30/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-32E - GT 32 - Trabalho em saúde e estratégias de formação |
30220 - LUTAS PELA SAÚDE E O PROJETO DE EXTENSÃO “SAÚDE DO TRABALHADOR: FORTALECENDO O PROTAGONISMO DA CLASSE TRABALHADORA” BRUNA KÍVIA DA SILVA CÂNDIDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, ADRIANA MARIA ADRIÃO DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, JANINE GIOVANNA PEREIRA CHAVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, DIEGO DE OLIVEIRA SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CONTEXTUALIZAÇÃO: O trabalho é a base da organização social e, por isso, influencia todos os aspectos da vida individual e coletiva. Deste modo, a partir do processo de trabalho diversas esferas sociais são afetadas, como a saúde. De acordo com SOUZA (2016), a questão da saúde dos trabalhadores ultrapassa o ambiente de trabalho em si, e por isso, as lutas deste campo devem ser articuladas às mais diversas lutas e movimentos sociais em prol dos interesses da classe trabalhadora, que se tornam indiretamente lutas pela saúde. A saúde também é reivindicada pelas lutas diretas, a exemplo do Movimento Operário Italiano, onde os trabalhadores se opuseram às condições insalubres de trabalho reclamando a posição de protagonistas em seu processo de saúde. No cenário brasileiro, o reordenamento econômico-político chega a na década de 90, com o Governo Collor (BEHRING, 2008), tendo as mesmas implicações negativas à saúde observadas internacionalmente somadas a problemas típicos dos países de “capitalismo tardio” (MELLO, 1982). Em Arapiraca, alguns desses elementos são introduzidos nos últimos 15 anos, a economia predominantemente rural tem dividido espaço com outros setores, como serviços e comércio, inclusive fazendo com que a cidade tenha figurado no 1ª lugar do ranking nacional na criação de postos de trabalho entre 2001 e 2015 (AMÂNCIO, BASTOS, 2016). Esse crescimento econômico precisa ser visto para além dos seus resultados imediatos, questionando-se a quem primordialmente beneficia e a qualidade dos postos de trabalho gerados. Isto é evidenciado nos relatórios estaduais que a 7ª Região de saúde apresenta os piores indicadores de saúde no trabalho no estado (ALAGOAS, 2014). Diante disso, o “Projeto de Extensão Saúde do Trabalhador: Fortalecendo o Protagonismo da Classe Trabalhadora” (PROSAT), que faz parte do “Programa Círculos Comunitários de Ações Extensionistas” (ProCCAExt), possui o objetivo de contribuir para fortalecimento do protagonismo dos trabalhadores de Arapiraca nas ações de saúde no trabalho. Assim sendo, neste trabalho temos o objetivo de realizar uma análise preliminar da experiência vivenciada no referido projeto. Vale ressaltar que, a iniciativa tem parceria com o Fórum Intersindical Saúde-Trabalho-Direito do Rio de Janeiro e o Curso Intersindical realizado no Departamento de Direitos Humanos e Diversidade Cultural (DIHS) da ENSP/Fiocruz; também contou com a parceria do Cerest/Arapiraca. DESCRIÇÃO: Sob essa perspectiva, o PROSAT, com concepção de “comunidade” ampliada, aproximou-se de sindicalistas dos principais setores econômicos da região e estudantes com intuito de formar multiplicadores atuantes em suas comunidades. O projeto teve como colaboradoras alunas dos cursos de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia da UFAL. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: O PROSAT tem início no primeiro edital do ProCCAExt em 2016. Porém as atividades aqui relatadas foram desenvolvidas no intervalo de novembro de 2018 a agosto de 2019. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada durante o desenvolvimento das ações extensionistas do PROSAT. RESULTADOS: Pensando em desenvolver e fomentar ações capazes de fortalecer o protagonismo da classe trabalhadora neste terceiro ano do PROSAT a sua execução foi dividida em três etapas: capacitação, planejamento e desenvolvimento dos cursos: História do Movimento Estudantil, objetivando estimular o contato com a Saúde do Trabalhador, movimento estudantil e consecutivamente movimento sindical, ofertado a 45 sindicalistas e estudantes com carga horária total de 40 horas; Curso de Introdução à Saúde do Trabalhador, para sindicalistas e estudantes, ofertado a 35 pessoas com carga horária de 40 horas, discutindo-se as temáticas de Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador, lutas pela saúde, riscos ambientais e legislação em Saúde do Trabalhador; e a oferta de uma oficina de produção sustentável de sabão para a Associação de Catadores de Arapiraca (ASCARA), que fez parte da curricularização da extensão no curso de graduação em Enfermagem pela UFAL, Campus Arapiraca. A oficina de produção de sabão foi ofertada na comunidade Mangabeiras no município de Arapiraca, vinculada à ASCARA, tornando-se acessível a todos os discentes matriculados na nova matriz curricular; com enfoque em Saúde e Ambiente esses discentes puderam junto a equipe do PROSAT planejar e implementar o desenvolvimento da oficina de sabão. APRENDIZADOS E ANÁLISE CRÍTICA: A experiência do PROSAT contribui, portanto, para o protagonismo da classe trabalhadora de Arapiraca nas lutas inespecíficas por saúde e, sobretudo, nas específicas por oportunizar o conhecimento sobre a relação trabalho-saúde, além de permitir a aproximação estudantil num universo dificilmente abordado com a importância que deveria na esfera do ensino, preparando-o para realidade fora dos muros da universidade, promovendo o protagonismo do trabalhador através do conhecimento perpetuado.
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