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Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-32D - GT 32 - Trabalho, saúde e estratégias de conhecimento

30401 - PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE QUANTO A IMPORTÂNCIA DO CURSO INTRODUTÓRIO PARA O TRABALHO JUNTO A COMUNIDADE
MARLA SAMARA DE CARVALHO LEAL - UNIFOR, CHRISTINA CÉSAR PRAÇA BRASIL - UNIFOR, INAÊ EVANGELISTA RODRIGUES - UNIFOR, FRANCISCA FRANCISETE DE SOUSA NUNES QUEIROZ - UNIFOR, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIFOR


PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE QUANTO A IMPORTÂNCIA DO CURSO INTRODUTÓRIO PARA O TRABALHO JUNTO A COMUNIDADE
INTRODUÇÃO
A formação profissional em saúde torna os trabalhadores sujeitos de suas ações na sociedade, sendo fundamental que estes sejam instrumentalizados com conhecimentos consistentes e contextualizados para a promoção da saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Agente Comunitário de Saúde (ACS)tem grande proximidade da comunidade,integrando uma equipe multiprofissional.O curso introdutório para o ACS é necessário para a melhor atuação e fortalecimento da Atenção Primária. É obrigatório por lei que concluam o curso para atuar em campo, visto que o seu papel social é de grande relevância para as mudanças das práticas de saúde junto à população. A qualificação do ACS configura-se como um dos muitos desafios do SUS. Para isso, o Ministério da Saúde estabeleceu os conteúdos necessários ao curso introdutório, com carga horária mínima de 40 horas, incluindo: políticas públicas de saúde; organização do SUS; legislação específica ao cargo; estratégias de comunicação; competências e atribuições; ética; cadastramento e visita domiciliar; promoção e prevenção em saúde; e território, mapeamento e dinâmicas da organização social.Nesse sentido, são requeridas reflexões quanto a importância da qualificação inicial e continuada desse trabalhador. Acredita-se que as percepções do ACS sobre a sua formação introdutória poderá subsidiar os gestores da saúde a buscarem investimentos para a melhoria desse processo e da sua atuação junto à comunidade.
OBJETIVO
Verificar as percepções dos agentes comunitários de saúde quanto a importância do curso introdutório para o trabalho junto à comunidade.
METODOLOGIA
Realizou-se uma pesquisa de natureza analítica e transversal com abordagem quantitativa,de agosto a outubro de 2018, nas 28 Unidades Básicas de Saúde das seis Áreas de Vigilância à Saúde do município de Maracanaú, Ceará, Brasil. Participaram do estudo 200 ACS, 185 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, alocados nas equipes da Estratégia Saúde da Família. A amostra foi selecionada mediante convite e constituída por conveniência, não tendo sido realizado cálculo amostral. Na coleta de dados, aplicou-se um questionário sobre o “Perfil socioeconômico e Percepção dos Agentes Comunitários de Saúde sobre a Formação Profissional”, em encontros realizados nas unidades de saúde onde atuavam os participantes.Ademais, a pesquisadora elaborou um diário de campo para registrar os relatos dos participantes e as vivências durante a execução do estudo. Para análise dos dados, adotou-se o programa estatístico StaticalPackage for Social Sciences (SPSS), versão 20.0, com a elaboração de tabelas e a aplicação de testes estatísticos. Os relatos emergentes foram analisados a partir da análise de conteúdo na modalidade temática, os quais ilustram os resultados e reforçam os achados quantitativos. O estudo está de acordo com a Resolução do CNS n° 466/12 e foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza sob o parecer nº 2.790.475.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A faixa etária predominante da amostra é de 31 a 50 anos (72,5%), 64,5% têm ensino médio completo, seguido por 30,5% com nível superior completo ou incompleto;predominando essa formação nas áreas de saúde (enfermagem) e de humanas (serviço social), com 26% e 54%, respectivamente. Dentre os participantes, 45,5% possuem formação em auxiliar e/ou técnico de enfermagem e 86% conhecem e realizaram o curso introdutório para ACS no período da admissão. Apesar de a maioria ter realizado este curso, o percentual de 14% dos que não o realizaram requer um olhar atendo dos gestores do município em questão, visto que o ACS consideram “muito difícil” atuar no território sem as noções básicas apresentadas durante essa etapa da formação. Esses trabalhadores reconhecem as contribuições dadas pela equipe multiprofissional, especialmente pelos enfermeiros (77%), na realização do curso introdutório. A importância atribuída pelos ACS ao Curso Introdutório, em seus relatos, perpassa pelos seguintes aspectos: melhor compreensão da dinâmica do trabalho e da rotina do ACS por meio de atividades teóricas e práticas; imprescindível para a atuação na atenção básica; e excelente qualidade do material didático e dos instrutores. Estes aspectos mostram os reflexos do Curso Introdutório na execução e na qualidade do trabalho junto à comunidade.
CONCLUSÃO
Os ACS apontam a relevância da formação introdutória para o exercício profissional, destacando que essa qualificação não pode acontecer de forma isolada e descontextualizada. As evidências trazem à tona uma reflexão sobre a forma como está se realizando essa formação, mostrando ser imprescindível investir em estratégias que possibilitem a atualização dos conhecimentos e o aperfeiçoamento contínuo das habilidades para o desempenho das funções dos ACS, o que é essencial para a qualidade do trabalho na atenção básica.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

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