30/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-1D - GT 1 - Saúde das populações do Campo, Floresta e Águas: Formação Crítica, Participação Social e Vigilância Popular |
30753 - EDUCAÇÃO POPULAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE MICHELE NEVES MENESES - PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE. FACULDADE DE MEDICINA.UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. MOPS-RIO GRANDE. ANEPS-RS. PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE., RAMONA FERNANDA CERIOTTI TOASSI - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE. FACULDADE DE MEDICINA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL.
Apresentação: A construção dos caminhos da Educação Popular em Saúde vem se consolidando por meio de ações desenvolvidas por movimentos sociais, profissionais de saúde, em um movimento de construção e efetivação do SUS. Em outubro de 2013, o Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) vem para sensibilizar e qualificar profissionais da saúde quanto à Educação Popular em Saúde. Buscou favorecer a atuação dos trabalhadores nos processos de conquista de direitos à saúde da população e no fortalecimento da participação social. A proposta de realização do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) é uma das estratégias prioritárias do plano operativo da Política Nacional de Educação Popular para o Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Objetivo: Esta pesquisa de Mestrado Profissional teve por objetivo compreender o significado da experiência de formação no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) para Agentes Comunitários de Saúde, no município do Rio Grande – Rio Grande do Sul. O estudo também traz para a discussão uma estratégia de educação na saúde que tenha como eixo a participação popular, comunitária e efetiva da população para a construção de uma proposta de saúde e vida digna. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa (estudo de caso), realizado com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e gestores municipais de saúde e do curso, sobre o significado da experiência do EdPopSUS. Entrevistas semiestruturadas individuais foram realizadas, além da análise das cartas de expectativas inicial e final de cada educando e do material didático do curso. Participaram da pesquisa 17 educandos que finalizaram o curso em 2017 e quatro gestores envolvidos, totalizando 21 participantes. A amostragem foi intencional e o tamanho da amostra foi definido pelo critério da saturação. O material textual produzido na pesquisa foi interpretado pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O curso trouxe aos ACS aprofundamento de conhecimentos no âmbito da promoção e educação em saúde, práticas fundamentais para os trabalhadores da Atenção Básica. Também sensibilizou e ampliou o olhar do ACS para o trabalho com as comunidades, principalmente relativo aos saberes e fazeres populares, que foi adquirido ao longo do curso e a partir do reconhecimento histórico e cultural de cada comunidade. Possibilitou o reconhecimento de atores historicamente invisibilizados nos territórios pelo sistema de saúde institucional como, por exemplo, as benzedeiras. Os ACS perceberam os conhecimentos de Educação Popular como um ato criador. Sendo o desdobramento de um processo vivencial que é um processo político, social, amoroso, libertador e pedagógico. Houve a valorização das vivências pessoais e profissionais dos ACS e o aprendizado do ouvir o outro e do ouvir-se, em um exercício contínuo de ação-reflexão-ação. As saídas de campo, as rodas de conversa da Educação Popular e as ‘Tendas do Afeto Popular’, ambas atividades mediadas pelo educador popular em uma proposta de problematização da realidade, foram destacadas como potencialidades do curso. Os ACS reconheceram aprendizagens significativas no resgate das memórias, práticas e saberes populares construídos nas tradições familiares e sociais de suas comunidades. Considerações: A Educação Popular foi reforçada, nesta pesquisa, como uma prática pedagógica e social que fortalece pessoas, movimentos, equipes, práticas de cuidado e, portanto, o próprio SUS. Processos de formação na saúde fundamentados na Educação Popular devem envolver não apenas uma categoria profissional e, sim, todos os integrantes das equipes de saúde, para que possam ter oportunidades compartilhadas de aprendizado. O EdPopSUS contribuiu com novos elementos para a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, incorporando ao processo de trabalho do ACS fundamentos da Educação Popular. A qualificação profissional dos trabalhadores do SUS deve ser permanentemente estimulada e promovida pelos gestores por ser um componente fundamental no processo de transformação qualitativa dos serviços de saúde pública no Brasil. Todos que passam pelo experenciar da Educação Popular – das leituras às ações, das cirandas às vivências em comunidades – possuem mãos fortes e firmes, fazendo com que ninguém seja perdido no caminho. Ninguém soltará a mão de ninguém! As vozes caladas serão ouvidas, os sentimentos serão mais fortes do que a racionalidade sem vida. Haverá resistência viva! O EdPopSUS é uma dessas resistências.
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