30/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-32G - GT 32 - Produção de saúde, acidentes e agravos no trabalho |
30445 - CAFÉ LITERÁRIO: ESPAÇO DE ESTUDO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE NA 5ª GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DA PARAÍBA. RAVENA DE FARIAS SILVA - SESPB
INTRODUÇÃO: A educação permanente dos profissionais da área da saúde requer empenho, aprimoramento e motivação de todos os trabalhadores envolvidos, ressaltando a sua importância para o fortalecimento do processo de trabalho, SARDINHA (2013). A Educação Permanente em Saúde (EPS) trabalha com ferramentas que buscam a reflexão crítica sobre a prática cotidiana dos serviços de saúde, caracterizando um processo educativo que incentiva as mudanças nos processos de trabalho e nas ações em saúde, CAROTTA, F., KAWAMURA, D., SALAZAR, J. (2009). O “Café Literário” é um espaço dedicado ao estudo das legislações vigentes na área da saúde, ao planejamento estratégico das ações e serviços a serem desenvolvidos e/ou implementados na Região do Cariri Ocidental, análise e planejamento do processo de trabalho desenvolvido pelos profissionais que integram este estabelecimento de saúde, bem como, espaço para avaliação contínua das ações individuais e coletivas dos profissionais envolvidos, para a qualificação dos serviços prestados aos 17 municípios de abrangência, baseando-se em diagnósticos situacionais da região. Neste contexto, observa-se que a partir da intensificação do processo avaliativo na prática cotidiana dos profissionais envolvidos neste projeto, obteve-se melhorias no processo de trabalho dos participantes, justificando-se pelo fator que, todas as ações e serviços passam por um processo de programação e planejamento compartilhado. OBJETIVOS: Relatar a experiência da implantação do Café Literário, tendo como parâmetro a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS). Envolver os Apoiadores Regionais, Apoiadora Institucional e Gerente Regional de Saúde nas discussões, no planejamento e na avaliação da saúde a nível regional; Refletir sobre a prática adotada no trabalho desenvolvido pela Gerência na Região de Saúde; Construir propostas de capacitação, sensibilização e outras intervenções, visando a formação de Gestores Municipais de Saúde e trabalhadores do SUS na região do cariri ocidental. METODOLOGIA: Trata-se da implantação do Café Literário na 5ª GRS, que tem sua sede no município de Monteiro, tendo sido implantado há cerca de um ano, até os dias atuais, acontecendo semanalmente às segundas-feiras no turno da tarde. Participam do espaço de estudos, a Gerente Regional de Saúde, as Apoiadoras Regionais e a Apoiadora Institucional, dispondo da contribuição de outros técnicos da mesma instituição mediante à conteúdos relacionados ao processo de trabalho, favorecendo debates e maiores esclarecimentos de temas relacionados a áreas específicas. RESULTADOS: A experiência com a implantação do Café Literário na 5ª GRS, possibilitou maior integralidade no trabalho em equipe, resolutividade das demandas, aperfeiçoamento técnico destes profissionais no auxilio aos municípios integrantes da região e espaço para avaliação das práticas profissionais. Observou-se que a equipe desenvolveu, gradualmente, maior comprometimento com as demandas e agendas compartilhadas durante o espaço de estudos, bem como, promoção das capacidades técnicas puderam ser implementadas progressivamente. Um aspecto de grande relevância, está relacionado a implementação e incentivo à ação Pedagógica, com a motivação da EPS como fator de mudança no processo de trabalho, corroborando com Ceccim (2005, p.161) que diz que a Educação Permanente em Saúde, ao mesmo tempo em que disputa pela modernização diárias das práticas, se inclui em uma construção de relações e processos desde o interior das equipes em atuação coletiva, acarretando seus agentes, às práticas organizacionais, resultando a instituição e/ou o setor às práticas interinstitucionias e/ou intersetoriais. O processo de avaliação do trabalho, foi aplicado com maior eficácia, visto que, as avaliações só eram realizadas trimestralmente, com a conclusão e encaminhamento dos relatórios de cada apoiador à Gerente Regional e esta, após consolidação dos Relatórios, realizava a avaliação e encaminhava relatório consolidado à Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com Silva e Formigli (1994), “na prática cotidiana dos serviços de saúde no Brasil, a avaliação não é feita rotineiramente ou, pelo menos, enfrenta dificuldades metodológicas e operacionais não respondidas completamente no plano da investigação”. Ainda insuficientes, produzem poucas intervenções capazes de modificar uma dada situação de saúde. CONCLUSÃO: Conclui-se que a partir da implantação desse espaço de estudos dentro da Gerência, pôde-se observar maior integralidade entre os profissionais que estão diretamente apoiando aos municípios no processo de fortalecimento das ações e serviços da saúde em todo o território, visto que, a partir da maior integralidade do trabalho em equipe, as soluções começaram a ser pensadas coletivamente.
Palavras Chaves: Educação em Saúde; Integralidade; Grupo de estudos.
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