28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-23A - GT 23 - PICS e Educação Popular na formação profissional e no cuidado em instituições de ensino |
30720 - A FORMAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS E OS PARADIGMAS DE EDUCAÇÃO POPULAR E PRATICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE NO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL DO UNIFACEX-RN MARIA TEREZA DE OLIVEIRA - UNIFACEX, ELISÂNGELA FEITOSA DE SOUZA - FUNDASE
O presente trabalho é resultado de experiências vivenciadas no curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário FACEX (UNIFACEX/RN), durante o semestre 2019.1 em que é ofertado a disciplina Educação Popular e Práticas Comunitárias e as visitas técnicas realizadas no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (CERPIC-SUS), localizada a Rua Tuiuti, 173, Petrópolis, Natal/RN. Tendo como público alvo os trabalhadores da rede púbica, com enfoque no bem-estar e autocuidado assim como apoiar as ações de implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PMPICS) criada em 2006. São oferecidas as terapias de acupuntura, auriculoterapia, arteterapia, aromaterapia, biomagnetismo, cromoterapia, danças circulares, meditação, práticas corporais de relaxamento, reiki, reflexologia, terapia floral e outras. A disciplina se configura como uma proposta metodológica de educação libertadora que tem como uma das categorias fundantes do pensamento freireano o diálogo, numa perspectiva crítico-emancipatória e como princípios o respeito às diferenças, justiça social, equidade, solidariedade e responsabilidade. O objetivo geral é conhecer a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) e a PNPIC – SUS. Os objetivos específicos: i. refletir sobre as políticas no âmbito da formação profissional do/a assistente social; ii. destacar a importância do método freireano na construção do projeto ético-político do Serviço Social; e, iii. investigar como o profissional do Serviço Social poderá atuar no âmbito dessas políticas, especialmente no que se refere ao processo de educação em saúde. A metodologia utilizada foi escuta qualificada, círculos de diálogos, pesquisa bibliográfica e documental, observação in loco, registro de diários de campo e visuais, confecção de relatórios, almanaques e portfólios. Pode-se aferir que a metodologia freireana poderá contribuir para a emancipação e autocrítica do/a usuário/a cidadão/ã com vistas a romper com o assistencialismo a partir do momento em que possibilita ao indivíduo a conscientização dos seus direitos, o empoderamento e a emancipação política e social acerca dos direitos no âmbito das políticas públicas. O referencial teórico utilizado, além das políticas de saúde e dos Relatórios das Conferências Nacionais de Saúde, foram as obras de Paulo Freire: Pedagogia Oprimido, da Autonomia e da Esperança. E, no domínio do Serviço Social, a obra O Serviço Social e o Popular: o resgate teórico-metodológico do Projeto Profissional de Ruptura, de Maria Ozanira da Silva e Silva (org.) e os Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Durante as visitas foram observados aspectos relacionados ao processo de trabalho do CERPIC, identificados os diversos tipos de tratamento, além dos procedimentos de acesso ao serviço e sua estrutura organizacional. Foi possível articular diferentes conceitos de educação em saúde e diferentes concepções sobre o processo saúde-doença. O fazer profissional do/a assistente social projeta-se como um espaço dinâmico e dialógico de produção e socialização do conhecimento. O método e o pensamento de Paulo Freire, faz parte de uma educação permanente, onde o diálogo é condição sine qua non para nortear as mais diversas discussões e diferentes questões contemporâneas, assim como traz elementos norteadores para a construção de novos saberes, compreensão do conceito de cultura, educação e saúde. A saúde integral busca, sobretudo, reorientar os serviços de saúde na superação do modo de enxergar as doenças, ou seja, ver a pessoa do doente no que diz respeito a seus condicionantes bio-psico-sociais e culturais. Assim, constituir saúde de modo a dar novo significado a cidadania de cada sujeito, fortalecendo a mobilização comunitária e suas ações compartilhando os saberes técnicos e populares, criando estratégias para a abordagem dos problemas de saúde. Nesse contexto, a educação popular parte do pressuposto de que é a valorização do conhecimento do ser, de forma simples e aberta, que há a troca de saberes, o qual possibilita uma transformação recíproca entre os sujeitos, partícipes da história. Durante todo o processo de formação e construção de saberes ficou muito presente o reconhecimento, por parte dos educandos – da relevante contribuição social, política e pedagógica da Teoria do Conhecimento de Paulo Freire como referencial teórico-prático para o Serviço Social, a partir de sua concepção sobre o homem, a sociedade, a educação e a humanidade. O método de Paulo Freire facilita e engrandece o processo ensino aprendizagem, pois só aprendemos o que desejamos, especialmente quando o processo é conduzido de forma prazerosa, além de agregar novos conhecimentos, desenvolver novas técnicas de aprendizagens e romper com o modelo de educação tradicional centrado nos conteúdos impostos, com a memorização e a avaliação quantitativa.
|

|