29/09/2019 - 13:30 - 15:00 CB-1A - GT 1 - Estudos com abordagens teóricas e metodológicas com diversos sujeitos em situação de vulnerabilidade |
31136 - MÚSICA E ARTE COMO PROMOÇÃO DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA FRANCISCA BERTILIA CHAVES COSTA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, SILVIA HELENA DE AMORIM MARTINS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, LUIZA VALESKA DE MESQUITA MARTINS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, PATRÍCIA DO CARMO LIMA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, LEONARDO LIMA ALEIXO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ANTÔNIA MICHELLY CASTRO GOMES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, JULY GRASSIELY DE OLIVEIRA BRANCO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, LUIZ ADRIANO TORRES DE SOUSA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Contextualização: Diante da ampliação do conceito de saúde, assim como do desenvolvimento e implementação do Sistema Único de Saúde, a promoção da saúde tem recebido merecido destaque. A partir de então diversas áreas de conhecimento iniciaram uma estruturação de suas práticas voltadas para a prevenção de doenças, assim como a promoção da saúde, com estratégias significativas no desenvolvimento de ações que vão além do simples repasse de informações (COSCRATO; PINA; MELLO, 2010). Uma dessas estratégias, representada por um modelo lúdico, para a promoção da saúde, corresponde a utilização da música. Observa-se que a música se constitui como um recurso importante para o autocuidado ao promover relaxamento, bem-estar e prazer por interagir consigo mesmo e com o outro (ZANETTINE et al, 2015). Objetivo: Relatar a experiência vivenciada no contexto da promoção da saúde por meio da música em uma escola de aplicação situada no nordeste do Brasil. Descrição e período de realização: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado de outubro a novembro de 2018. A escola em questão oferta educação infantil e ensino fundamental I. A prática foi fundamentada na perspectiva de ofertar a promoção da saúde nos espaços educacionais, tendo como referência o Programa Escola Promotora de Saúde. O relato ora apresentado corresponde as vivências realizadas por um grupo de pesquisa de uma instituição de ensino superior, diante do projeto de extensão universitária, intitulado “Promoção da Saúde na Escola – intervenções educativas”. O desenvolvimento da ação aconteceu em cinco momentos: 1. Apresentação da equipe executora, apresentação dos objetivos e explicação da atividade a ser realizada; 2. Avaliação das emoções das crianças por meio de emojis; 3. Ouvindo a música “Aqui e Agora”; 4. Realização de um desenho por cada criança; 5. Avaliação das emoções da criança por meio dos emojis. Resultados: Foram realizados oito encontros com crianças de seis a 12 anos, em suas respectivas turmas escolares. Inicialmente foi cedido um espaço pelo professor das respectivas turmas, sendo explicado acerca do projeto de extensão para os alunos, assim como para o professor presente, realizado ainda a apresentação da equipe executora, explicação dos objetivos e a ação a ser realizada. Após essa interação inicial fora realizado uma avaliação das emoções de cada criança naquele momento, essa avaliação foi realizada a partir de emojis (carinhas que demonstrava sentimentos). Cada criança recebia uma ficha com os emojis que tinham a seguintes expressões: péssimo, zangado, não sei, alegre e radiante. De posse dessa cada criança de forma individual marcou e/ou pintou a carinha que a representava naquele momento. Após esse momento colocou-se uma música “Aqui e Agora” por três vezes para que as crianças ouvissem, após ouvirem a música cada participante recebeu uma folha de papel em branco e lápis para colorir para desenharem livremente em 30 minutos. Diante de estudos realizados observou-se que música é capaz de exercer influência no humor das pessoas, bem como em sua saúde física (ZANETTINI et al, 2015). Assim, afirma-se, além dos seus benefícios para as emoções, encontram-se também efeitos positivos nas funções cognitivas e no comportamento, como a melhora do humor, do sono, da motivação, da autoconfiança, diminuição da ansiedade, auxílio no combate à tensão e na eliminação do estresse (MELO, 2011). Após a finalização dos desenhos, esses foram entregues a equipe executora. Ao final da atividade novamente as crianças fizeram a avaliação com os emojis como forma de expressar suas emoções após a realização da atividade. De posse dos desenhos feitos houve um momento para avaliação desses, na qual observou-se a presença marcante que para elas o melhor lugar do mundo era a escola, pois muitas delas tinham medo da violência fora dos muros escolares. Vale ressaltar que para a realização dessa ação ocorreram limitações significativas, como: a dispersão e falta de concentração de alguns alunos para pararem e ficarem ouvindo a música inicialmente. Já na hora de desenhar, a equipe executora tinha que ficar próxima de alguns alunos, pois não conseguiam compartilhar seus lápis de colorir de forma espontânea. Aprendizagens e análise crítica: Modelos que proporcionem uma interação coletiva entre os escolares, assim como reflexões acerca de seu contexto social devem ser incentivadas de forma contínua. O ambiente escolar é um espaço de melhor desenvolvimento dessas atividades. Dentro desse contexto a música exercer forte influência por proporcionar aos alunos momentos de escuta e de aproximação consigo mesmo, se realizado rotineiramente. Para a equipe executora da atividade foi um momento ímpar que que fosse possível um olhar crítico e reflexivo sobre a promoção da saúde de crianças.
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