28/09/2019 - 15:00 - 16:30 EO-19B - GT 19 - Educação On Line e Saúde |
30718 - A COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA DO OBSERVATÓRIO DE RH EM SAÚDE/UFRN: COLABORANDO COM A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A ÁREA DA GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE EMANUELLE YASMIM SILVA DO NASCIMENTO - UFRN, GUSTAVO MANOEL ROCHA ARAÚJO - UFRN, RENATA FONSECA SOUZA DE OLIVEIRA - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN
CONTEXTUALIZAÇÃO: As mídias digitais tornaram-se importante ferramenta de difusão do conhecimento permitindo a veiculação de informações, espaços interativos entre as pessoas e exposição de experiências. No Setor Saúde,profissionais tem utilizado a comunicação midiática como um instrumento de comunicação e educação com vistas a fortalecer os ideários do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, a expansão das mídias sociais tem facilitado o compartilhamento de informação no campo da saúde pública, construindo novos espaços de conhecimento sem fronteiras. Essa comunicação pode ser observada a partir da criação de sites, redes sociais, blogs e afins, que tem permitido a ampliação de várias informações digitais relacionados ao campo da saúde.
DESCRIÇÃO: No contexto de uma sociedade informacional e reconhecendo a expansão das mídias digitais na ocupação de destaque e relevância para a saúde pública, este resumo apresenta o olhar de estagiários de pesquisa do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Observatório RH/UFRN), estação de pesquisa que integra a Rede ObservaRH no Brasil, sobre a atuação do mesmo. O Observatório RH/UFRN tem um papel importante na construção do conhecimento e troca de informações na área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, mantendo um site com acervo bibliográfico, por meio de livros, artigos científicos, relatórios, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, videoteca, entrevistas, notícias, dentre outros. O Observatório também utiliza redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube, com o propósito de ampliar o seu leque de difusão de informação e conhecimento. Ademais, também é responsável pela oferta do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na modalidade de educação a distância, operacionalizado a partir de uma plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). O curso citado foi ofertado para região Nordeste (2013), Norte e Centro-Oeste (2014) e encontra-se em etapa de finalização nas regiões Sul e Sudeste.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Março a abril de 2019
OBJETIVO: Identificar o alcance das ações do Observatório RH/UFRN destacando o perfil dos usuários que acessam as redes midiáticas do Observatório de Recursos Humanos da UFRN e a importância da comunicação estratégica das mesmas no desenvolvimento da área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
RESULTADOS: Desde a sua criação, o site do Observatório de Recursos Humanos em Saúde- UFRN teve alcance entre usuários, estudantes de graduação na área da saúde, docentes e profissionais de saúde, sendo predominante brasileiro seguido de estadunidenses, franceses, entre outros países da América do Sul e Europa. No Instagram, dos seus seguidores 68% são do sexo feminino e 32% do sexo masculino, a faixa etária predominante é entre 25 a 34 anos. Na página do Facebook, 76% são do sexo feminino e 24% do sexo masculino. Observou-se que assim como o Instagram, a faixa etária predominante é entre 25 a 34 anos. Quanto à visualização, a página do Facebook é visitada praticamente por todos os estados brasileiros. As capitais que mais acessam são Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ e Brasília/DF, consecutivamente. Países como Peru e Portugal também estão na lista dos que mais visitam a página. O canal na rede social YouTube é uma nova oportunidade que o Observatório lança mão para alcançar novos seguidores, assim como os já existentes. A especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde está formando mais de 2.500 profissionais na área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em todo país, entre os anos de 2013 a 2019.Também foi observado que o desenvolvimento dessas estratégias de comunicação midiática do Observatório RH/UFRN vem proporcionando uma maior disseminação de conhecimentos e de experiências exitosas para aqueles usuários que acessam, corroborando assim para a divulgação e fortalecimento da área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Brasil.
APRENDIZADOS: A partir dessa vivência, constata-se a permanência da utilização de espaços digitais, como estratégias de comunicação com o propósito de disseminar conhecimentos/informações interativos sobre a área da saúde e na formação de alunos de graduação, pós-graduação e na capacitação dos trabalhadores dos serviços de saúde.
ANÁLISE CRÍTICA: A comunicação midiática tem possibilitado a interação de conhecimentos em larga escala e em curto prazo, atingindo usuários do SUS, trabalhadores, estudantes, dentre outros. Todavia, estuda-se, no momento, a possibilidade do site se tornar mais interativo.
|

|