29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-19A - GT 19 - Novas Mídias - Possibilidades |
31462 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DIETAS EM PÁGINAS DO FACEBOOK E INTERFACES COM DISCURSOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA PESQUISA QUALITATIVA NO AMBIENTE VIRTUAL JASILAINE ANDRADE-PASSOS - ENSP, PAULO ROBERTO VASCONCELLOS-SILVA - IOC/FIOCRUZ, UNIRIO, INCA, LÍGIA AMPARO-SANTOS - UFBA
Introdução: As temáticas da alimentação e dieta estão presentes nos diversos meios de comunicação. Transformações da sociedade hiperinformada abrem espaço para novos olhares a serem lançados sobre o cenário alimentar, no qual a circulação de informações ganha impulso expressivo pelo uso da Internet e novas configurações diante da popularização das mídias sociais, o que tem originado crescimento exponencial de suas redes para interação. No Brasil, as redes sociais fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas, sendo o Facebook a mais utilizada no ano de 2018.
Objetivo: Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar conteúdos e o consumo de informações sobre alimentação saudável e dietas em páginas do Facebook (FB) examinando interfaces com discursos de promoção da saúde.
Metodologia: Inicialmente realizou-se uma abordagem descritiva nas páginas, seguida da analise de conteúdos sobre alimentação saudável e dietas nas páginas do FB selecionadas. A extração de dados das páginas estudadas foi realizada com a utilização do aplicativo Netvizz V1.42. No segundo momento empreendeu-se uma pesquisa qualitativa no ambiente virtual das 20 páginas selecionadas com o objetivo de analisar sentidos do consumo de informações sobre alimentação saudável e dietas atribuídos por internautas. Um conta criada na rede social foi utilizada para a realização do trabalho de campo, ou seja, o acompanhamento das páginas selecionadas no período de maio a dezembro de 2018. Durante esse período também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com internautas. As observações foram registradas em diário de "campo" e as entrevistas norteadas por roteiro previamente estabelecido de acordo com os objetivos da pesquisa. Os registros em diários de campo e conteúdos das entrevistas foram alvo de análise qualitativa sob orientação teórico-metodológica da análise temática de conteúdo.
Resultados e discussão: Com relação ao conteúdo das páginas observou-se que as mesmas são amplamente acessadas por internautas mediante uma diversidade de possibilidades sociotécnicas e recursos multimídia que contribuem para interações diversas e intensa circulação de informações. Enunciados analisados posicionam o emagrecimento como urgência. Há evidências de uma "dialética do sabor" em meio a qual receitas publicadas seriam a solução para conflitos entre o que se deseja e o que se deve comer; a ideia de que o controle dietético demanda vigilância e motivação também é reforçada. No cenário das páginas do FB, a alimentação saudável como um fenômeno complexo é marginalmente tematizada. No que tange sentidos do consumo de informações, os dados evidenciam um mercado de emagrecimento ao qual muitas páginas estão implicitamente atreladas. Em um processo de gestão de riscos, internautas lançam mão de estratégias de agenciamento mediante processos de filtragem e validação das informações a partir de referenciais tácitos e que se adéquem a suas realidades. A facilidade de acesso às informações, praticidade, diversidade de conteúdos e ausência de dispêndio econômico parecem potencializar o consumo de informações em páginas do Facebook. O conteúdo das informações publicadas e consumidas está, principalmente, direcionado para as propriedades nutricionais dos alimentos e sua adequação a objetivos de construção corporal e controle de riscos, em movimentos que direcionam a promoção da saúde para o âmbito privado a partir de ações direcionadas para o corpo biológico.
Considerações finais: Contudo, observou-se maiores aproximações com perspectivas conservadoras e individualizantes de promoção da saúde, além de voltadas para a promoção do consumo. A necessidade de mudanças comunitárias no âmbito macrossocial foram timidamente pontuadas como estratégias de promotoras de saúde. Diante da popularidade das redes sociais no cenário brasileiro, advoga-se para a consideração desse artefato como um meio de comunicação sobre alimentação saudável assumindo sua complexidade e contextualização com as diversas dimensões do sistema alimentar.
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