Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

30/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-36D - GT 36 - Eixo 3 – Sistemas de Saúde e Tradições de Cura no Brasil: descolonização de saberes e práticas emancipatórias.

30727 - A EXPERIÊNCIA DE SISTEMATIZAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS QUALITATIVOS SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE CUIDADO TRADICIONAIS PROVENIENTES DO ENCONTRO DE SABERES DA CAATINGA
FRANCISCO JAIME RODRIGUES DE LIMA FILHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DA CIDADE DO PAULISTA, ISLÂNDIA MARIA CARVALHO SOUSA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES - FIOCRUZ/PE, RENÉ DUARTE MARTINS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PERNAMBUCO - UFPE CAV, RAFAELLA MIRANDA MACHADO - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES - FIOCRUZ/PE, ALESSANDRA MARIA MONTEIRO E SILVA - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES - FIOCRUZ/PE, ÉLIDA DIAS CÂNDIDO - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES - FIOCRUZ/PE, MARIA JOSÉ DA SILVA - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/UPE


CONTEXTUALIZAÇÃO: A pesquisa social preocupa-se em compreender a forma como as pessoas espontaneamente se expressam, desvelando a maneira como elas enxergam a si mesmas e aos demais. Apoia-se na utilização de dados sociais, originados a partir de processos comunicativos, que podem ser captados por intermédio de textos, imagens e sons, gerando interpretação qualitativas que se configuram como recursos adequados para análise desses materiais. Cabe salientar que para além de pensar na forma, no método de captação dos dados qualitativos e na sua interpretação, é também importante refletir acerca das maneiras pelas quais eles serão armazenados, o que pode facilitar o seu acesso para a produção de conhecimento.
DESCRIÇÃO: O evento conhecido como “Encontro de Saberes da Caatinga”, ocorre anualmente na cidade do Exu-PE, desde o ano de 2017, e conta com a participação de sujeitos detentores de saberes populares provenientes da Chapada do Araripe, dentre eles raizeiros e raizeiras, que produzem remédios a partir de plantas medicinais; rezadores e rezadeiras, pessoas que curam por intermédio das rezas e orações e as parteiras, responsáveis pelos cuidados obstétricos na região. A chapada do Araripe é uma formação que corta os estados do Pernambuco, Ceará e Piauí. Possui uma floresta nacional e área de proteção ambiental, que garante rica diversidade ecológica e cultural. Tal evento é organizado pela ONG Caatingas e Rede de Agricultores Experimentadores do Araripe, dentre outros atores importantes naquela região, contando com o apoio do Instituto Aggeu Magalhães/FIOCRUZ-PE. Tem como propósito visibilizar e preservar o conhecimento que esses indivíduos detêm e funciona com a dinâmica de considerar estas pessoas como protagonistas de um processo de trocas de experiências, vivenciados geralmente durante três dias de evento em cada edição. Durante o encontro ocorrem rodas de conversas com cada grupo de protagonistas. Nestes espaços os sujeitos dialogam sobre as suas experiências de cuidado e cura, sob mediação. Durante esse processo, ocorre o registro de áudio destas conversas, assim como o registro fotográfico e de vídeo. Um dos desdobramentos de todos os dados coletados durante o evento diz respeito à criação de materiais que divulgam essas sabedorias na região, como a produção de cartilhas sobre as práticas de cura e cuidado. Durante a coleta de informações e produção de novos materiais, os organizadores do Encontro compreenderam a riqueza destes dados e então resolveram organizá-los em um banco de dados qualitativos. O mesmo foi estruturado e mantido em um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos online (Google Drive), estando dispostos em pastas de acordo com a edição do evento e a natureza dos documentos (vídeo, áudio, fotografia, cartilhas, transcrições de entrevistas e rodas de conversa), o que facilita o acesso à informação a depender do interesse do pesquisador(a). Para tanto, cada um dos responsáveis por coletar informações durante o evento realizava a entrega dos dados a uma pessoa de referência, ao final de cada dia do evento. Assim cada arquivo foi catalogado, recebendo uma denominação de acordo com o seu tipo. Para facilitar o delineamento do banco, uma planilha de Excel foi construída, na qual cada um dos arquivos está descrito de acordo com a sua natureza, ano de captação, responsável pela captação e pasta onde está armazenado. Desse modo, pode-se filtrar o conteúdo que se deseja de modo mais assertivo.
OBJETIVO E PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Descrever o processo de sistematização de um banco de dados qualitativos com recursos de texto, imagem, vídeos e sons captados a partir das experiências desenvolvidas nas Três edições do Encontro de Saberes da Caatinga ocorridos entre Janeiro de 2017 e Janeiro de 2019.
RESULTADOS: Atualmente o banco de dados qualitativos conta com informações das três edições do evento (2017-2019), com ampla variedade de dados, como fotos, vídeos produzidos por fotógrafos e cineastas, até materiais como os áudios, relatorias e transcrições das rodas de conversa. A partir desses dados já se produziram duas cartilhas com informações do evento, trabalhos acadêmicos de pós-graduação, resumos em eventos científicos e exposição de fotografias. Atualmente, cogita-se a realização de uma amostra e organização de um livro com esses dados.
APRENDIZADOS E ANÁLISE CRÍTICA: Por estar hospedado em uma plataforma online, verificou-se maior facilidade de acesso ao banco de dados, por diferentes pessoas, em diferentes regiões. Essa experiência tem permitido visualizar novas formas de trabalhar com dados qualitativos, originando produtos diversos. Além do mais tem permitido sistematizar o registro e a memória de conhecimentos que são tradicionalmente perpassados apenas pela oralidade e que têm sido ameaçados em sua continuidade, assim como possibilitou a difusão do conhecimento na região e proporcionou maior reconhecimento aos protagonistas do evento por seus feitos à população da região.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900