEIRA DOS SANTOS - UFG
Tendo origem nas filosofias contemplativas orientais, a meditação foi introduzida no Brasil especialmente a partir da década de 60. A partir desse período, tem havido um interesse crescente pela busca de experiências meditativas enquanto prática pessoal, bem como a ciência tem investido em pesquisas nessa área (MENEZES, 2009). Ao longo de dez anos venho me dedicando ao estudo teórico e prático de meditação em centros de estudos que envolvem a filosofia da mente e ciências contemplativas. A meditação tem sido associada a um maior bem-estar físico, mental e emocional (WALLACE, 2008; KOZASA, 2011); sendo incluída, em 2017, como prática integrante na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2017), cujo objetivo é valorizar saberes populares e o uso de tecnologias leves nas ações e serviços de saúde (MEHRY, 2002). A meditação pode ser classificada em diferentes formas; entre elas: a) concentrativa - quando há um treino da atenção em um único foco, como a respiração; e b) mindfulness, caracterizada pela consciência do momento presente, com uma atitude de acolhimento dos estímulos que surgirem, sem julgamentos nem reflexões sobre os mesmos (MENEZES e DELL‘AGLIO, 2009). O treinamento da meditação sentada e silenciosa tem sido cada vez mais utilizado nos contextos educacionais (MENEZES, 2009), enquanto processo de auto conhecimento e busca de quietude, em que novos significados e registros sobre filosofia da mente tem auxiliado bastante em propiciar bem-estar e transformações positivas na qualidade de vida dos alunos. Nesse processo, surgiu a motivação de inserir experiências de meditação em sala de aula, como dispositivos de promoção de saúde mental, na apresentação da temática PICs para os alunos da disciplina Psicologia da Saúde em uma Universidade Federal de ensino. O objetivo do presente trabalho consiste, portanto, em descrever a experiência de meditação - concentrada e mindfulness - por meio da realização de uma oficina de meditação, como prática integrativa, realizada em Setembro de 2018, com 30 (trinta) alunos de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física, na sala de ginástica do núcleo de práticas corporais da Universidade. A oficina teve início com uma apresentação coletiva, introdução ao tema da meditação, com o conteúdo conceitual, além da discussão de sua inserção no SUS como PNPIC. Em seguida, realizou-se orientações sobre postura e técnicas de meditação conduzidas. Como resultados da oficina, podemos citar a sensibilização dos alunos para o tema e a prática da meditação por meio de técnicas de relaxamento do corpo; e de cultivo de bondade amorosa; e o ensino de técnicas de meditação silenciosa atenção focada, como prevenção do estresse e promoção do bem estar. Além disso, a oficina propiciou-lhes a discussão sobre a possibilidade de atuação dos mesmos enquanto profissionais de PICs. Na avaliação qualitativa da oficina, os mesmos relataram uma maior sensação de bem-estar, de equilíbrio emocional, que as universidades deveriam investir em promoção de saúde ao longo das disciplinas. Sugeriram ainda que a oficina continuasse a ser ministrada nas disciplinas de psicologia da saúde da universidade, bem como em algumas campanhas que tenham como objetivo a promoção da saúde entre estudantes, como a prevenção ao suicídio, por exemplo. Ressalta-se, no entanto, a necessidade de habilidade técnica e experiencial para o manejo das oficinas.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde, Portaria n. 971. Aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União - seção 1, n. 84, 2006.
__________. Ministério da Saúde. Portaria GM N. 849, de 27 de março de 2017. Inclusão na Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) as práticas de Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga.
HIGUCHI, T.E; KOZASA, E; H, SANTOS; T.M et al. Avaliação qualitativa das práticas meditativas oferecidas no sistema público de saúde na Coordenadoria Regional de Saúde Centro-Oeste, em São Paulo, Brasil. In: Saúde Coletiva, vol. 8, n. 54, 2011, p. 230-233
KABAT-ZINN J. Mindfulness-based stress reduction (MBSR). Construct Hum Sci. 2003.
MENEZES, C; DELL‘AGLIO, D. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em psicologia: revisão da literatura. Revista Psicologia Ciência e Profissão, 2009, 29(2), p. 276-289.
MERHY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002
WALLACE, A. A revolução da atenção. Rio de Janeiro: Ed Vozes Ltda., 2008.
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