Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-1B - GT 1 - Saúde das populações do Campo, Floresta e Águas: Formação Crítica, Participação Social e Vigilância Popular

31212 - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE (NEPS): PROTAGONIZANDO A FORMAÇÃO PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO
KARINE DE OLIVEIRA GOMES - UFV/CRP


Contextualização
Este relato retrata uma experiência de quase dez anos como professora universitária. Desde a realização do curso de especialização em “Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde” a metodologia ativa de ensino aprendizagem vem permeando e embasando o trabalho em todas as disciplinas que ministro, buscando alcançar os seguintes objetivos: 1) instigar a participação ativa dos estudantes na construção da aprendizagem; 2) incentivar a corresponsabilidade na condução do processo formativo; 3) empregar a avalição processual e 4) acessar o campo subjetivo dos sujeitos envolvidos no processo. Ao longo desta prática, percebi que o cuidado com a forma de ensinar, visando sempre potencializar o aprendizado de todos os estudantes, gerava um sentimento de acolhimento naqueles sujeitos que apresentavam maior dificuldade de aprendizado ou que simplesmente não conseguiam acompanhar o ritmo da turma. Neste sentido, percebia que muitos estudantes acabavam por estabelecer um vínculo e uma relação de confiança comigo, criando expectativas quanto à possibilidade de realizarem trabalhos extracurriculares que pudessem contribuir tanto com sua formação acadêmica profissional quanto com a construção de uma sociedade menos desigual. Visando dar corpo a essa perspectiva, criei o Núcleo de Educação Popular e Saúde (NEPS) na Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV/CRP).

Descrição
O NEPS conta com a participação de 8 discentes, 1 pedagoga e 4 docentes vinculados à instituição. Com a sua criação pude ampliar o escopo das minhas atividades no uso da metodologia ativa, que, até então, estavam restritas às disciplinas, propiciando a transposição dessa perspectiva para um trabalho sistematizado com potencial para agregar mais estudantes e profissionais da instituição, assim como outros atores sociais para além do espaço acadêmico. Ao conjugar a realização de ações teóricas e práticas, dentro e fora do ambiente universitário, o NEPS possibilitou a realização do grande sonho de iniciar um trabalho com a Educação Popular. Assim, comecei a desenvolver atividades voltadas para a promoção do autoconhecimento e da autonomia dos estudantes na construção do aprendizado, de forma que os membros do NEPS pudessem aprimorar não apenas o conhecimento técnico-científico, como também sua capacidade de se relacionar com as pessoas, para acolhê-las de forma mais sensível, humana e cuidadosa.

Período de realização
O NEPS foi criado em março de 2018, e desde então, realizamos encontros semanais.

Objetivo
O NEPS se propõe a promover a valorização dos saberes, a construção compartilhada do conhecimento e o fortalecimento do protagonismo dos seus membros por meio da aplicação da proposta da Educação Popular e da utilização de metodologias ativas como orientadoras do processo pedagógico. Este espaço também busca fomentar a aproximação entre a universidade e a comunidade local, pensando tanto nas instituições municipais quanto na população, visando intensificar o sentido e a compreensão dos conteúdos de forma mais aplicada à prática, qualificando, assim, a trajetória formativa dos estudantes ao longo do curso.

Resultados
É notável o aprimoramento da capacidade de leitura, interpretação e escrita acadêmica dos estudantes que participam do NEPS, além do aperfeiçoamento da sua comunicação e habilidade para se expressarem em público. Outro resultado importante foi a ampliação da percepção dos estudantes sobre os problemas sociais, que incentivou, em paralelo, um senso de justiça e uma maior consciência do seu papel para a mudança deste cenário. A prova disso foi a proposição de dois projetos por estudantes vinculadas ao NEPS, ambos aprovados com bolsa, sendo um projeto de pesquisa em ensino (Oh de casa! A visita domiciliar como estratégia prática e social de formação dos discentes do curso de Nutrição da UFV/CRP) e outro de extensão (SUStentar: promovendo a troca de saberes para fortalecer o cuidado em saúde), que se encontram em andamento.

Aprendizados
O NEPS se mostrou como um espaço potencialmente capaz de contribuir com a implantação de um processo educacional crítico-reflexivo, porque fomentou formas coletivas de aprendizado e de investigação, aprimorou a análise crítica sobre a realidade e aperfeiçoou nos estudantes sua percepção sobre as estratégias de luta e enfrentamento dos problemas sociais.

Análise crítica
A viabilidade da aplicação de metodologias ativas de ensino aprendizagem e da Educação Popular nas instituições de ensino superior ainda são desafios a serem superados para que experiências como a do NEPS possam florescer em outros cenários. Talvez porque a transformação revolucionária abrigada em ambas as propostas seja algo que ainda pareça utópico e impossível de se alcançar na prática, mas, como disse Mário Quintana:
“Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!”

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900