30/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-19D - GT 19 - Novas mídias e Promoção da Saúde |
30901 - SÉRIE SUS: A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO DO CIDADÃO EM SAÚDE ISLANY COSTA ALENCAR - CEFOR/SES-PB, ERNANDE VALENTIN DO PRADO - CEFOR/SES-PB, SEIKO NOMIYAMA - FURGS
Atualmente, a internet é um dos principais meios de comunicação utilizados pela sociedade, e as produções em vídeo vêm ganhando popularidade a partir da criação da plataforma do YouTube, em 2005. A Série SUS, concebida por um coletivo de educadores populares e profissionais, estudantes e usuários do sistema de saúde pública, sem vínculos com quaisquer órgãos governamentais, foi criada em 2015, pensando no YouTube como ferramenta de comunicação capaz de atingir um público significativo. A Série SUS iniciou com o objetivo de ser um canal qualificado de informações e debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), na defesa dos direitos sociais e no empoderamento dos usuários e trabalhadores da saúde. Durante o desenvolvimento dos primeiros vídeos, o coletivo percebeu que muitos aspectos sobre o SUS precisavam ser mais bem compreendidos e a abordagem deveria acontecer do ponto de vista do direito à saúde, enquanto direito humano básico, e não do ponto de vista dos serviços ofertados pelo Estado. Deste modo, o objetivo deste trabalho é apresentar a Série SUS, o canal e o coletivo, para o público acadêmico presente no Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, como meio de divulgação do SUS utilizando a plataforma do YouTube, difundindo ações e serviços oferecidos pelo SUS, elucidando a linguagem técnica e política para os usuários promovendo o empoderamento, contribuindo para a construção do bem viver por meio da defesa do sistema público de saúde. A elaboração dos vídeos exige cuidado, responsabilidade e um longo período de estudos até sua publicação. Inicialmente, são levantados os temas relevantes para o funcionamento do SUS e são realizadas pesquisas para saber o que já se falou sobre o tema, em fontes oficiais e em discussões acadêmicas. Após esse processo, a produção do texto base é iniciada, com o máximo de conteúdo possível, dentro de um tempo satisfatório para o vídeo, geralmente entre 3 e 8 minutos e de forma clara e objetiva para facilitar a compreensão. O texto, antes de ser finalizado, passa por muitas revisões, contando com a colaboração do maior número possível de membros do coletivo e, a partir disso, são elaborados o roteiro e a animação e a edição do vídeo. Após a postagem do vídeo no YouTube, a divulgação é feita nas diversas plataformas digitais, como WhatsApp, Facebook e Instagram, de modo a alcançar um número significativo de usuários. No período de 2015 a 2019, foram produzidos 18 vídeos com conteúdos voltados para a temática do SUS, três bate-papos interativos, um depoimento e um programa de rádio. Toda produção está disponível no Canal da Série SUS, no Youtube, que possui mais de 22 mil inscritos e totaliza pouco mais de 1,2 milhões de visualizações, 20 mil curtidas e centenas de comentários. Os vídeos vêm sendo utilizados em diferentes contextos, em reuniões técnicas, salas de aula, encontros de coletivos voltados para os direitos humanos, reuniões com a comunidade, capacitações de equipes, entre outros, possibilitando diálogos e reflexões sobre a saúde e o SUS. Essa experiência de comunicação e educação para a saúde constitui uma estratégia de enfrentamento das distorções da grande mídia em relação ao SUS. O coletivo se pauta no olhar de que o ser humano se constitui em grande complexidade cultural e social e precisa ser respeitado em sua singularidade.. Sendo assim, a Série SUS possibilita acesso à informação para o cidadão, por meio da facilitação da linguagem dos profissionais de saúde, rompendo com o abismo cultural existente entre trabalhadores e população, contribuindo para o empoderamento dos indivíduos e tornando a processo de se fazer saúde, mais integral, participativo e equitativo.
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