28/09/2019 - 15:00 - 16:30 EO-19B - GT 19 - Educação On Line e Saúde |
31103 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AMPLIANDO OS HORIZONTES DO CONHECIMENTO NA SAÚDE LETÍCIA ABREU DE CARVALHO - UFRN, MÁRCIA ANDRÉIA PEREIRA DA SILVA - UFRN, DINORAH DE FRANÇA LIMA - FACISA/UFRN, NATHALIA HANANY SILVA DE OLIVEIRA - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN
Introdução: As constantes mudanças e transformações no mundo de trabalho exigem, cada vez mais, uma força de trabalho qualificada e atualizada. Neste cenário de exigências as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser aliadas dos trabalhadores e dos gestores, se utilizadas como estratégia para qualificar o trabalho. Nesta perspectiva, nosso trabalho reflete sobre o uso das TICs nos processos de Educação a Distância (EAD) considerando a possibilidade das mesmas serem aliadas dos processos de ensino e aprendizagem nos serviços de saúde. Objetivo: Apresentar as percepções dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a EAD como ferramenta de qualificação profissional. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem documental. Os documentos estudados foram os relatórios dos Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (GTES) e os relatórios de pesquisas sobre o tema, ambos realizados pelo Observatório de Recursos Humanos da UFRN em parceria com o Ministério da Saúde. Destaca-se que os cursos foram ofertados aos trabalhadores da gestão e da rede de serviços do SUS da região Centro-Oeste do país. Resultado e Discussão: De acordo com a avaliação dos alunos dos cursos de GTES, os objetivos de aprendizagem foram contemplados, no que se refere à qualificação dos profissionais e ao desenvolvimento de habilidades crítico-reflexiva. Também foi observado que o material didático do curso, composto pela plataforma virtual e pelo livro-texto, facilitou a compreensão por ser autoexplicativo, de simples navegação e por diversificar os meios de aprendizados através de leituras, vídeos e fóruns de discussão. No que diz respeito ao uso da modalidade EAD para a qualificação dos trabalhadores da saúde, 99% dos alunos relataram que recomendariam o uso dessa modalidade de ensino para a qualificação de outros profissionais, devido à flexibilidade de horários e aos recursos metodológicos utilizados que proporcionam interatividade online com os alunos, de modo a tornar a EAD atraente e satisfatória. Conclusão: O estudo constatou que a EAD possui um caráter transformador de ensino para os processos de qualificação dos profissionais da saúde, levando em consideração que os resultados se mostram positivos. Sendo assim, essa modalidade apresenta-se com potencial para formar e qualificar os trabalhadores do SUS, possibilitando a construção de novos conhecimentos, bem como proporciona a possibilidade de mais trabalhadores terem acesso a processo de capacitação.
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