Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-19A - GT 19 - Novas Mídias - Possibilidades

31401 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TOXINAS CIRCULANTES EM POSTAGENS SOBRE DETOX NA INTERNET
THIAGO FILLIP ALMEIDA PONTES - FACULDADE DE MEDICINA - UERJ, ANA CAROLINA GODOI - FACULDADE DE MEDICINA - UERJ, ELAINE TEIXEIRA RABELLO - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - UERJ, KENNETH ROCHEL DE CAMARGO JR - INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - UERJ


Apresentação

Diversas narrativas sobre “toxinas” e processos variados de como removê-las do organismo circulam na Internet estabelecendo uma relação tensa e contraditória com a ciência biomédica. Ao publicarem postagens desse tipo, “ensinam” receitas e práticas de todo o tipo com a finalidade de eliminá-las do organismo. No entanto, não há maior esclarecimento ou aprofundamento sobre a ideia de que tais “toxinas” seriam nocivas, sua concentração, efeitos ou, em alguns casos, sequer identificam que toxinas necessitam ser “eliminadas” ou “neutralizadas”. Esta pesquisa coletou e analisou o conteúdo de websites que publicam informações sobre toxinas e terapias detox, no intuito de estudar as representações circulantes nestes espaços que possam estar, sobremaneira, conseguindo adesão e modificando comportamentos de saúde, utilizando como referencial a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Para fins de comparação, pesquisamos artigos na literatura científica que falassem sobre “toxina” e “detox”, entrevendo possíveis interseções entre o sentido lato e stricto dos termos.


Objetivos

Mapear as representações sociais sobre toxinas circulantes em websites dedicados às práticas detox, analisando o entendimento sobre a linguagem do convencimento, mecanismos de adesão, e noções de toxinas pelos coletivos humanos.


Metodologia

Em uma primeira imersão na literatura científica, buscamos na base de dados Scielo para analisar os mais recentes artigos pela chave “detox”, e sistematizamos as noções de toxina abordadas pela ciência. Para coletar e analisar o material da Internet, utilizada a ferramenta Google Scraper - Lipmannian Service para listar os 100 websites de maior relevância publicados em português segundo o algoritmo do Google, que publicam informações e prescrições sobre terapias Detox. A partir da listagem e organização dos dados nelas contidos, foi realizado uma análise de conteúdo temática para obter as representações sociais, organizando categorias temáticas com o software OpenLogos, além de visualizações com a ferramenta Tag Crowd.


Resultados e discussão

Identificamos que a noção de toxinas que circunda os coletivos humanos, na qual é resultado direto de informações descritas em websites e redes sociais, segue uma direção contrária ao que é proposto pela literatura biomédica. Outrossim, analisamos que substâncias encontradas em vacinas, alimentos, drogas e bebidas, que foram julgadas como nocivas por diversas postagens, são, muitas vezes, insignificantes no tocante da toxidade.


Considerações Finais

Neste estudo, foi possível entrever como as noções científicas e as representações na sociedade acerca da ideia de “toxinas” se aproximam ou se afastam. Toxinas, frequentemente mencionadas em posts da internet sobre detox, ganham outras nuances na literatura científica associada ao mesmo termo, menos intensas e menos atreladas ao discurso do risco. Futuramente, utilizando a literatura científica, será possível analisar em que medida as informações encontradas nas mídias são verossímeis, se o uso dessas substâncias detox possuem impactos e/ou consequências aos organismos.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900