Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

30/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-23D - GT 23 - As Práticas de Cuidado no Olhar da Saúde Popular e Movimentos Sociais

29194 - PREVENINDO A INTOXICAÇÃO COM PRODUTOS QUÍMICOS NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CRISTIANE BARBOSA DA CRUZ - UFPA, EDFICHER MARGOTTI - UFPA, LISANDRA CRISTINA BARBOSA GOMES - UFPA, DANIELE DO NASCIMENTO DE OLIVEIRA - UFPA, SUENNE PAES CARREIRO DE AVIZ - UFPA


Contextualização:Os acidentes domésticos revelam um grave problema de saúde pública, além dos custos sociais, econômicos e emocionais, são também apresentados como um dos principais responsáveis por eventos não fatais e sequelas que repercutem na família e na sociedade, penalizando crianças e adolescentes(1).O ambiente domiciliar, apesar de ser considerado seguro, apresenta uma grande variedade de agentes como plantas tóxicas, medicamentos, pesticidas, materiais de higiene e de limpeza,que quando não armazenados ou utilizados de forma correta representam alto risco para intoxicação de crianças(2).No Brasil, de agosto de 2013 a agosto de 2014, foram registrados 1437 internações devido a intoxicação acidental por exposição a substâncias nocivas, na faixa etária de 0 a 14 anos(2).A faixa etária mais acometida estão crianças menores de cinco anos de idade, principalmente devido à curiosidade intrínseca à idade, principalmente produtos que são guardados em embalagens de alimentos, em garrafas de refrigerante ou suco(3). A promoção da saúde e prevenção desses acidentes requer a maior participação dos familiares, para que possam construir práticas efetivas e partilhar a responsabilidade da continuidade do cuidado(4).Objetivos: Relatar a experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), do projeto “Acidentes domésticos na infância não é brincadeira”.Descrição da Experiência: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no período de Outubro a Dezembro de 2018,desenvolvido no hospital universitário João de Barros Barreto,no município de Belém.O projeto aborda o tema por meio de ações lúdicas, promovidas semanalmente, levando lazer associado a conhecimentos.No dia em que as ações são executadas, as discentes fazem um levantamento para verificar quais crianças estão em condições de participar. Após o levantamento,é feito o convite para as crianças e responsáveis, para que se dirijam à sala de recreação.As atividades lúdicas geralmente contam com uma média de participação de 6 crianças,com idade entre 4 e 12 anos.As ações são divididas em 3 etapas: a primeira, é desenvolvida uma explanação breve sobre o tema: intoxicação/envenenamento abordando de forma clara sobre situações e consequências dos mesmos; a segunda inclui apresentação de um vídeo com desenho animado, a respeito do acidente e como preveni-lo; e na terceira etapa são apresentados três exemplos de acidentes por intoxicação e em seguida é entregue para as crianças um exercício em forma de desenho.Este contém 6 desenhos de acidentes domésticos diversos, sobre as quais a criança deve marcar com um “X” os desenhos que correspondem ao envenenamento e em seguida cada criança fica livre para pintá-los.Resultados:Os participantes adultos e as crianças ficaram atentos à explanação sobre o tema e empolgados em realizar o exercício de pintura que foi entregue como avaliação do assunto.Diante das respostas, nas quais tiverem 100% de acerto, foi evidenciada a compreensão sobre o tema abordado, bem como a confirmação de que o lúdico é um instrumento que pode ser adotado como meio de apropriar uma educação mais participativa e integrativa favorecendo o desenvolvimento, a reflexão e o pensamento.Aprendizado:Observou-se o alto índice de crianças acometidas por acidentes dentro do próprio lar,um lugar que a princípio é considerado seguro.É papel dos profissionais de saúde, construir o conhecimento de forma compartilhada e condizente com a realidade do grupo ao qual interagem, utilizando ferramentas mediadoras no processo de ensino-aprendizagem. Análise crítica: Auxiliar na identificação dos riscos de acidentes domésticos infantis e orientar quanto a prevenção desses acidentes, ainda é a melhor formar de evitar esses tipos de acidentes que tanto acometem nossas crianças.
Descritores: Intoxicação, Acidentes domésticos,Prevenção de acidentes, Enfermagem pediátrica.
Referências:
1. Bezerra MAR, Rocha RC, Negreiros FS, Lira FMOM, Sousa LT, Santiago SCG. Acidentes domésticos em crianças: concepções práticas dos agentes comunitários de
saúde. Cogitare Enferm. 2014 Out/Dez; 19(4):776-84- PI, 2014.
2. Brito JG, Martins CBG. Intoxicação acidental na população infantojuvenil em ambiente domiciliar: perfil dos atendimentos de emergência. Rev Esc Enf USP. 2015;49(3):373-380 - MT, 2015.
3. Werneck GL, Hasselmann MH. Intoxicações exógenas em crianças menores de seis anos atendidas em hospitais da região metropolitana do rio de janeiro. Rev Assoc Med Bras 2009; 55(3): 302-7 - RJ, 2008.
4. Otaviano DAM, Oliveira ACS, Pereira RCC, Oliveira ML, Dias MAS, Oliveira EM.
Prevenção de acidentes domésticos: contruindo saberes e reflexões com a comunidade. Sanare suplemento. n. 2. issnc:2447-5815,v14- mostra pet saúde- CE, 2015.
5. Mirna AF, Adryana AG, Mirian CDP, Mariana CM, Tathiana AN. O lúdico como instrumento facilitador na humanização do cuidado de crianças hospitalizadas. Cogitare Enferm 2007 jan/mar; 12(1):69-75.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900