Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-23B - GT 23 - Práticas Integrativas e Complementares: evidências de efetividade

30017 - A VISÃO ATRAVÉS DAS MÃOS: TRAJETÓRIA E FORMAÇÃO DE UM MASSOTERAPEUTA
LUANY DE QUEIROZ DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, JOÃO TADEU DE ANDRADE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, EMANOELLA PESSOA ANGELIM GUIMARÃES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, ERCILENE MENDONÇA DE AMORIM CARVALHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, THAIS LINS LAURENO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, WESCLEY BEZERRA MOURA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE


Introdução

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) representam um conjunto de conhecimentos e técnicas que vão além da medicina convencional e pretendem atuar numa sistemática preventiva, considerando a perspectiva de integração entre a tríade corpo-mente-espírito. Desde 2006 o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS), uma política pública que possibilitou mudar as formas de conceber a promoção da saúde. Atualmente são 28 práticas legitimadas pelo SUS que desempenham um papel fundamental na difusão das PICS, e consequentemente, são um dos fatores germinativos para a formação de terapeutas e especialistas em PICS.


Objetivos

O trabalho objetivou reconstruir a história de vida de um massoterapeuta em PICS na cidade de Fortaleza-Ceará, entender como essas práticas podem transformar a promoção da saúde e analisar a relação entre história de vida e formação terapêutica deste profissional.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados não estruturados coletados através de entrevistas narrativas para captar a história de vida do profissional numa perspectiva tópica, ou seja, a partir de um fato específico em sua vida. As entrevistas, transcrição e análise foram realizadas entre janeiro e abril de 2019 e seguiram um roteiro com os seguintes temas: itinerário de aproximação com as terapias integrativas, formação e atuação profissional, aspectos terapêuticos da prática e ocupação anterior. Após o registro em áudio, as falas foram transcritas e analisadas conforme os objetivos do estudo.

Resultados e discussão

Através da história de vida do massoterapeuta pode-se apreender que as PICS se constituem como uma das formas de potencializar a característica holística dos cuidados em saúde e, sobretudo, agir no sentido complementar. Essa perspectiva assume significativo potencial quando se adentra a posição assumida pelos promotores das PICS, no caso seus terapeutas. Nesse caso, a história de vida do terapeuta foi capaz de unir estrutura teórica e experiência terapêutica para se compreender a realidade.

Considerações Finais

O itinerário de vida é um fator que contribui para a formação dos terapeutas em PICS e nesse sentido age de forma complementar aos saberes biomédicos. Ao analisar todas as concepções trazidas diretamente pelo entrevistado é possível concluir que as formações dos profissionais ou dos aspirantes podem vir a ser distintas. Assim, é possível conferir a cada um tom singular e com grande potencial enriquecedor para o campo das PICS somando-se às técnicas já existentes, ofertando outros meios e opções para promover saúde.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900