30/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-23F - GT 23 - Construção do bem viver com EdPop Saúde e PICS |
30314 - SAÚDE COLETIVA NA ESCOLA PÚBLICA VITESINHA ROSA DOS SANTOS ALMEIDA - UFMT, JULIA MARIA VICENTE DE ASSIS - UFMT, JOELY MARIA DE OLIVEIRA - UFMT, CARLA CECÍLIA SEIXAS LOPES - UFMT, JUSSARA CONCEIÇÃO SANTOS PIRES - UFMT, LAURA POLIANNE DOS SANTOS VISNHIESKI - UFMT, TERNIZE MARIANA GUENKKA - UFMT, MARINA ATANAKA - UFMT
Introdução: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a saúde é definida como “O estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença” A saúde é um direito social, deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição Socioeconômica, dessa forma a saúde é apresentada com um valor na coletividade. Para Paim, a educação em saúde é um privilégio no campo das ciências da saúde, em especial da saúde coletiva, pois se torna um espaço transdisciplinar para desenvolver processos educativos, criativos e inovadores, proporciona articulações das instituições de ensino com os serviços de saúde por diversos sujeitos, permite a atuação de diversos sujeitos no processo. Como forma de implantar e ampliar as ações específicas sobre saúde à alunos de escolas públicas foi instituído o Decreto 6.286/2007, o Programa de Saúde na Escola (PSE). Para o crescimento e desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, é essencial o planejamento de atividades de educação em saúde. Objetivo: Relatar a experiência de mestrandas na abordagem da promoção e educação em saúde em uma escola pública sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), conceitos de saúde, equipamento social e imunizações. Métodos: Trata-se relato de experiência, vivenciado por mestrandas do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva - PPGSC – UFMT sobre palestra realizada em educação em saúde para adolescentes. A ação desenvolvida em abril de 2019, a partir das parcerias firmadas entre o Instituto de Saúde Coletiva-UFMT, Escola Estadual da região de Cuiabá-MT e a Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Várzea Grande – MT. Para a realização da palestra, houve uma elaboração e organização prévia, construiu-se o conteúdo a partir de referenciais teóricos, utilizou-se de recursos de mídia áudio visual, fez se o uso de imagens ilustrativas, com intuito de facilitar a compreensão e linguagem de acordo com a faixa etária, foi dividido entre as mestrandas a explanação do conteúdo. Inicialmente solicitou-se aos adolescentes a responder em folha A4 a seguinte pergunta: O que vocês entendem por saúde? Após a resposta, iniciou - se a discussão do tema. Além de tudo, os participes receberam cadernetas de saúde do adolescente para que pudessem folheá-las, para conhecer o esquema vacinal da sua faixa etária. Foi entregue um instrumento de avaliação com figuras de emojis, solicitando a responder sobre os pontos positivos, negativos e dar sugestões, porém sem realizar as identificações de dados sócios demográficos. Ao final os instrumentos foram devolvidos as palestrantes. Resultados: Participaram da atividade 153 adolescentes, foram divididos em dois grupos, 74 do 9ºano do ensino fundamental e 79 do 1º ano ensino médio do horário vespertino. As palestrantes foram bem recepcionadas pelos estudantes, professores e gestores da escola, mostraram-se interessados e participativos durante a ação, contribuíram com seus conhecimentos ao responderem à pergunta sobre o que é saúde. Percebe –se que, os alunos possuem um conhecimento prévio de saúde, porém foram estimulados a abranger os olhares no sentido de saúde como coletivo. Os adolescentes realizaram perguntas sobre o conceito de saúde, os equipamentos sociais, tiraram dúvidas sobre serviços de Saúde, do bairro onde a escola está localizada, sobre vacinas e a importância de manter o calendário vacinal atualizado, bem como a contribuição com experiências vivenciadas nos serviços de Saúde Pública. Notou-se que a atividade de educação em saúde proporcionou ampliação dos conhecimentos dos adolescentes sobre o SUS, conceitos de saúde, equipamentos sociais e imunização. O ambiente escolar é um espaço onde pode se trabalhar diversos processos de ensino e aprendizagem considerados fundamentais na formação e atuação em todas as áreas da vida social, desde a construção da cidadania e reforçado com a garantia de acesso as políticas públicas. Aprendizado: Confirma-se a positividade na realização da atividade educativa para os adolescentes, uma vez que os gestores da escola e responsáveis pela Saúde do adolescente da SMS convidaram para ministrar palestras em outras turmas e instituições, possibilitando a ampliação e compartilhamentos de saberes. Análise Crítica: A educação em saúde nas escolas torna-se fundamental para ampliar os conhecimentos dos adolescentes, contribuir para a promoção da saúde e prevenção de agravos que proporcionará mudanças de hábitos na vida. A Saúde Coletiva é um campo que possui subsídios para realização dessas ações, porém percebe-se que a necessidade de fomentar e fortalecer as articulações entre as instituições de ensino, profissionais da saúde e da educação.
|

|