28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-23A - GT 23 - Promoção da saúde - políticas, práticas e vivências |
31498 - YOGA COMO PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE MENTAL EM MULHERES DE UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DA BAHIA NATALÍ NASCIMENTO GONÇALVES COSTA - FISIOTERAPEUTA NASF SERRINHA-BA, CYNTIA DE ARAÚJO DE PINHEIROS FREITAS - PSICÓLOGA NASF SERRINHA-BA
Contextualização: O reconhecimento da saúde como direito social a partir da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo de uma trajetória de quase 3 décadas, foram conseguidas em grande importância através das políticas direcionadas ao fortalecimento da Atenção Primária à saúde (APS) no Brasil. As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) como Política Nacional de saúde tornou-se um grande avanço e uma nova realidade na oferta de serviço que outrora restringiam-se apenas a rede privada de Saúde. Atuando nas áreas de prevenção de agravos e de promoção, manutenção e recuperação da saúde, a PIC pode ser considerada mais um passo do processo de implantação do SUS, em um modelo de atenção humanizada e centralizada na integralidade. Essas práticas ampliam a abordagem de cuidado e as possibilidades terapêuticas para o usuário, garantindo uma maior resolutividade da atenção à saúde. Atualmente são oferecidas de forma integral e gratuita 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares à população, com sua maior distribuição de atendimento na atenção básica, principal porta de entrada ao SUS, e de menor expressão na média e alta complexidade. A partir da publicação da Portaria GM/MS nº849/2017 com a ampliação da PNPIC, o Yoga, prática milenar oriental, torna-se uma Prática Integrativa e Complementar do SUS, utilizada como uma técnica que busca o equilíbrio físico e mental, com vista na unificação do ser humano em si mesmo e por si mesmo. Entre os principais benefícios que se pode relatar por meio da prática do Yoga estão a redução do estresse, a regulação dos sistema nervoso e respiratório, a melhora da qualidade do sono, o equilíbrio hormonal, a melhora da capacidade de concentração e de criatividade, a reeducação mental, do autoconhecimento e do equilíbrio emocional.
Descrição: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência da prática do Yoga como cuidado continuado na assistência à saúde mental de mulheres assistidas pelo Núcleo Ampliado a Saúde da Família (NASF) do município de Serrinha, no interior da Bahia. Através de encaminhamentos realizados pelo profissional Psicólogo da equipe do NASF após uma avaliação clínica e de critérios minuciosos e direcionados, o grupo iniciado em fevereiro de 2019, apresenta 10 participantes que frequentam semanalmente as atividades propostas e guiadas pelos profissionais psicólogo e fisioterapeuta do NASF. A prática do Yoga é conduzida com as técnicas corporais/posturas (asanas), respiratórias (pranayamas) e meditativas.
Objetivos: A inclusão da prática do Yoga como assistência continuada tem como objetivo possibilitar a ampliação ao acesso a saúde, na prevenção dos agravos e na promoção da saúde mental, com a melhora da qualidade de vida e do autoconhecimento dos usuários.
Resultados: A prática do Yoga permite a aproximação do “eu interior”, a descoberta, ao autoconhecimento e ao equilíbrio emocional. É perceptível uma nova vivência em grupo, onde a confiança e a entrega demonstram-se cada vez mais presentes através do alcance do estado de relaxamento, concentração e percepção de si mesmo durante as práticas do yoga. Resultados positivos são observados através dos relatos dos usuários que apresentam como resposta as mudanças comportamentais externas a prática, como a melhora do sono, da autoestima, da valorização do ser, do sentir e do agir, e ganhos na qualidade de vida, na percepção do outro e de si mesmo como agentes principais de transformação.
Análise Crítica: As práticas integrativas e complementares são ações de cuidados que podem ser realizadas desde a atenção básica até as terapias associadas na média e alta complexidade. O tratamento integrado entre a medicina convencional e as PICs têm mostrado resultados cada vez mais benéficos e de baixo custo, que se fortalecem pelo crescente número de profissionais capacitados e habilitados e, a maior valorização dos conhecimentos tradicionais. As práticas quando realizadas pelo cuidado continuado mostram-se mais eficazes visto que criam-se vínculos entre os participantes onde a confiança, a entrega e a coparticipação no processo de aprendizado tornam-se pontos fundamentais na saúde mental.
Palavra-Chave: Yoga, PIC, NASF
|