28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-19A - GT 19 - Comunidades Virtuais e Saúde |
29804 - ANÁLISE DE CONTEÚDO DE POSTAGENS DE PORTADORES DE CONDIÇÕES CRÔNICAS EM COMUNIDADES VIRTUAIS: PERSPECTIVAS E RESULTADOS PRELIMINARES PAULO ROBERTO VASCONCELLOS-SILVA - FIOCRUZ, TANIA CREMONINI ARAUJO-JORGE - FIOCRUZ
Nas últimas décadas, com o advento da Internet, observa-se uma interessante diferenciação de conceitos acerca de redes sociais. Dinâmicas e capilaridades peculiares as reproduzem e transformam na dimensão do ciberespaço assim como na tessitura sociocultural que o abriga. Nesse contexto, redes de comunidades virtuais centradas em necessidades comuns e suporte mútuo têm demandado inovação em metodologias de análise de abordagem qualitativa. Novos cenários e recursos tecnológicos oferecem farto material e suscitam reflexões inauditas acerca de mecanismos de prospecção em terrenos antes intangíveis.
Sabe-se que falhas na comunicação com pacientes podem afetar negativamente a qualidade da assistência e a atenção a detalhes eventualmente negligenciados durante as consultas. Nas comunidades virtuais de portadores de doenças crônicas (CVPDC), por outro lado, inúmeras formas de conexões sociais ligadas a doenças crônicas se dão, não raro direcionadas a obstáculos de ampla gama de gravidades a elas associados que, talvez, passem desapercebidos pelas equipes de assistência. O volume de informações e a fugacidade das tematizações e interlocuções dificulta a leitura do conjunto de postagens diárias que poderia se prestar à análise de necessidades e esclarecimento de dúvidas de pacientes.
No presente estudo descreve-se as nuvens de palavras - recurso gráfico que associa o tamanho de palavras à sua frequência em dado contexto - como recurso à identificação de termos de maior destaque em meio às milhares de postagens diárias em Comunidades Virtuais de Portadores de Doenças Crônicas (CVPDC).
Transcendendo ao seu mero apelo ilustrativo, as NP tem sido consideradas uma opção à análise de textos e na disseminação de resultados de pesquisas de abordagem qualitativa. Acrescentam clareza e transparência na comunicação de ideias, revelando padrões interessantes a análises posteriores. Com a proliferação de websites e conteúdos derivados, tornaram-se populares como recursos ilustrativos na evocação de “análises de conteúdo rústicas”, despidas de elaboração e sofisticação metodológica. As NP usualmente são oferecidas como imagens de suporte à hermenêutica superficial do senso comum. Sob o imperativo de timing dos veículos de comunicação, sua leitura demanda apenas pura intuição, isenta de instâncias de validação, de confrontações entre o aparente e o ausente e do escrutínio por conteúdos latentes mais profundos
As nuvens de palavras podem ser geradas a partir de algoritmos e softwares de acesso livre disponíveis na Internet. A partir de um bloco de texto (em que são filtradas preposições, numerais e demais termos de reduzido valor semiótico) algoritmos serão usados (wordle.net) para construir imagens que darão destaque às palavras mais frequentes. Estas serão analisadas em seus contextos discursivos – frases e discussões em que dúvidas, necessidades e os problemas mais frequentes são registrados. As NP também podem ser usadas em estudos de elicitação – podem ser projetadas para grupos focais de portadores de condições crônicas que as analisarão com base em suas experiências pessoais – o que forneceria meio de expansão e validação de resultados anteriores.
Como ilustração, apresentamos resultados preliminares da análise por NPs de uma CVPDC de pacientes com hepatite C e outra composta por portadoras de câncer de mama. Nas primeiras foram identificadas tematizações fortemente vinculadas à questão dos medicamentos. Estas se referiam, predominantemente, a efeitos colateriais e dificuldades de acesso aos anti-retrovirais. Na comunidade de portadoras de câncer de mama foi claramente identificada uma forte ligação entre os usuários, com necessidade de explicitar experiências individuais como forma de se ligar ao grupo e fornecer apoio. Nossas conclusões preliminares permitem afirmar que as NPs, como fontes de significados, podem ser úteis na identificação de dúvidas e necessidades de pacientes crônicos talvez não tão evidentes aos profissionais da assistência. Em síntese, as NP são apresentadas como forma economicamente acessível de identificar questões sociais e pessoais recorrentes além de identificar lacunas de conhecimentos relevantes em CV de portadores de males crônicos.
|