Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-23A - GT 23 - PICS e Educação Popular na formação profissional e no cuidado em instituições de ensino

30813 - CONSTRUINDO A HUMANIZAÇÃO ATRAVÉS DE TERAPIAS INTEGRATIVAS E ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
KALYNE PATRÍCIA DE MACÊDO ROCHA - UFRN, JOÃO MARIA RÊGO MENDES - HUAB/UFRN, THAIS EMANUELLE DA SILVA MATIAS - UFRN, JAYARA MIKARLA DE LIRA - UFRN, ANALICE CAMPELO DE ARAÚJO - UFRN


INTRODUÇÃO
O Humanizar é um projeto de extensão que conta com uma tecnologia social, desenvolvendo ações inovadoras para pacientes e acompanhantes no período de internação, assim como os funcionários do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), situado no município de Santa Cruz/RN. Foi fundado no ano de 2018, com o objetivo de facilitar a estadia do paciente e acompanhante no ambiente hospitalar, proporcionar terapias de relaxamento através da musicoterapia, mensagens diárias, telecine e arteterapia, contribuindo assim, para o empoderamento das famílias no processo de saúde-doença, além de humanizar a assistência por meio de melhorias das práticas de cuidado, adotando novos modelos assistenciais, em que a equipe multidisciplinar que atende as pessoas, não leve em consideração apenas a patologia, mas sim, o indivíduo como um todo, em especial as crianças ali presente, já que se trata de um hospital materno infantil. As atividades são desenvolvidas com cunho educativo e recreativo na Unidade Funcional da Pediatria, alojamento conjunto, PPP, ambulatório e no administrativo do HUAB. Conta com uma equipe multiprofissional composta por profissionais, discentes e residentes.
OBJETIVOS
Relatar a experiências de discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na construção da humanização no HUAB, através do projeto Humanizar.
METODOLOGIA
Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa na modalidade de relato de experiência, a partir da vivência de discentes de Enfermagem com pacientes e acompanhantes do HUAB, que participam do projeto de extensão “Humanizarte: construindo o lúdico no Hospital Universitário” da UFRN, em Santa Cruz-RN. São descritas atividades desenvolvidas no período de Agosto de 2018 a Maio de 2019.
RESULTADOS
Englobando todas as suas derivações, o projeto atende em média 290 pessoas por mês. Um número significante de vidas sendo acalentadas pela humanização. Foi possível observar através de relatos do público a importância de fortalecer os laços dos profissionais com pacientes e acompanhantes, o que proporcionou notoriamente a melhora de humor e aceitação significativa do processo saúde e doença, tendo assim, melhoria na relação horizontal entre o paciente e o profissional, estimulando vínculos, diminuindo o medo e impacto no tempo de internação hospitalar.
A experiência foi relatada em dois eixos, o primeiro aponta as contribuições do projeto, o segundo valoriza as experiências de aprendizagem para as acadêmicas.
APRENDIZADOS
A humanização em saúde é uma das politicas públicas prioritárias no serviço de saúde promovem o trabalho em equipe multiprofissional, estimula a transversalidade e gera mudanças que possibilitam desenvolver benefícios aos usuários e profissionais. A oportunidade de conhecer outro cenário hospitalar pôde proporcionar uma prática acadêmica enriquecedora, uma vez que, no curso de enfermagem, predomina o enfoque no contato direto com o paciente. Com este projeto, foi possível conhecer a realidade de muitas pessoas, prestar um cuidado ao indivíduo de forma integral e ter a experiência de exercitar a interdisciplinaridade. O contato com os usuários mostrou a importância de saber respeitar e ouvir o próximo. Aprendemos por exemplo, que pintar um desenho pode deixar uma criança menos ociosa, que a música além de proporcionar relaxamento, ajuda a libertação de emoções que estavam guardadas, unir casais que estavam passando por dificuldades e alegrar os profissionais em meio a obstáculos e correria do trabalho, e que a mensagem do dia pode estimular uma reflexão e dar forças para superar as barreiras. Para nós, não há gratificação maior do que os sorrisos e os choros de emoção e felicidade. Ouvir relatos como: “Graças a Deus que vocês chegaram”, “Já vão embora?”, “Meu filho é muito imperativo, não sei como seria a internação sem vocês”, dentre outros. Além de um olhar atento de uma criança, risadas, abraços, diálogos, nos motiva a dar o nosso máximo para cada um deles. É fomentador saber que somos importantes na vida daquelas pessoas, cada uma delas que passam por nós, nos deixa um ensinamento que vai além dos ensinamentos acadêmicos, são lições para a vida.
ANÁLISE CRÍTICA
As ações realizadas vieram a contribuir com o enfoque na humanização que o referido Hospital já preza. Com isso, foi possível sanar os déficits de bons atendimentos causados pela demanda cotidiana. Havendo assim, motivação para que os profissionais tivessem maior zelo e cautela para com os enfermos. Momentos de distração no contexto hospitalar trouxeram contribuições para repensar sentimentos e atitudes, desde os integrantes do projeto até os profissionais, colaborando assim, com a ressignificação do tempo/espaço hospitalar e com a consolidação de uma visão ampliada no quesito da saúde e do lazer, nos momentos de internação. Foram construídas situações de alegria e prazer que, normalmente não são próprias de hospitais.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900