28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-23B - GT 23 - PICS, auto conhecimento e equilibrio emocional |
29840 - THETAHEALING® NO PROJETO CUIDAR-SE (UFPB): RELATO DE EXPERIÊNCIA ROSANGELA XAVIER DA COSTA - UFPB
Este relato de experiência tem o objetivo de explicar como o ThetaHealing®, uma das técnicas de cura energética que se utiliza da onda cerebral Theta, pode transformar a vida das pessoas, a partir da tomada de consciência e da forma que elas poderão perceber e aceitar suas vidas. O ThetaHealing® é um processo de meditação que promove cura física, psicológica e espiritual com orações direcionadas para o “Criador de Tudo o que é” (STIBAL 2016), este podendo ter diversas denominações como: Deus, Buda, Alá, Javé, entre outros. Em uma de suas abordagens, o ThetaHealing®, explica que o ser humano está muito ligado a crenças limitantes, ou seja, crenças que limitam a forma como as pessoas vivem; muitas vezes criando emaranhados que bloqueiam a prosperidade, a saúde, a felicidade e a abundancia; causando sofrimento, dores, mágoas e entraves psicológicos. Entre outras atividades, o ThetaHealing® está sendo oferecido no Projeto Cuidar-se na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto Cuidar-se é uma atividade de Extensão Universitária que articula práticas integrativas e complementares de saúde, visando orientar e auxiliar a comunidade cientifica para a importância do cuidado com o ser. O Projeto Cuidar-se nasceu no ano de 2018, a partir da ideia de colocar em prática formas de atendimentos a comunidade cientifica da UFPB, além de beneficiar também as pessoas necessitadas da comunidade em geral. Ele está composto de voluntários profissionais de várias áreas que atendem com terapias holísticas, entre elas: Reiki, Thethaheling, Yoga, Massagem relaxante, Dança terapêutica, Constelação Familiar, Acupuntura, Terapia Floral, Tai Chi Chuan, entre outras. Esse projeto de extensão está ligado diretamente a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), vinculada a UFPB. O Projeto Cuidar-se também está associado a Coordenação de Extensão Cultural (COEX) e ao Programa “Mais Saúde na Comunidade”: ação interdisciplinar de práticas integrais de cuidado em saúde da família, saúde do trabalhador e inclusão da pessoa com deficiência. Inicialmente, a ideia de criar um núcleo para realizar as terapias surgiu a partir da observação dos problemas que alguns discentes da instituição apresentavam. Com históricos de cansaço mental, depressão, frustração e outros problemas psicológicos, muitos deles acabavam sendo prejudicados na vida acadêmica e também pessoal, devido ao acúmulo de estresse e à constante pressão exercida sobre eles, quer dentro da instituição de ensino, quer na própria sociedade. Com o objetivo de oferecer atendimentos terapêuticos gratuitos a comunidade universitária e as pessoas da comunidade em geral, cuidando delas de um modo mais integral, o Projeto Cuidar-se funciona manhã e tarde, com alguns atendimentos também a noite, durante todos os dias da semana na capela ecumênica da instituição. A metodologia usada para este trabalho de pesquisa é a qualitativa descritiva (RICHARDSON, 1999), com a observação participante para a coleta de dados, por isso a realidade estudada está sendo observada holisticamente como um todo, a partir da perspectiva de alguns participantes. Como ser social que vive em comunidade, o ser humano necessita de cuidados, por esse motivo, o cuidar faz parte de uma categoria que acompanha o ser na subsistência. Para uma melhor compreensão sobre o assunto, Collière (1989) enfatiza o cuidado com o significado de “promover a vida”, buscando um sentido mais profundo do ser em relação a tudo o que existe. Desse modo, encontramos o cuidar voltado para a verdadeira essência do ser humano como uma arte. Cuidar é uma arte, pois, ao fazê-lo, transmitimos sentimentos como amor, carinho, atenção e solidariedade para com os outros (LELOUP, 2005). A experiência de testemunhar a melhoria das pessoas após uma sessão de ThetaHealing® é fantástica e gratificante. Além de testemunhar a rapidez com que o ThetaHealing® atua imediatamente na vida das pessoas, percebe-se que muitas crenças limitantes que estavam associadas aos ancestrais, criando bloqueios e sentimentos negativos, se dissolvem, desaparecem. Para Stibal (2016) todos estamos conectados com o todo. Por isso, o ser humano precisa aprender a viver o aqui e o agora, deixando seu passado no passado, aprendendo a ser feliz no presente. Os participantes relatam resultados positivos de: bem-estar, tranquilidade, calma, alivio, liberações de estresse, melhoria na saúde física e mental e transformações pessoais de vida; apontando para a valorização da vida com mais consciência. A partir disso, as pessoas atendidas percebem e reconhecem a possibilidade de aceitar a vida de um modo diferente, valorizando e cuidando da saúde de forma mais integral. Um projeto como esse deveria ser obrigatório em toda instituição de ensino público ou privado, porque as pessoas precisam de cuidados, necessitam descobrir os potenciais de cada uma, pois o futuro não está definido; existem muitos futuros possíveis para qualquer pessoa (STIBAL, 2016).
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