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Grupos Temáticos

30/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-23F - GT 23 - Construção do bem viver com EdPop Saúde e PICS

31107 - EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO BEM VIVER: A EXPERIÊNCIA DO EDPOPSUS NA PARAÍBA
DEBORAH ZULEIDE DE FARIAS MELO - FRENTE POVO SEM MEDO PARAÍBA, LUCIANA MARIA PEREIRA DE SOUSA - ARTICULAÇÃO NACIONAL DE EXTENSÃO POPULAR – ANEPOP, PRISCYLLA ALVES NASCIMENTO DE FREITAS - NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA - NUPLAR/UFPB


O Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde foi uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/FIOCRUZ). A proposta foi operacionalizada através do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), com o objetivo de formar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS). O curso se configurou como uma das estratégias prioritárias do plano operativo da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS), aprovada em 2013 pelo Conselho Nacional de Saúde. A institucionalização da educação popular em saúde, através da PNEPS-SUS, garante o compromisso com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e propõe uma prática político-pedagógica que perpassa as ações e, a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valoriza os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo à produção individual e coletiva de conhecimentos e a inserção destes no Sistema Único de Saúde. O EdPopSUS é considerado um instrumento de apoio estratégico para a implantação desta política. O curso se estruturou de forma presencial com carga horária de 160 horas, e buscou cumprir os objetivos de implementar a PNEP-SUS, qualificar a prática educativa, além de contribuir para uma reflexão crítica do processo de trabalho em saúde. O material didático foi ofertado pela EPSJV/FIOCRUZ, contendo guia metodológico dos encontros, livro de textos de apoio, e sugestões de vídeos e músicas. O conteúdo dos livros foi dividido em seis eixos temáticos: processos de trabalho, participação popular, gestão participativa, história e memória, democratização e determinantes sociais do processo saúde-doença. O presente trabalho tem por objetivo sistematizar a experiência do Curso EdpopSUS no estado da Paraíba. Ocorreram duas edições do curso no Estado, no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017. Foram realizadas dez turmas, sendo cinco na primeira etapa e cinco na segunda. As turmas contavam com a tutoria de duas educadoras, responsáveis pela condução dos processos educativos e de partilha, e participação de cerca de trinta educandos, cujas experiências eram a essência dos saberes e discussões. O curso foi realizado em dezesseis encontros presenciais planejados previamente pela dupla de educadoras, a partir do material didático de subsídio. A discussões dos encontros eram conduzidas a partir das experiências dos educandos sobre o tema proposto pelo guia metodológico, que iniciava-se através de uma mística, momento de reflexão, seguido do compartilhamento do tema do encontro proposto. A operacionalização do dia se dava através de leituras de texto, grupos de trabalho, grupos de discussão, dinâmicas e plenária final para o diálogo coletivo. Ao final de cada encontro era proposto o trabalho de campo, o qual tinha relação com o que foi dialogado durante o dia. O trabalho de campo, a atividade prática do curso, concretizava os saberes compartilhados nos encontros, as experiências serviam de base para problematizar e refletir criticamente sobre os desafios do SUS com ênfase na atenção básica. A experiência das duas edições do EdPopSUS na Paraíba foi de extrema importância para a implementação da PNEPS-SUS no Estado, e permite três reflexões, no âmbito político e metodológico: apesar dos desafios apresentados (problemas de estrutura, gestão, financiamento, recursos humanos), é possível afirmar que o curso aproximou as gestões dos municípios da realidade dos trabalhadores da atenção básica, já que os relatos trazidos pelos educandos relacionados a mudanças e inserção de novas ações e reflexões no processo de trabalho foram significativamente positivas e exitosas; o curso também possibilitou potencializar os processos de trabalho a partir das iniciativas e saberes locais, além de contribuir para a apropriação, por parte dos educandos, de sua condição de sujeito na prevenção e promoção da saúde. Importante destacar que a proposta de reforma da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) aconteceu durante a execução do curso, e o EdPopSUS abriu caminhos e possibilidades para articulação, fortalecimento e reconhecimento da categoria de ACSs e AVSs. O produto final do último EdPopSUS Paraíba foi um ato público em defesa do trabalho dos Agentes de Saúde e da Atenção Básica em geral, proposta que surgiu durante os encontros presenciais. Nesse sentido, a reflexão mais importante é a de que o EdPopSUS, na Paraíba, serviu de catalisador dos diversos processos de luta que estavam sendo realizados pelos trabalhadores, e extrapolou os limites da atuação no ambiente de trabalho, fundamental para a concepção de saúde defendida pelo movimento sanitário e preconizada na PNEPS-SUS.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900