Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-32D - GT 32 - Trabalho, saúde e estratégias de conhecimento

30097 - VULNERAÇÃO E INJUSTIÇAS AMBIENTAIS NA DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE NO TERRITÓRIO DE SUAPE, PERNAMBUCO/BRASIL
MARIANA OLÍVIA SANTANA DOS SANTOS - LABORATÓRIO DE SAÚDE AMBIENTE E TRABALHO/FIOCRUZ PERNAMBUCO/BRASIL E NÚCLEO CIÊNCIAS DA VIDA/UFPE, IDÊ GOMES DANTAS GURGEL - LABORATÓRIO DE SAÚDE AMBIENTE E TRABALHO/FIOCRUZ PERNAMBUCO/BRASIL, LIA GIRALDO DA SILVA AUGUSTO - LABORATÓRIO DE SAÚDE AMBIENTE E TRABALHO/FIOCRUZ PERNAMBUCO/BRASIL


Pernambuco tem ampliado o Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS) mediante a construção de novas indústrias financiadas pelo modelo desenvolvimentista do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Essa reconfiguração tem ocasionado profundas transformações políticas, socioeconômicas e culturais, gerando conflitos socioambientais, repercutindo negativamente na qualidade de vida nos territórios e na saúde da população local. O objetivo da tese de doutorado foi compreender os processos de vulneração, conflitos e injustiças ambientais e suas implicações na determinação social da saúde da população que vive e trabalha nos territórios afetados de Suape/Pernambuco – Brasil. Como objetivos específicos: a)Mapear os conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde nesse território; b) Caracterizar as redes sociais que atuam no enfrentamento dos processos de vulneração e compreender as suas relações para efetivação de políticas públicas e estratégias de ação em saúde nesse território; c)Analisar a percepção dos sujeitos afetados quanto aos aspectos dos conflitos, injustiça ambiental e vulneração do ambiente e da saúde; d)Desenvolver um documentário como instrumento de comunicação social para auxiliar o empoderamento das comunidades.
A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da ciência militante por incorporar ao estudo científico diferentes formas de saberes e construção de agendas coletivas junto e com os movimentos socioambientais do contexto de estudo, voltado para os interesses dos grupos vulnerabilizados pelos empreendimentos em territórios de vida e trabalho. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, seguindo princípios da abordagem ecossistêmica em saúde e da triangulação de métodos. A pesquisa foi desenvolvida no período de maio de 2013 a março de 2017 nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, que conformam o Território Estratégico de SUAPE (TES), no estado de Pernambuco, Brasil. Os sujeitos incluídos no estudo foram compostos por algumas das redes sociais que se relacionam com CIPS a partir diferentes segmentos: população local, sociedade civil organizada, controle social, meios de comunicação, instituições públicas e de ensino superior e pesquisa.
Como resultados: 1) foi realizado um mapeamento dos conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde, identificando 49 situações de conflitos socioambientais gerados pelo CIPS; 2) Caracterização de duas redes sociais que atuam no enfrentamento dos processos de vulneração - o Fórum Suape - Espaço Socioambiental e a Rede de Saúde do Trabalhador de Pernambuco - suas atuações para efetivação de políticas públicas e estratégias de ação em saúde; 3) Análise da percepção das mulheres moradoras de 9 comunidades em relação ao processo de industrialização e vulneração do ambiente e da saúde; 4) desenvolvimento do documentário Suape, desenvolvimento para quem? e realização de 16 cinedebates como estratégia de comunicação social para auxiliar o empoderamento das comunidades. O desenvolvimento deste trabalho na perspectiva de uma abordagem ecossistêmica possibilitou uma melhor aproximação dos contextos e das redes sociais onde se dão os processos da determinação social da saúde e contribuiu para a promoção de intervenções para a resolução de problemas complexos relacionados a vulneração das populações, compreendendo questões de saúde humana, conflitos e injustiças ambientais.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900