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Grupos Temáticos

30/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-23D - GT 23 - As Práticas de Cuidado no Olhar da Saúde Popular e Movimentos Sociais

29193 - AÇÃO EDUCATIVA ACERCA DA DEPRESSÃO E SUA RELAÇÃO COM CONSUMO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS ENTRE ADOLESCENTE
NAZARÉ DO SOCORRO OLIVEIRA AFONSO - UFPA, EDFICHER MARGOTTI - UFPA, ELENICE VALÉRIA ALMEIDA FERREIRA - UFPA, JOYCE PETRINA SANTOS MOURA - UFPA, MARCIA CRISTINA SERRÃO MENDES - UFPA


Contextualização: A adolescência é a transição da infância para a idade adulta, essa fase é caraterizada pelo rápido crescimento, mudanças biológicas, físicas e psicológicas, no entanto as mudanças podem condicionar a saúde do adolescente,devido à vulnerabilidade e comportamentos de risco(1).Há séculos o consumo de álcool acompanha a humanidade como um hábito lícito, ligado ao relaxamento e à facilitação da sociabilidade,no entanto o uso abusivo de bebidas alcóolicas está fortemente associado ao consumo de outras drogas ilícitas e a distúrbios psicossociais como depressão e transtorno de comportamento(2). A depressão é o transtorno da saúde mental mais comum na adolescência, os sintomas cognitivos podem apresentar-se como estados de humor irritável ou triste, baixa autoestima, insônia ou excesso de sono, falta de apetite ou fome em excesso, diminuição da atividade psicomotora e baixo rendimento escolar.Estima se que até 2020 a depressão representará a segunda afecção na vida útil da população e causa para o aumento do risco de suicídio principalmente em adolescente com história de abuso de álcool, conflitos familiares, isolamento social e relacionamento instável(3).É importante a realização de prática educativas direcionadas para esse público constituído especialmente de adolescentes, pois contempla a proposta de promoção da saúde estimulando um estilo de vida saudável(4) Objetivos: Relatar a experiência vivenciada por graduandos da Faculdade de em enfermagem da Universidade Federal do Pará,no desenvolvimento do projeto de extensão “Adolescente com Bebida Alcóolica não Combina”.Descrição da Experiência:Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência,realizado no mês de setembro a dezembro de 2018 em uma escola pública estadual no bairro da Pedreira, Belém/PA.O público alvo foram adolescentes entre 09 a 14 anos de idade, no total participaram 91 adolescentes.A ação construiu-se de forma dinâmica, lúdica e interativa, a qual foi desenvolvida em três tapas.Na primeira etapa realizou-se uma roda de conversa,para a socialização dos jovens com a temática, optou-se em dar ênfase ao tema depressão e uso de bebidas alcóolicas, para que nesse momento os alunos compartilhassem suas percepções e sanassem suas dúvidas quanto a temática.Na segunda etapa foi desenvolvida a dinâmica “Quando a música parar”, a qual ocorria da seguinte forma: existiram cinco balões que continham perguntas relacionadas ao tema, cada balão por vez era repassado de mão em mão pelos adolescentes e quando a música que estava tocando parasse, o participante que estava com o balão nas mãos deveria estoura-lo e responder a pergunta que continha no interior do balão, mas em casos do participante errar a resposta, o mesmo deveria cantar uma música escolhida pelos demais adolescentes.Na terceira etapa os alunos receberam um jogo de caça-palavras com o título “gosto de...”,com finalidade de enaltecer entre os adolescentes a importância de realizar atividades prazerosas. Resultados:No total participaram 91 adolescentes, todos interagiram e demonstraram interesse em debater questões relacionadas à sua própria saúde.A roda de conversa e a brincadeira lúdica facilitou a metodologia de ensino, pois tornou o conteúdo aparentemente difícil e complexo, em algo mais prazeroso a ser discutido.A etapa do caça palavras criou um ambiente agradável com maior interatividade, divertido e fortaleceu o vínculo dos participantes com os universitários.Aprendizado:As atividades lúdicas contemplam os critérios para uma aprendizagem efetiva, potencializam a educação continuada, no sentido de que chama a atenção do adolescente para um determinado assunto, como também demonstra ser uma excelente ferramenta de aprendizagem, pois gera interatividade e estímulo.Evidenciou-se que apesar de existirem muitas campanhas alertando sobre o consumo de bebidas alcóolicas, a depressão entre os adolescentes é muito emergente e ainda apresenta questionamento.Análise crítica:Faz-se necessário que haja ainda mais campanhas educativas e profissionais da saúde capacitados para atuar dentro das salas de aula pois atividades educativas e lúdicas são recursos exitosos que facilitam a construção e a promoção da saúde.
Descritores: Saúde do adolescente, Bebidas alcóolicas, Depressão.
Referências:
1. Ferreira LN, Júnior JPB, Sales ZN, Casotti CA, Junior ACRB. Prevalência e fatores
associados ao consumo abusivo e á dependência de álcool. Ciência & Saúde Coletiva,18 (11):3409-3418, 2013
2. Silva SED, Padilha MI. Atitudes e comportamentos de adolescentes em relação á
ingestão de bebidas alcóolicas. Rev Esc Enferm USP 2011; 45 (5):1063-9
3. Isabel P. Sintomatologia depressiva e consumo de bebidas em adolescente.
[dissertação]. Porto. Universidade do Porto. Faculdade de Medicina, 2010.
4. Pedrosa SC, Costa DVS, Citó MCO, Izaildo TL, Patrícia NCP. Educação em saúde
com adolescentes acerca do uso de álcool e outras drogas. R. Enferm. Cent. O. Min.
2015 jan/abr; 5(1):1535-154.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

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