Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-23A - GT 23 - Promoção da saúde - políticas, práticas e vivências

31116 - CUIDAR DE QUEM CUIDA: PROMOVENDO O CUIDADO AO TRABALHADOR DO SUS.
ALAN MACHADO DE ALMEIDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ABAETETUBA, ALEX MACHADO DE ALMEIDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ABAETETUBA, LAURINDO CAMPOS DE LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ABAETETUBA, LUIS SEBASTIÃO BAIA PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ABAETETUBA, KELLEN DA COSTA BARBOSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ABAETETUBA


CONTEXTUALIZAÇÃO
O município de Abaetetuba tem uma população estimada de 156.292 habitantes (IBGE 2018), localizado na região do Tocantins, no estado do Pará, e oferta ao trabalhadores de saúde do município o Projeto "Cuidar de quem cuida: Promovendo o cuidado ao trabalhador do SUS”. onde promove saúde através do desenvolvimento de atividades físicas e apoio multidisciplinar para o trabalhador da saúde por meio dos instrumentos de saúde, como Academia de Saúde e Academias ao Ar livre, além de instrumentos da parceria público-privada, como piscinas de hidroginástica. Desta forma, busca promover saúde e prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, além de diminuir os casos de obesidade e tabagismo, buscando através da conscientização incentivar, através da educação em saúde, a prática da atividade física como meio de diminuir o absenteísmo e melhorar a produtividade e saúde mental desses trabalhadores em seu exercício profissional.
O projeto teve início em Novembro de 2018 e busca realizar um estudo do perfil epidemiológico e executar Projeto Terapêutico Singular dos participantes, com apoio matricial dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), assim garantindo a diminuição de riscos de evolução de possíveis enfermidades.
DESCRIÇÃO:
Inicialmente, o Projeto foi apresentado aos coordenadores de Unidades de Saúde do município e posterior cadastramento dos participantes na Academia de Saúde e na instituição privada parceira do projeto, com preenchimento de ficha avaliativa com anamnese, avaliação antropométrica e avaliação do percentual de gordura. Consequentemente, foram iniciados os acompanhamentos e orientações nos instrumentos de saúde do município e demais parcerias através de dois profissionais Educadores físicos. Desta forma, as atividades foram desenvolvidas em 4 grupos específicos para satisfazer as diferentes necessidades dos trabalhadores. Em especial, os que já apresentavam doenças crônicas não transmissíveis, como, Diabetes e Hipertensão Arterial, e de pessoas em estado de sobrepeso e obesidade, além dos considerados eutróficos e sem patologias associadas. Sendo a equipe multidisciplinar do NASF responsável pelo matriciamento dos participantes, realizando o Projeto Terapêutico Singular dos mesmos.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
O Projeto “Cuidar de Quem Cuida” iniciou as atividades em Novembro de 2018 e está sendo desenvolvido até os dias atuais.
OBJETIVO:
Promover a saúde para melhor alcance da qualidade de vida dos trabalhadores de saúde do município de Abaetetuba, por meio da oferta de atividade física e fortalecimento do processo de educação em saúde.
RESULTADOS:
O principal ponto que buscamos atingir é uma melhor qualidade de vida do trabalhador do SUS municipal, através da redução do risco de morte prematura por doenças cardiovasculares e diabetes, controle do peso corporal, redução da hipertensão arterial, manutenção da saúde e redução da depressão e ansiedade desses profissionais. Onde estamos diminuindo o absenteísmo e melhorando a produtividade desse trabalhador no desenvolvimento de suas atribuições laborais. Assim, demonstra-se, na prática, a importância da atividade física como meio para se ter melhor qualidade de vida.
No início do Projeto se inscreveram 115 profissionais, 12 do sexo masculino e 103 do sexo feminino; onde, 19 profissionais estavam com IMC normal, 62 profissionais estavam com IMC sobrepeso e 34 profissionais estavam com IMC obesidade. E mais, 32 profissionais informaram ser Hipertensos; 20 profissionais informaram ser Diabéticos; 34 profissionais informaram ser Hipertensos e Diabéticos; 19 profissionais informaram outras patologias associadas como artrose, artrite e reumatismo e 10 profissionais não informaram patologia associada. Desse total, 08 profissionais informaram ser tabagistas. Após 7 meses de desenvolvimento do projeto, 18 profissionais se desligaram por algum motivo. Assim, 97 profissionais continuam participando, onde 49 informam se sentir mais dispostos, 23 informam melhora na produtividade do trabalho e 25 não sentiram mudanças. E desses, 44 profissionais perderam mais de 5 kg de peso.
APRENDIZADOS E ANÁLISE CRÍTICA:
A oferta da atividade física como forma de melhorar a qualidade de vida do trabalhador do SUS municipal trás a reflexão sobre a importância de investimentos em equipamentos de baixa tecnologia para fortalecer a promoção em saúde através do processo de educação em saúde, como forma de redução do risco de morte prematura por doenças crônicas não transmissíveis, controle do peso corporal, diminuição do absenteísmo e melhora da produtividade do trabalhador no desenvolvimento de suas atribuições. É importante enfatizar, que neste projeto, os instrumentos de saúde participantes passaram a interagir constantemente e de forma mais objetiva, assim, fortalecendo o processo de prevenção e diminuindo a necessidade de medicalização dos usuários envolvidos no projeto.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900