Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-23C - GT 23 - Promoção da Saúde, Práticas Integrativas e Complementares e Educação Popular em Saúde

30847 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA "TROCA DE MUDAS" EM UMA UBS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO E O DIÁLOGO SOBRE AS ARBOVIROSES
MARIA FERNANDA TERRA - FCMSCSP, JULIANA APARECIDA DA SILVA - FCMSCSP, THAYNÁ MORAIS E COSTA - FCMSCSP, THAYNÁ SANTOS GARCIA - FCMSCSP, NATALIA KINOSHITA - UBS NOSSA SENHORA DO BRASIL


Período de realização: estudo realizado entre março e maio de 2019, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), durante o estágio das alunas do 7 semestre de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Objeto da experiência/ pesquisa: surgiu da necessidade da ampliação do trabalho sobre o tema das arboviroses no território de uma UBS do município de São Paulo. A demanda foi apontada pela enfermeira responsável técnica da UBS. A proposta às estudantes vem com a finalidade de produzir cuidado no território, mas também permitir a reflexão durante a formação sobre as práticas assistenciais, sobre a promoção da saúde e a prevenção de adoecimentos como construção conjunta a ser desenvolvida junto de usuários/as, profissionais de saúde as redes e o Estado. Para o diálogo com a comunidade, faz-se necessária a superação da constante culpabilização e construção de caminhos possíveis para práticas cotidianas que modifiquem a condição epidemiológica do território no que tange aos adoecimentos decorrentes das arbovirores.
Metodologia: o desenvolvimento deste trabalho aconteceu a partir da construção do Planejamento Estratégico Situacional (PES), a partir dos momentos: 1) explicativo, 2) normativo, 3) estratégico e 4) tático operacional. Para trabalhar o tema, foi pensado um novo modo de olhar para o problema buscando superar as estratégias tradicionais de palestra junto da comunidade local. Assim, fazendo uso das experiências anteriores de uma estudante com formação em gestão ambiental, a proposta foi agregar o uso e o manejo das plantas como caminho para rever o cuidado domiciliar para o controle das arboviroes. Na operacionalização do PES, optou-se pela construção de parceria com a equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) para o desenvolvimento de oficinas (na UBS e nas escolas do território) nominadas “Troca de mudas”. A proposta da oficina foi conversar sobre o tema das arboviroses a partir do uso de algumas plantas como repelentes naturais, estratégias para evitar a proliferação e mosquitos nas casas, como também permitir o diálogo sobre foram o benefício das plantas, utilidades nutricionais e/ ou medicinais das plantas e estratégias de cuidado. Resultados: a elaboração do PES por estudantes da graduação de enfermagem a partir de um tema apontado pela UBS permitiu uma maior aproximação dos estudantes com a realidade cotidiana de vida da comunidade e o processo trabalho no serviço. O desenvolvimento do PES permitiu aos estudantes vivenciarem a responsabilidade na elaboração de atividades assistenciais em conjunto com diferentes profissionais e junto da comunidade. A necessidade de construir um caminho de diálogo com a comunidade sobre um tema importante para o território buscando superar a palestra como método para a reflexão sobre as práticas de promoção da saúde contribui para pensar a construção coletiva, a práticas de interdisciplinaridade e de vigilância em saúde. Essa produção coletiva e a vivência se mostrou como o principal resultado dessa experiência acadêmica. Análise Crítica sobre o trabalho: a complexidade da produção do trabalho foi positiva para a reflexão acerca do processo de trabalho da enfermagem, da equipe e dos caminhos necessários para agregar os usuários como parte do processo do cuidado, como também da importância do trabalho interdisciplinar para fortalecer ações de promoção da saúde e prevenção de adoecimentos junto da comunidade. Conclusões e/ou Recomendações: que a formação permita aos graduandos a reflexão e a vivência de experiências concretas e necessárias do cotidiano do trabalho na Atenção Primária à Saúde, para que possam mais intensamente vivenciar a importância do trabalho em equipe, superando apenas o olhar da crítica, participando conjuntamente e de modo responsável sobre a produção de informações como na escolha de caminhos para o superar dificuldades encontradas no cotidiano do trabalho.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900