30/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-32E - GT 32 - Trabalho em saúde e estratégias de formação |
30003 - ASPECTOS DA QUALIDADE DE VIDA DE AGENTES SOCIOEDUCADORES DE INSTITUIÇÕES PRIVATIVAS DE LIBERDADE, UM RELATO DE PESQUISA. OLGA VIEIRA LIMA TAVARES - DEGASE/ENSP
O trabalho dos agentes socioeducativos é um tema pouco abordado na área acadêmica, no Brasil, porém relevante, principalmente no que se refere ao reconhecimento e à autoestima dos profissionais da área.
Pesquisar o ambiente de trabalho socioeducativo que geralmente é superlotado, insalubre e, com alto nível de estresse é de suma importância, mormente num contexto social de perdas de direitos e esfacelamento da constituição federal de 1988.
O referencial teórico da pesquisa está ancorado no marxismo, e autores do campo da Saúde do Trabalhador. Segundo, Gramsci (1978), o marxismo é a filosofia da práxis, cuja ação dos homens em sociedade precisa, necessariamente ser revista pela teoria, e ambas passam pelo posicionamento político, pela construção de desejos das coletividades, para superação das necessidades humanas, é um processo resultante do grau de cultura, conhecimento e de civilidade expresso pelas relações sociais entre os homens.
Os componentes relativos à qualidade de vida, e as questões presentes no campo da saúde do trabalhador de teóricos da área social, da saúde, da assistência, no período da história entre 1978 a 2018, com marco na construção do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira . Culminou com a Constituição Federal de 1988, com a Lei 8.8080/90 que criou o SUS e, posteriormente na Portaria Nº 1.823, de 23 de agosto de 2012 – que instituiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora .
Objetivo geral da pesquisa: investigar os aspectos da qualidade de vida dos agentes socioeducativos a partir do WHOQOL-bref e seus domínios. Objetivos Específicos: investigar a qualidade de vida dos agentes socioeducativos segundo os valores das médias individuais revelados pelos itens do WHOQOL-bref; descrever a qualidade de vida no trabalho dos agentes socioeducadores do degase segundo os resultados revelados pelos domínios do WHOQOL-bref; correlacionar entre as dimensões qualidade de vida com base nos escores do WHOQOL, segundo a visão dos agentes socioeducadores.
A Metodologia utilizada foi exploratória e descritiva. Os instrumentos utilizados na pesquisa de campo foram: o questionário World Health Organization Quality of Life – Bref (WHOQOL-Bref). A pesquisa de Campo foi realizada no DEGASE, departamento geral de ações socioeducativas, em duas unidades de internação, localizadas na Ilha do Governador. Durante o ano de 2018. Parecer aprovado por CEP. CAAE Nº: 83190318.4.0000.5240 - Parecer 2.587672.
O total de entrevistados ficou em N =36 de entrevistados, apenas uma trabalhadora era do sexo feminino. Realizamos uma pesquisa exploratória, conforme afirma Gil (1999): As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.
Os Resultados obtidos pela análise dos dados resultaram numa variabilidade de concepção sobre a qualidade de vida. As questões relacionadas ao Meio Ambiente revelaram preocupação mais recorrente no grupo de agentes entrevistados, obteve o menor escore. Os valores ficaram em torno de v=2,2. O domínio “relações sociais” foi o que apresentou maior homogeneidade nos valores e revelou-se como o fator mais relevante na constituição de um bom nível de qualidade de vida no trabalho. A média geral que avaliou a autopercepção da qualidade de vida e satisfação com a saúde, obtida pela análise dos dados e pelo estudo de casos dos agentes socioeducadores ficou entre = 3,5 e 4,0.
A aplicou-se questionários em grupo de 04 a 10 entrevistados. Buscando reduzir o tempo de permanência no local. Deixar os entrevistados a vontade fazia parte da nossa estratégia então o espaço estava pronto para acolher as afirmações, sentimentos e expressões que vieram à tona no decorrer de cada encontro. Houve 04 recusas.
Conclusão: Consideramos que o trabalho socioeducativo está em processo de mudança e muitos projetos estão sendo implantados. O próprio significado da Socioeducação precisa de ressignificação na medida em que “a socioeducação está cercada de tensões, violências, desinformações, que na maioria das vezes, tendem a bloquear ações emancipadoras e transformadoras”.
|