28/09/2019 - 15:00 - 16:30 EO-19B - GT 19 - Educação On Line e Saúde |
31410 - O USO DO WHATSAPP COMO APOIO SOCIAL NA COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DANILO DA SILVA FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), ANA KAROLYNE BEZERRA CÂNDIDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), ANDRE PETRAGLIA SASSI - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
Contextualização: O apoio social é qualquer informação ou auxílio material que grupos que se conhecem proporcionam cujos resultados são efeitos emocionais e/ou comportamentos positivos. Tal pode ser classificado como emocional, de informação ou material. Essas classificações de apoio refletem no desenvolvimento da saúde mental, no fornecimento de informações e na resolução de problemas para o indivíduo. Desde 2008, acadêmicos em Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) atuam em Saúde Comunitária na periferia urbana do município de João Pessoa (PB), divididos nos territórios de cinco Unidades Básicas de Saúde. Os discentes, frente o Módulo Horizontal A1 (MHA1), visitam semanalmente as famílias selecionadas pelo docente junto à equipe de Saúde da Família e se envolvem na produção de cuidado com objetivo de compreender a dinâmica familiar e comunitária. Nesse contexto, uma dupla de estudantes de medicina foi responsável por acompanhar a família de uma usuária de 63 anos, negra, estudante da rede municipal do nível fundamental e cuidadora do seu marido, o qual se tornou incapacitado fisicamente após um AVC. Nesse período, os estudantes proporcionaram para essa família um importante apoio social, sendo o Whatsapp a principal ferramenta de aumento desse apoio emocional e de informação.
Descrição: A dupla de estudantes responsável pelas visitas domiciliares à família da usuária, por meio do diálogo com a família e análise do prontuário médico presente na UBS, perceberam como problema principal da dinâmica familiar a saúde mental da usuária, que sofre de depressão e ansiedade. Os encontros com a família ocorriam uma vez por semana, na segunda-feira pela manhã. No início das visitas, a usuária sempre se mostrava cabisbaixa e, no decorrer da conversa com os estudantes, sua fisionomia se tornava mais alegre. Durante as visitas, relatava se sentir muito solitária, apesar do convívio permanente com o marido doente, e a visita era o único momento em que sentia realmente ouvida. Os discentes criaram um importante vínculo afetivo com a usuária e seu marido e, como as visitas eram apenas uma vez na semana, buscaram uma ferramenta ampliadora de diálogo. A disponibilidade de falar via Whatsapp foi utilizada entre a dupla e a usuária, aumentando a frequência de diálogo. Através desse aplicativo, os estudantes puderam contribuir sobre assuntos escolares, trocar informações sobre o uso de medicamentos (com auxílio do professor e da equipe médica da USF), além de possibilitar a escuta para o desabafo sobre dificuldades e sentimentos em tempo real.
Período de Realização: De 02 de fevereiro até o dia 06 maio de 2019.
Objetivo: Relatar a experiência dos estudantes de medicina no MHA1 com a construção de uma rede de apoio social a uma usuária, utilizando-se do Whatsapp.
Resultados: A usuária mostrou bastante satisfação pela adoção da comunicação via Whatsapp, pois relatou que o aumento dos momentos de conversa fez com que se sentisse menos triste e sozinha. Ela passou a enviar mensagens e tirar suas dúvidas de assuntos escolares, relatar dificuldades cotidianas e expressar seus sentimentos em tempo real com os discentes, o que lhe configurou uma maior rede de apoio, além de estreitar a relação entre eles, fator importante para o cuidado integral. Fortalecido esse laço, a usuária se sentiu confortável para dizer algumas informações sobre sua vida que omitia para os profissionais de saúde e familiares, como seus pensamentos suicidas. Com isso, os estudantes, mediante o suporte do professor e da equipe de Saúde da Família da UBS, realizaram intervenções de impacto positivo na vida da usuária.
Aprendizados: O Whatsapp foi uma ferramenta ampliadora de diálogo entre os discentes e a usuária da UBS. Foi constatada também a importância da escuta e da conversa para o cuidado das famílias. Outrossim, apurou-se as dificuldades vivenciadas por um indivíduo em vulnerabilidade social referentes à diminuição do apoio social na prática.
Análise Crítica: A diminuição da rede de apoio é um problema que acomete diversos grupos sociais em vulnerabilidade. Tal fato é ainda mais preocupante quando se trata de indivíduos cuja saúde mental se encontra prejudicada, pois a qualidade de comunicação social interfere diretamente no cuidado. A usuária mostrou grande satisfação com a ajuda do Whatsapp no estreitamento da relação, demonstrando a importância de elementos considerados simples e, muitas vezes, negligenciados pela sociedade e profissionais da saúde, como a escuta e o diálogo no cuidado das pessoas. Os benefícios da relação estudante-usuário não se restringiram à usuária, mas impactaram também a formação dos estudantes, com a compreensão ampliada do contexto dos problemas das famílias, além da produção do vínculo com uma relação de respeito e estímulo à autonomia que implica no processo de transformação social.
|

|