Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-23A - GT 23 - PICS e Educação Popular na formação profissional e no cuidado em instituições de ensino

30732 - OFICINAS DE LIAN GONG COM TRABALHADORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ANALICE CAMPELO DE ARAÚJO - UFRN, ILISDAYNE THALLITA SOARES DA SILVA - UFRN, YASMIN ELVIRA DE MEDEIROS - UFRN, JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR - UFRN, JAYARA MIKARLA DE LIRA - UFRN, THAIS EMANUELLE DA SILVA MATIAS - UFRN, KALYNE PATRÍCIA DE MACÊDO ROCHA - UFRN


OFICINAS DE LIAN GONG COM TRABALHADORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CONTEXTUALIZAÇÃO:

O Lian Gong está inserido nas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) e é uma modalidade terapêutica que proporciona diversos benefícios à saúde física de quem pratica (ANDRADE, S.C et al, 2012). Essa prática corporal é dividida em 3 séries de 18 movimentos, totalizando 54 exercícios, e tem por objetivo, prevenir e tratar as dores osteomusculares e das articulações, além de restaurar sua movimentação natural. O Lian Gong foi elaborado na década de 70 pelo médico ortopedista Zhuang Yuan Ming, que uniu os conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa e a moderna Medicina Ocidental com as artes guerreiras.

Com foco na saúde do trabalhador, que é um campo que incorpora diversos conhecimentos e práticas e tem como objetivo, analisar e intervir nas relações de trabalho que possam causar doenças e agravos, gerando a promoção, prevenção e vigilância da saúde (GOMEZ, C.M et al, 2018); o Lian Gong tem efeito positivo na prevenção de transtornos traumáticos cumulativos, que afetam e incapacitam o trabalho (MOREIRA, M.R.C et al, 2013).

Mediante fatores explanados acima, a proposta das oficinas de Lian Gong com os trabalhadores tem como eixo principal a prevenção de agravos e promoção da saúde baseada na atenção humanizada e centrada na integralidade da pessoa, de modo a favorecer a saúde laboral e contribuir para a qualidade de vida dos seus praticantes.

DESCRIÇÃO:

Trata-se de um trabalho de caráter descritivo, do tipo relato de experiência vivenciada por uma enfermeira e duas acadêmicas do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN) localizada na cidade de Santa Cruz/RN, durante o desenvolvimento de oficinas de Lian Gong para um grupo de trabalhadores da instituição. Essas oficinas são resultado das atividades do Projeto de extensão universitária intitulado: “Oficinas de práticas integrativas e complementares para profissionais da rede básica de saúde do município de Santa Cruz”, que se propõe a divulgar as PICS como possibilidade terapêutica juntos aos usuários e trabalhadores da atenção primária bem como servidores e discentes da FACISA/UFRN.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

As oficinas com os servidores da FACISA/UFRN iniciaram-se no mês de maio de 2019 e possui término previsto para dezembro deste ano. Cada oficina tem duração de 1 hora e acontece semanalmente.

OBJETIVO:

Relatar a experiência das autoras na realização de oficinas de Lian Gong com trabalhadores da FACISA/UFRN, no município de Santa Cruz/RN.

RESULTADOS:

Foram desenvolvidas três oficinas. No primeiro encontro, houve a participação de quatro servidores. Inicialmente realizou-se uma roda de conversa sobre o Lian Gong e a explicação acompanhada da execução de cada movimento da primeira parte da terapia. Após todos do grupo demostrarem compreensão, um vídeo com fundo musical e demonstração completa dos exercícios foi apresentado para servir de referência para a prática. Logo depois desta, foi solicitado a cada participante que executasse a técnica de respiração abdominal por cinco minutos, de acordo com o seu ritmo. O segundo encontro contou com a participação de sete servidores. Foram praticados os mesmos exercícios do primeiro, a fim de consolidar o conhecimento apreendido anteriormente. Após esse momento, o grupo foi dividido em duplas para a realização de técnicas de massagem nos pés. Na terceira oficina, com quatro trabalhadores, foram executados os exercícios da segunda parte do Lian Gong e para encerrar, o grupo recebeu shiatsu facial. Ao final e durante os encontros, emergiram relatos por parte dos participantes sobre a sensação de bem-estar com as oficinas e a importância destas no contexto laboral para promover saúde. Os servidores mostraram-se entusiasmados e relataram que, por meio das oficinas, foi possível conhecer diferentes PICS, antes desconhecidas.

APRENDIZADOS:

As grandes inovações e descobertas podem acontecer por meio de coisas simples, como a prática do Lian Gong que, tendo em vista a sua eficácia no tratamento de dores e doenças osteomusculares, é uma terapia de baixo custo e indicada para todos os públicos. Por isso, o Lian Gong deve ser pensado como uma possibilidade de expansão.

ANÁLISE CRÍTICA:

Apesar de ser uma prática reconhecida pelo Ministério da Saúde, o Lian Gong ainda é pouco conhecido, isso dificultou a adesão dos servidores nas oficinas. Nesse sentido, é evidente que deve-se expandir esse conhecimento para que os profissionais possam apropriar-se desse prática e levá-las para outros públicos.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900