Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-32B - GT 32 - Trabalho, ambiente e saúde

30912 - ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ACIDENTES PERFUROCORTANTES EM HOSPITAL FEDERAL
ELINALDO LEITE QUIXABEIRO - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ, ÉLIDA AZEVEDO HENNINGTON - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA - ENSP/FIOCRUZ


Introdução: Os trabalhadores da saúde, em virtude de sua prática profissional, frequentemente estão expostos a riscos de acidentes envolvendo materiais perfurocortantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, anualmente ocorrem aproximadamente de três milhões de acidentes com materiais perfurocortantes para os 35 milhões de trabalhadores da saúde de todo o mundo. Análise epidemiológica descritiva e retrospectiva dos acidentes com perfurocortantes ocorridos no período de um ano no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) evidenciou a subnotificação desses eventos acidentários, a precariedade das informações e, mais do que isso a importância de aprimorar o processo de vigilância em saúde do trabalhador dos casos. Foi desenvolvido um plano de intervenção com foco na categoria profissional mais acometida e no setor de maior ocorrência desses eventos acidentários, identificados a partir de levantamento de Acidente de Trabalho (AT) com material perfurocortante, correspondendo, respectivamente, a equipe de médicos residentes e o setor Centro Cirúrgico. A elaboração do plano de intervenção propôs analisar o processo e as condições de trabalho com as equipes de saúde no local de maior ocorrência de AT, bem como construir com os trabalhadores, especialmente médicos residentes, estratégias de melhoria do sistema de notificação de AT, prevenção e acompanhamento dos casos.
Objetivo: Desenvolver plano de intervenção para contribuir no aperfeiçoamento do sistema de notificação, prevenção e acompanhamento de casos de acidentes perfurocortantes com foco nos médicos residentes que atuam em centros cirúrgicos do INCA.
Metodologia: Incluiu reuniões com gestores do Instituto, visitas ao centro cirúrgico e discussões com equipe de trabalho, reuniões com médicos residentes e staff e revisão do protocolo institucional de acompanhamento dos AT com material biológico.
Resultados: O início da construção do Plano de Intervenção envolveu a definição de ações estratégicas a partir do diagnóstico situacional dos acidentes com material perfurocortante no INCA, que incluiu: o levantamento epidemiológico com os AT com material perfurocortante, a revisão e atualização do protocolo institucional de acidente com material biológico, as visitas técnicas realizadas no centro cirúrgico do HC1 e as reuniões com os gestores e equipe de saúde.
O resultado destas ações possibilitou a discussão com a equipe médica no contexto da situação problema - a ocorrência dos acidentes com material perfurocortante com a equipe de médicos residentes e staff no centro cirúrgico-, durante uma reunião, da qual participaram 11 médicos residentes e 05 médicos staff.
Após as discussões, o grupo propôs três ações principais: formar grupo intersetorial para discussão das ocorrências dos acidentes e determinação de prioridades: abordar, sensibilizar e orientar os médicos residentes acerca dos acidentes com perfurocortantes no centro cirúrgico; e conhecer e aplicar experiência positiva em outras instituições.
Considerações finais: Apesar dos acidentes de trabalho com material perfurocortantes serem frequentes e inerentes a prática dos trabalhadores da saúde, o real diagnóstico sobre a ocorrência destes eventos, bem como as estratégias de prevenção e acompanhamento dos casos, ainda é um desafio por vários motivos.
Foi constatado no estudo um índice alto de trabalhadores que não notificam e/ou não dão continuidade ao seguimento recomendado pelo protocolo institucional. Esse dado foi justificado por alguns trabalhadores sob a alegação de desconhecimento da existência do protocolo, bem como do seguimento do fluxo de atendimento. Isto reafirma a necessidade de estratégias voltadas para melhor divulgação do protocolo e fluxo de atendimento aos trabalhadores, especialmente aqueles responsáveis pelo atendimento do trabalhador acidentado.
Ficou clara a necessidade não só de sensibilizar os trabalhadores para a importância da necessidade de notificação, de prevenção e de controle dos acidentes com perfurocortantes, como também do desenvolvimento de atividades de formação e de educação permanente que contemplem este tema no âmbito da instituição.
O estudo possibilitou observar o quanto é necessário melhorar o sistema de informação de AT pois informação de qualidade é um passo importante para subsidiar qualquer intervenção. Demonstrou também que existem inúmeros fatores causais e situações que favorecem a ocorrência dos acidentes e outros que dificultam o acompanhamento dos casos de AT. Reafirmou que uma das melhores ferramentas para melhorar o processo de vigilância em saúde do trabalhador é a escuta e a participação dos trabalhadores no processo de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900