Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-19A - GT 19 - Comunidades Virtuais e Saúde

30260 - AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA, DISSEMINAÇÃO DE PESQUISA E INTERNET
SANTUZZA ARREGUY SILVA VITORINO - ENSP, FIOCRUZ, MARLY MARQUES DA CRUZ - ENSP, FIOCRUZ, VALENTINA CARRANZA WEIHMULLER - PMA, FIOCRUZ


Relatamos a experiência do planejamento das estratégias de disseminação da pesquisa “Avaliação da Vigilância Alimentar e Nutricional em Minas Gerais” ENSP, Fiocruz, pesquisa intervenção realizada entre 2015 e 2018 e financiada pelo edital 2015 da Rede de Políticas Públicas e Modelos de Atenção à Saúde (Rede PMA), VPPB, Fiocruz. Sendo uma pesquisa de cunho avaliativo, esta pesquisa desenvolveu diferentes intervenções no território. A partir de oficinas, reuniões de gestão e outros espaços de debate, sensibilização e formação, modelos operacionais de vigilância alimentar e nutricional foram construídos de forma dialógica e coletiva. Estes modelos atingiram diferentes níveis: o Estado de Minas Gerais, duas regiões sanitárias (Teófilo Otoni e Pouso Alegre) e seus respectivos municípios (no total 85).
Ao longo da sua implementação a pesquisa articulou-se como um espaço de encontro e uma ferramenta de planejamento que permitiu avaliar e repensar conjuntamente os diferentes componentes dos sistemas de vigilância alimentar e nutricional nos variados territórios, assim como também, sensibilizar sobre os papeis dos agentes envolvidos (gestor, coordenador, profissional de saúde da APS, digitador). Os modelos operacionais construídos geraram apontamentos e modificações relevantes sobre os modelos de avaliação presumidos dado que indicaram: a) questões não consideradas pelos consensos já sistematizados e validados; b) prioridades conforme especificidades territoriais, populacionais, relativas à gestão, à organização dos sistemas de vigilância alimentar e nutricional, à governabilidade e à disponibilidade de recursos.
Uma vez concluídas as fases de implementação e sistematização da pesquisa, no marco da Rede PMA, VPPB, Fiocruz, durante abril e maio de 2019, começou-se com o planejamento das estratégias de disseminação. Nesta nova etapa interessa não só divulgar os resultados, mas também comunicar e sensibilizar sobre os usos, desdobramentos e aprendizados da pesquisa a fim de produzir transformações nas culturas institucionais e nos modelos de gestão e gerenciamento da vigilância alimentar e nutricional nos diferentes níveis (estadual, regional e municipal). Estabeleceu-se o período de um ano para o desenho e implementação das estratégias de disseminação contando com a assistência técnica de uma profissional em comunicação social.
As estratégias de disseminação objetivam a desenhar e implementar ações e produtos comunicacionais eficazes, assertivos e sensibilizadores tanto sobre o tema e os resultados da pesquisa como em relação aos desdobramentos operacionais e usos inesperados. Neste sentido a disseminação se apresenta como uma etapa fundamental para concretar a contribuição da pesquisa em relação a: a) a tomada de decisão sobre os sistemas de vigilância alimentar e nutricional e as ações de promoção à saúde derivadas; b) o funcionamento das práticas de coordenação e de assistência na APS relativas à vigilância alimentar e nutricional; c) o exercício do direito à saúde e a uma nutrição e alimentação segura e de qualidade e; d) o estímulo da participação social na definição das Políticas de Alimentação e Nutrição e Segurança Alimentar e Nutricional. Conforme esses objetivos, as estratégias de disseminação focalizaram em atingir diferentes públicos: gestores e gerenciadores, coordenadores e profissionais da APS, usuários do SUS e grupos ativistas. Continuando com o carácter participativo da pesquisa estabeleceram-se reuniões com parceiros institucionais para debater e definir conjuntamente as estratégias de disseminação.
Reconhecendo a atual continuidade do mundo on-line e off-line, e a complexidade e abrangência territorial da pesquisa, o uso de internet como plataforma de articulação das estratégias de disseminação foi uma característica compartilhada em todas as ações e produtos planejados. Assim pretendem-se desenvolver produtos audiovisuais e multimídia que possam ser publicados e compartilhados em sites e páginas de redes sociais digitais (Instagram, Facebook e WhatsApp) das diferentes instituições envolvidas (Fiocruz, SES Minas, Regionais, Municípios). Mas também, esses produtos poderão ser utilizados em circuitos de web-tv (em instituições e espaços de atenção) e também durante reuniões, aulas ou encontros de trabalho. Além disso, procura-se produzir materiais educacionais em formato de vídeo que sendo elaborados para aulas de tele-saúde e cursos de EAD também possam permanecer disponíveis publicamente nos sites institucionais e nos canais oficiais de YouTube.
Acreditamos que os desafios a serem enfrentados pelas estratégias de disseminação se relacionam à obtenção de recursos, à articulação institucional para incluir a maior parte dos territórios e agentes envolvidos nas anteriores etapas da pesquisa e à construção de consensos sobre produtos e conteúdos entre os diferentes atores envolvidos.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900