Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-32B - GT 32 - Trabalho, ambiente e saúde

30252 - DESENVOLVIMENTO DA PSICOTERAPIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL NO ACAMPAMENTO MARIA DA CONCEIÇÃO EM ITATIAIUÇU-MG, PERTENCENTE AO MST
LUCAS OLIVEIRA ALVARES - UEMG, REINALDO DA SILVA JÚNIOR - UEMG, MARIANA NUNES DE VASCONCELOS - UNIP


DESENVOLVIMENTO DA PSICOTERAPIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL NO ACAMPAMENTO MARIA DA CONCEIÇÃO EM ITATIAIUÇU-MG, PERTENCENTE AO MST.
A clínica ampliada de psicologia tem como propósito romper as barreiras conservadoras de uma psicologia elitista e fechada em uma sala de clínica convencional. É por maneira essencial, pensar em uma alternativa mais horizontal de estrutura social, rompendo, assim, barreiras neoliberais que não enxergam o Ser Humano com sua respectiva dignidade. Esboçando a práxis de uma perspectiva fenomenológica existencial no campo da psicologia comunitária, o projeto tem por força exercer a clínica ampliada como pesquisa em um ambiente de resistência, contra o comodismo da sociedade capitalista, primordialmente, por encontrar-se em meio à luta pela busca da reforma agrária.
O acampamento do MST Maria da Conceição é um ambiente propício para a elaboração de uma pesquisa voltada para a estruturação de uma clínica ampliada como meio de valorização do princípio constitucional da dignidade humana, visto que o ambiente, onde a comunidade do acampamento constrói, não possui cuidados psicológicos.
Como objetivos o trabalho se propõe a oportunizar a população do acampamento um atendimento psicológico adequado à realidade da comunidade. Praticas como discutir as condições de vida no acampamento, pensando suas qualidades e a saúde integral das pessoas, promover espaços de auto-conhecimento e contribuir com a conscientização social e a autonomia dos sujeitos.
A comunidade precisa de ser respeitada em sua dignidade, para isso se exalta a necessidade de valorização do saber, da subjetividade dos pacientes, promovendo seu Bem Estar. Este é um ponto chave para a construção de uma pesquisa científica que utiliza da pesquisa-ação como metodologia para produção acadêmica, pois assim o trabalho toma um ponto na pratica de ação e investigação na comunidade. Com atendimentos realizados individualmente, uma vez por semana, embasados no estudo bibliográfico da psicologia comunitária, como Alfredo Moffatt, Paulo Freire entre outros (as) autores(as).
Desta forma, a análise dos casos selecionados que compõem a clínica psicológica foi determinada a partir da demanda emergencial apresentada, com categorização feita a posteriori, baseada nos objetivos da pesquisa. A prática é aplicada pelo discente, em término de formação do curso de psicologia na UEMG - campus Divinópolis, Lucas Oliveira Alvares e assistida pelo docente Doutor Reinaldo da Silva Júnior.
O Acampamento é um ambiente de relações biopsicossociais, em que é moldada perante a luta contra os ideais capitalistas e a favor da reforma agrária, sendo uma psicologia em um ambiente alternativo do convencional, construindo uma terapia de resistência ao sistema bancário.
A perspectiva fenomenológica existencial justifica-se pelo desenrolar de sua teoria ser a elaboração filosófica existencial da consciência do individuo. Sua epistemologia se baseia em torno de uma discussão filosófica da compreensão da autonomia do individuo perante fatos no mundo, como se a abordagem trabalhasse o quesito da liberdade da arte de decisões sobre as opressões impostas por um sistema desumano de controle das massas, o capitalismo neoliberal. Sendo a fenomenologia excepcional para desenvolvê-lo da pesquisa cientifica no Acampamento dos anticapitalistas, o MST.
De maneira que a presente iniciação científica possibilita o trabalho científico em outros campos além da psicologia convencional acomodada em um sistema em que a desigualdade social influencia em seu publico, via de consequência, ensejando a valorização da humanidade, apresentando uma psicologia mais participativa e humanizada. Com o objetivo de realizar um estudo acadêmico, este projeto de pesquisa denota discussões acerca da experiência no assentamento visando estudos bibliográficos sobre a fenomenologia existencial em um contexto comunitário em práxis do oferecimento do atendimento clinico, selecionando alguns casos para estudo de casos, e por fim, dissertar sobre a proposta de uma psicologia em um ambiente anticapitalista.
Portanto, contribuindo para uma mudança social tanto na comunidade envolvida, quanto na produção científica, para a propagação visual da luta pela revolução agrária necessária no Brasil, reiterando a necessidade de valorização do saber, da subjetividade de cada paciente, promovendo seu Bem Estar, na saúde de seus indivíduos e na imagem de sua comunidade.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900