28/09/2019 - 15:00 - 16:30 EO-19B - GT 19 - Educação On Line e Saúde |
31024 - EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE ACADÊMICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA COM ÊNFASE EM TELESSAÚDE LARISSA LUANA SILVEIRA PEREIRA - UFOPA, SILVIO ALMEIDA FERREIRA - UFOPA, HERNANE GUIMARÃES DOS SANTOS JUNIOR - UFOPA
O programa Telessaúde Brasil Redes é referenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e foi instituído por meio da Port. n.º 35, de 4 de janeiro de 2007 e redefinido e ampliado por meio da Portaria do MS n.º 2.546, de 27 de outubro de 2011, do Ministério da Saúde (MS). É utilizado de forma estratégica para o fortalecimento da Atenção Básica (AB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), seu objetivo é apoiar a consolidação das Redes de Atenção à Saúde, ordenadas pela AB no âmbito do SUS, fortalecendo e melhorando a qualidade do atendimento, integrando a Educação Permanente em Saúde (EPS) e apoiando a assistência por meio de ferramentas e tecnologias da informação e comunicação (TIC). Dispõe de serviços, como: Teleconsultoria, Telediagnóstico e Teleducação, por meio de “pontos” implantados em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Este programa adota mecanismo tecnológicos para a consolidação de direitos essenciais, ao acesso a saúde e a educação. As especificidades territoriais, geográficas e populacionais amazonidas exigem novos modelos que auxiliem no processo de efetivação das políticas públicas às comunidades locais. Desse modo o programa Telessaúde surge com intuito de superar barreiras, melhorar a qualidade dos serviços de saúde, com foco na AB, contribuindo para a capacitar de profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF). Este trabalho tem por objetivo descrever a experiência desenvolvida na Mobilidade Acadêmica Externa Nacional 2018, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), sobre o modelo Telessaúde para municípios amazônicos realizada no Estado do Amazonas. Trata-se de um relato de experiência de discentes do Curso de Saúde Coletiva referente a mobilidade temporária nacional oferecida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e foi desenvolvida na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), no período de 01 a 30 de abril de 2019 e foram realizadas visitas em dois municípios. As atividades foram desenvolvidas conjuntamente com professores e acadêmicos dos cursos de enfermagem, odontologia e medicina da UEA e profissionais da ESF. Inicialmente foi realizado encontros e conversas com estudantes de cada curso, para compreender os principais benefícios e desafios do programa no cenário amazônico, em sua maioria alunos de todo o estado do Amazonas, relataram as dificuldades acerca da inclusão digital na Amazônia, pela má qualidade da rede de internet que dificulta os serviços para municípios mais afastados da capital. As atividades foram: visitas ao núcleo Telessaúde, webconferências, verificação do modelo assistencial no município de Rio Preto da Eva, além da participação em aulas presenciais sobre a saúde pública. Por meio destas atividades, foi possível interagir com os profissionais que atuam no programa (assessores, designers, técnicos em saúde, médicos do Hospital de Medicina Tropical, servidores da Vigilância em Saúde do Estado, do município de Manaus, do município de Rio Preto da Eva e usuários(as) do SUS). Percebeu-se a relevância do Telessaúde para a região Amazônica e para a formação acadêmica, pois possibilita vínculo entre profissional-paciente, despertando novas habilidades na atuação profissional. Outra relevância para realidade continental amazônica, é a possibilidade de ampliação de conhecimentos técnicos e científicos com base nas relações entre saúde e sociedade, por meio da participação interdisciplinar nos serviços de atenção básica à saúde. O estado do Amazonas quanto o estado do Pará, têm dimensões territoriais que carecem de estratégias especificas, para propiciar o acesso aos serviços públicos, por isso no contexto local da Ufopa já desenvolvemos atividades que aproxime os acadêmicos da realidade local desde o primeiro semestre da graduação, na disciplina de Interação na Base Real (IBR), está visita ao Telessaúde buscou ampliar o olhar, no sentido que os acadêmicos possam desenvolver trabalhos com diversas realidades, ampliando a visão sobre o processo saúde-doença. A experiência proporcionou conhecimento sobre um novo modelo assistencial mediado por tecnologia, que possibilita o acesso as populações afastadas por questões geográficas e sociais. Propiciou a interação com professores, profissionais e acadêmicos de cursos da área da saúde, permitindo novas visões sobre o território amazônico com aprendizagens significativas. Contribuiu para desenvolvimento de novas habilidades e interação com as novas realidades, sendo uma experiência inovadora importante para a formação acadêmica e aperfeiçoamento profissional. Pretende-se, com base nesta experiência, desenvolver um projeto na Ufopa que contribua com a formação e capacitação profissional de estudantes e demais profissionais da saúde.
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