Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 13:30 - 15:00
CB-1A - GT 1 - Estudos com abordagens teóricas e metodológicas com diversos sujeitos em situação de vulnerabilidade

30987 - A LITERATURA COMO CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PESSOAL NA 3ª IDADE
MARIA TERESA MENDONÇA DE BARROS - UNIFESP, PROF. DR. DANTE MARCELLO CLARAMONTE GALLIAN - UNIFESP


Apresentação
O presente projeto visa investigar e avaliar o impacto de um Laboratório de Leitura, sobre um grupo da terceira idade frequentador da UATI (Universidade Aberta da Terceira Idade) da EPM-UNIFESP, verificando a viabilidade de ser uma linha de trabalho adequada para um grupo de idosos, criando um espaço de trocas e de expressão pessoal para os participantes.
Para poder entender melhor o grupo, participei de alguns encontros e me deparei com um grande desafio: estava diante de um grupo de mais de sessenta pessoas acima de sessenta anos, com diferentes níveis de instrução e experiências de vida. Muitos ali tinham pouca familiaridade com a leitura e a literatura, enquanto que outros eram pessoas com grande bagagem intelectual.
Escolhi um conto de Karen Blixen - “O mergulhador”. É um conto situado em outro tempo e outro espaço, fora da realidade atual, trazendo uma atmosfera de magia. É um relato em dois tempos, que traz como personagem central um jovem estudante de teologia árabe que, no primeiro momento, está envolto em um imaginário de anjos e pássaros. Já na segunda parte do conto, ele agora já é um homem mais maduro e tornou-se um mergulhador de pérolas. O conto traz em seu bojo uma reflexão sobre as mudanças da vida e da visão de mundo que as adversidades provocam no personagem central, promovendo um ponto de partida para discutir com o grupo participante do Laboratório de Leitura sobre decepções e redirecionamentos necessários no momento de vida por que passam.
Objetivos
O projeto do Laboratório de Leitura visa avaliar em que medida uma atividade de leitura baseada na experiência estética e reflexiva pode contribuir para uma melhoria na qualidade de vida dos participantes da UATI (Universidade Aberta da Terceira Idade) enquanto meio de despertar a consciência, promover um espaço de socialização e humanização, permitindo, além disso identificar quais são os fatores que foram mobilizados emocionalmente e quais mudanças puderam ser percebidas depois da atividade.
É um caminho situado na confluência de uma experiência vivencial que privilegia a busca de um novo olhar que permita um bem-estar, principalmente em uma fase de vida onde se depara com muitas perdas, muitas limitações e muitos medos existenciais como é o caso do grupo eleito para esta pesquisa, ou seja, a terceira idade.
Metodologia
A metodologia do experimento será aquela do Laboratório de Humanidades já descrita e testadametodologia do experimento será aquela do Laboratório de Humanidades, já descrita e testada anteriormente publicados, objeto de teses de doutorado e dissertações de mestrado de vários participantes do CeHFi (Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da UNIFESP). Ela propõe um trabalho de grupo dividido em 3 partes, com no mínimo 3 encontros. Iniciamos com um encontro para as Histórias de Leitura, onde os participantes falam sobre a sua experiência de leitura individual. O segundo encontro é utilizado para um itinerário de discussão, iniciando-se com um breve resumo do que foi a discussão inicial e depois partimos para os comentários dos participantes em relação ao que leram e às conexões como a própria experiência de vida. A terceira fase consiste nas histórias de convivência, que falam de como foi sentida a experiência do laboratório e o que os participantes levam para a sua vida pessoal. O objetivo é fechar o ciclo em um encontro que permite a cada participante refletir sobre o que vivenciou nas fases anteriores e produzir um relato escrito sobre a experiência.

Resultados e discussão
Os resultados são, em primeiro lugar, a construção de um momento de reflexão dentro do contexto de discussão que se segue à leitura sobre o que foi mobilizado pessoalmente e dentro do grupo. Isto permitiu um novo olhar sobre o próprio momento de vida. O segundo resultado foi a criação de um espaço para manifestar sentimentos e opiniões, falar sobre si e escutar a manifestação de outros, desenvolvendo uma atitude mais participativa e tolerante frente à diversidade de experiências pessoais, ampliando a consciência da própria subjetividade e a dos colegas. Finalmente, o terceiro resultado foi criar um incentivo para a leitura e o incentivo para outras experiências semelhantes.

Conclusões/Considerações Finais
Esta foi uma primeira experiência que pretendo transformar em uma análise mais profunda na dissertação de mestrado que inicio. Ela mostrou-se positiva e o impacto foi bem significativo, despertando interesse e trazendo depoimentos emocionantes e emocionados da parte de alguns participantes.
O grupo mostrou-se interessado e participativo. Citando a fala de uma das idosas, ela disse ter entendido que “somos mergulhadores em busca das pérolas de nossa existência”. Acredito que a pesquisa vai me trazer muitas outras pérolas de sabedoria e reflexão.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900