Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-23A - GT 23 - PICS e Educação Popular na formação profissional e no cuidado em instituições de ensino

30784 - CORREDOR DO CUIDADO: ESTRATÉGIA DE ACOLHER E CUIDAR TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
MARIA IRACEMA CAPISTRANO BEZERRA - ESP/CE, ANA CAROLINA SOUZA TORRES - ESP/CE, ANA PAULA SILVEIRA DE MORAIS VASCONCELOS - UECE, EDWIGES MAIARA FLORÊNCIO CRUZ - SMS FORTALEZA/CE, MARIA ANDRÉIA PEREIRA - ESP/CE, AMANDA CAVALCANTE FROTA - FIOCRUZ/CE


A saúde possui relação direta com aspectos inerentes ao trabalho, tais como seu modo de organização e sua divisão, seus sentidos e significados. A pressão sofrida no trabalho para o cumprimento de metas, desconsidera os limites físicos e psíquicos do(a) trabalhador(a), e impõe-lhe, frequentemente, a anulação de sua subjetividade para que a produção não seja prejudicada e as metas estabelecidas sejam cumpridas. Na maioria das vezes, há uma invisibilidade do adoecimento dos(as) trabalhadores(as) por parte dos(as) gestores(as). A forma como a gestão planeja as estratégias de cuidado para seus(suas) trabalhadores(as) reflete diretamente na relação do(a) mesmo(a) com sua motivação e desempenho no trabalho.
A experiência ora relatada desenvolveu-se em dezembro de 2017 na Escola de Saúde Pública do Ceará – Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Instituição de Ensino Superior (IES) do estado do Ceará. A equipe do Centro de Residências em Saúde, uma das áreas da referida IES, elaborou um Corredor do Cuidado para todos(as) trabalhadores(as) da mesma. O intuito foi de promover cuidado integral e holístico aos trabalhadores e trabalhadoras da IES.
Esta atividade teve como pressupostos os princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). O Corredor do Cuidado é uma vivência em que atores e atrizes que protagonizam o processo, partem da possibilidade de perceber que, além de realizar uma técnica, é possível em grupo acolher e cuidar das pessoas do modo como desejariam ser cuidadas. O corredor era composto por estações em que a pessoa, de olhos vendados, permitia-se ser cuidada. Cada estação promovia um estímulo sensorial diferente de forma a oportunizar bem-estar e relaxamento. O ambiente era uma sala reservada da IES, com luz baixa e músicas com sons da natureza e relaxantes (musicoterapia). Os olhos eram vendados para que a visão não interferisse nas sensações do corredor e para que os demais sentidos fossem aguçados. As estações eram compostas por (I) aromoterapia com perfumes da natureza; (II) estímulo tátil – uso de materiais com diferentes texturas tais como argila, areia, água, bolas de gude, plástico bolhas, tecidos; (III) massoterapia e (IV) esteira para relaxamento corporal. Cada participante ficava em torno de 30 minutos em todo o circuito, sendo que destes, 5 a 10 minutos eram na esteira de relaxamento corporal deitado(a). Ao final cada participante foi acolhido(a) com um abraço promovendo vários benefícios para a saúde em busca de uma completa sensação de bem-estar e satisfação.
O corredor do cuidado teve excelente aceitação pelos(as) trabalhadores(as) da IES. A adesão da atividade foi excelente, em torno de 40 trabalhadores(as) foram acolhidos(as) em uma tarde e o feedback foi bastante positivo. A grande maioria (em torno de 90% dos(das) que participaram) relatou que necessitavam de mais momentos como este no seu dia a dia no trabalho de forma a melhorar suas condições de saúde física e mental. Mesmo um ano após a atividade, muitos(as) ainda recordam os benefícios da mesma com muitos elogios. Há a necessidade de que momentos como esse sejam transversais na IES. Já foram propostas outras atividades, porém sem a mesma temática e com baixa adesão pelos(as) trabalhadores(as). Apesar da equipe que conduziu o Corredor do Cuidado ter interesse em realizar outros momentos como este, não foi possível em decorrência da alta demanda de tarefas desenvolvidas pela mesma.
O Corredor do Cuidado é uma vivência que vem sendo trabalhada pelos movimentos populares do Ceará há muitos anos, e para a equipe de profissionais que conduziu esta atividade, promovê-la para os(as) trabalhadores(as) da IES foi de grande aprendizado em relação à promoção de relações humanas mais saudáveis. Possibilitou vivências entre equipes de profissionais de áreas distintas da IES que tinham pouca aproximação e a promoção de um momento de cuidado integral. Mesmo não tendo a oportunidade de desfrutar do Corredor do Cuidado, a equipe que o promoveu sentiu-se potente ao contribuir nos processos de cuidado dos(as) demais trabalhadores(as) da IES.
As estratégias de cuidado aos(às) trabalhadores(as) são escassas na IES. A PNH diz que não dá para transformar as relações e as práticas de saúde sem mudar os modos de trabalhar, sem transformar o processo de trabalho. Assim sendo, seria de grande valia a aproximação da gestão da IES com estratégias para enfrentar o adoecimento de seus(suas) trabalhadores(as). O Corredor do Cuidado mostrou que existem práticas alternativas e coletivas capazes de fazer a diferença e que é possível a implementação de modos inusuais de promover saúde do(a) trabalhador(a), não onerosos e mais aptos a cuidar do ser humano em sua totalidade.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900