29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-19A - GT 19 - Novas Mídias - Possibilidades |
30978 - DETOX NO PINTEREST: A INFLUÊNCIA DIGITAL NA DIFUSÃO DE NOÇÕES DE TOXINAS E ESTÍMULO DE (SUPOSTAS) PRÁTICAS DE CUIDADO À SAÚDE. BEATRIZ CALSOLARI RANHA - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - UERJ, ELAINE TEIXEIRA RABELLO - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - UERJ, KENNETH ROCHEL DE CAMARGO JR. - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - UERJ
Detox no Pinterest: a influência digital na difusão de noções de toxinas e estímulo de (supostas) práticas de cuidado à saúde.
Beatriz Calsolari Ranha
Elaine Teixeira Rabello
Kenneth Rochel de Camargo Jr
Introdução:
Hodiernamente, as plataformas midiáticas compreendem um mecanismo potencialmente promotor da saúde básica. No entanto, paripassu, elas também são utilizadas para compartilhar hábitos de estimular adoção de comportamentos de saúde sem a efetiva comprovação científica de sua eficácia. Nesse sentido, a plataforma Pinterest, um catálogo imagético ilimitado e comercial que configura uma das mais expressivas mídias sociais online, oferece uma oportunidade de mapeamento das representações sociais imagéticas circulantes entre os internautas acerca de saúde, toxina, cuidado e corpo.
Objetivo:
Delinear atores e discursos imagéticos acerca das práticas detox difundidas na plataforma Pinterest, uma rede social de compartilhamento de fotos-inspiração com forte apelo comercial e conteúdo, em sua maioria, postado por corporações. Buscar informações acerca da transmissão de ideias sobre terapias detox e sua influência social, implicando na vasta adesão cibernética mesmo na ausência de cunho científico comprovado.
Métodos:
Um perfil no Pinterest foi criado a fim de registrar PrintScreens (capturas de telas) semanais durante 3 meses do conteúdo relacionado à query “detox”. Além do perfil novo, o aplicativo do Pinterest para Tablet foi baixado apenas para este fim e momentos antes do início da pesquisa, de modo a não estar viciado com outros conteúdos e buscas do usuário no mesmo dispositivo. Abaixo da ferramenta de busca, existem os sublinks relacionados ao “detox” (denominados Pins na plataforma do Pinterest) em diversos idiomas, de maneira a evidenciar a universalidade da temática “detox”.
Resultados:
A análise imagética se destacou pela presença de cores fortes, vivas e predominância do verde. Categorias temáticas emergiram na análise das imagens coletadas, apontando um apelo para uma vida saudável por meio da prática de exercícios físicos, melhora da aparência do corpo, além de frases motivacionais. A maioria das imagens traz o conteúdo relacionado a receitas (sopas, sucos) e métodos de emagrecimento rápido, mostrando a forte associação da ideia de toxina com a consequência estética da obesidade e a possibilidade de erradicá-la com a adoção do consumo de certos alimentos e receitas. Há também a transposição da ideia do detox para atividades diversas e/ou produtos com a finalidade de eliminar supostas toxinas do corpo e da mente (ex: yoga, meditação, banhos detox, adesivos detox para os pés), estimulando o consumo destas práticas dentro do discurso de prevenção do risco ou eliminação dos males causados pelas supostas “toxinas”. Logo, a análise da amálgama das linguagens verbais e não verbais confere ameaças à segurança alimentar do público alvo que acompanha a mídia supracitada.
Considerações:
As imagens em seu conteúdo revelam a difusão das supostas terapias detox entre a população em geral, que envolvem visões deturpadas do corpo, ideal utópico de algo “natural”, “verde" e “saudável”. Há ainda uma noção de toxina sendo circulada que favorece a crença na sua eliminação por via de práticas, produtos e serviços também divulgados e vendidos na mesma plataforma, sem respaldo nos critérios de validação científica. A compreensão de tais representações trazidas neste estudo são centrais no sentido de apontar as influências da Internet e do conteúdo compartilhado nas representações sociais, indicando como pessoas agem e o que elas assumem como práticas de saúde e cuidado (atores, noções e ações).
|