Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

30/09/2019 - 15:00 - 16:30
EO-19E - GT 19 - Comunicação Institucional

29889 - PORTAL DE PUBLICAÇÕES SOBRE O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
DARIO FREDERICO PASCHE - UFRGS, RENATA GALANTE - UFRGS, GIOVANNI KUHN - UFRGS, MATHEUS S. MICHEL - UFRGS, VLADIMIR F. JARDIM - UFRGS


Introdução: O Programa Mais Médicos (PMM) para o Brasil, instituído em 2013 pelo Ministério da Saúde, buscou suprir o déficit de médicos no âmbito da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nas regiões mais vulneráveis do país. Sua estruturação foi baseada em três eixos principais: melhora da infraestrutura da Atenção Básica; ampliação e reformulação da formação médica no país; e provimento médico. A partir do PMM, mais de 4.030 municípios e 34 distritos indígenas passaram a ter médicos do Programa, compondo suas Equipes de Saúde da Família, assim como ampliou-se mais de 4.700 vagas de residência médica e 5.300 de graduação. A partir da implementação do PMM diversas investigações e pesquisas foram realizadas, gerando uma importante produção acadêmica sobre o tema. Essa produção tem sido veiculada em vários periódicos, e sua sistematização pelos buscadores habituais nem sempre gera informações fidedignas sobre o PMM. Até mesmo repositórios criados especificamente para a organização da produção em torno do PMM têm sido bastante imprecisos nos seus critérios de inclusão, dificultando uma visão concisa sobre esse acervo. Dada a importância e magnitude do Programa, buscou-se construir um Portal de Periódicos, como uma ferramenta web que centraliza a produção acadêmica em torno do PMM, objetivando facilitar a busca e análise da produção acadêmica sobre o Programa.

Objetivo: Apresentar o Portal de Publicações sobre o PMM a partir da descrição de seu desenvolvimento e suas funcionalidades, que permitiram solucionar os problemas relativos à dispersão do material produzido em torno do Programa. Desta forma, buscou-se disponibilizar, de forma categorizada, a produção acadêmica sobre o PMM em um só ambiente; viabilizar a realização de pesquisas a partir de dados das publicações (temas, autores, instituições, tipos de pesquisa utilizados, etc); apresentar, na forma de representação gráfica, informações estatísticas sobre a produção acadêmica do PMM e temas pertinentes.

Método: Para a construção do Portal de Publicações criou-se um banco de dados onde as publicações sobre o PMM (artigos científicos publicados em periódicos) foram categorizadas em cinco eixos (Programa Mais Médicos, Provimento emergencial de médicos, Formação de médicos, Expansão da infraestrutura física e Outros temas sobre o PMM) e outros dados, como ano de publicação, instituição, revista e tipos de pesquisa. A busca das publicações se deu de forma manual nos principais periódicos do país e América Latina, abrangendo o período de outubro de 2013 a maio de 2019, com critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. O Portal de Publicações foi submetido à experimentação com usuários especialistas e avaliado pelos mesmos através de questionário.

Resultados: Foram encontrados 128 artigos científicos que tinham como objeto de estudo o PMM. Os temas de pesquisa mais frequentes são sobre o próprio Programa Mais Médicos, com 44,5% das publicações, seguido da temática formação de médicos, com 18% das publicações. Os anos de 2016 e 2017 são os que receberam maior número de publicações, e a UNB, a UFRGS e a USP são as instituições de origem da maioria dos autores, responsáveis por quase 50% das publicações. Os principais veículos de circulação das produções são a Revista Ciência e Saúde Coletiva (26,8%) e a Revista Interface-Comunicação, Saúde, Educação (22%). Pesquisas qualitativas são predominantes, alcançando 64% da produção acadêmica sobre o PMM. Os experimentos de uso do Portal com usuários indicam que a maioria das pessoas aprenderá rapidamente a utilizar a ferramenta (72%), que ela não é complicada de utilizar (94%) e que as várias funcionalidades dela estão bem integradas (89%). Os resultados mostram que o Portal é fácil de utilizar, consistente e bem integrado. Além disso, a maioria dos participantes concorda que não é necessário ajuda de outras pessoas ou o aprendizado de novos conceitos para utilizá-lo. Todos os participantes da avaliação do uso do Portal indicaram que a ferramenta é útil, que encontraram a informação que procuravam e que consideraram os gráficos relevantes.

Conclusões: Acredita-se que o Portal de Publicações contribuirá para uma organização mais eficiente das publicações do PMM, facilitando o acesso e a visualização. Além disso, a categorização das publicações oferta a reunião de artigos por temas, permitindo uso diversificado das informações.

Referências:

MICHEL M. S. Uma Ferramenta Web para Sistematização da Produção Acadêmica do Programa Mais Médicos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Monografia. 2018.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Mais Médicos, Resultado para o País. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE/UFRGS. Observatório Programa Mais Médicos. . Acesso em 30 mar. 2019.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900