Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

30/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO-26C - GT 26 - Biografia, Efeitos e Éticas de Tecnologias de Saúde: da Produção à Publicização

30019 - SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR ALUNOS DO CURSO PEDAGOGIA À INCLUSÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE VOCAL NO FLUXOGRAMA: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
ISABELLE CERQUEIRA SOUSA - UNIFOR, CHRISTINA CÉSAR PRAÇA BRASIL - UNIFOR, JÉSSICA SOARES DE OLIVEIRA REIS - UNIFOR, RENATA COELHO FONTELES - UNIFOR, FRANCISCA FRANCISETE DE SOUSA NUNES QUEIROZ - UNIFOR, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB - UNIFOR, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIFOR


INTRODUÇÃO
A voz é uma das principais ferramentas de trabalho do professor, evidenciando que os cuidados com esta função não se resumem a ações individuais com exercícios vocais e outras providências. Isto requer um leque maior de intervenções e investimentos de cunho coletivo que promovam a transformação do ambiente de trabalho, tornando-o um local saudável e promotor da saúde. A literatura aponta que o professor é um dos profissionais mais exposto a riscos vocais. Nesse cenário, a tecnologia possui a função de induzir e transformar o modo de vida e de comportamento das pessoas, inclusive quando essas questões estão diretamente relacionadas ao contexto da promoção da saúde e do cuidado. Diante da existência de dois recursos tecnológicos concebidos e desenvolvidos na Universidade de Fortaleza (aplicativo VoiceGuard e o curso na modalidade ensino a distância Saúde Vocal em Foco), voltados à educação em saúde vocal e a autogestão da voz, realizou-se um programa de formação em saúde vocal destinado a alunos do curso de Pedagogia. Acredita-se que, desde a formação acadêmica, é importante instrumentalizar os futuros professores com estratégias de promoção da saúde vocal, o que pode ser otimizado com o amparo das tecnologias eletrônicas (eHealth), fortalecendo os cuidados contínuos com a voz.
OBJETIVO
Verificar os significados atribuídos à proposta de inclusão da formação em saúde vocal amparada por tecnologias eHealth nos fluxogramas dos cursos de Pedagogia.
METODOLOGIA
Realizou-se uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, de março a maio de 2019, em três etapas, com um total de 29 participantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública, situada na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Na primeira etapa, março de 2019, foi realizada uma reunião com a coordenadora do curso para a explicação da proposta, a anuência e a captação dos participantes para o “Curso de Educação Continuada em Saúde Vocal”. A segunda etapa (abril a maio de 2019), o curso de educação continuada foi desenvolvido, com 20 horas de duração, para os alunos de todos os semestres (1º. ao 8º. Semestres). Cada encontro teve a duração de quatro horas, totalizando cinco encontros para integralizar o conteúdo previsto. Destaca-se que os encontros aconteceram uma vez por semana. Na última etapa, aplicou-se com os participantes um questionário com uma pesquisa de satisfação sobre a estratégia de formação em saúde vocal amparada por tecnologias eHealth e obteve-se uma narrativa sobre as percepções e opiniões dos participantes sobre a experiência vivenciada no processo de formação em saúde vocal, a qual partiu da seguinte questão disparadora: ‘aponte a importância que você atribui à inclusão da formação em saúde vocal ora proposta nos fluxogramas dos cursos de Pedagogia’. Ressalta-se que todos os encontros foram registrados por meio de diários de campo e fotografias. Para análise dos dados, adotou-se o método de análise de conteúdo na modalidade temática e a interpretação fez-se à luz do Interacionismo Simbólico e teorias da voz profissional. O estudo está de acordo com a Resolução do CNS n° 466/12 e foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade de Fortaleza sob o parecer nº 899.798.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Segundo as percepções dos alunos quanto a importância da inclusão de um processo de formação em saúde vocal nos fluxogramas dos cursos de Pedagogia, percebe-se uma lacuna na formação acadêmica para a obtenção de conhecimentos e comportamentos que o possibilitem cuidar bem da voz. A seguinte fala mostra que os alunos aprovaram a estratégia e que o futuro professor requer subsídios para o autocuidado com a voz, desde a formação acadêmica: “[...] Eu acredito que poderia nos ajudara prevenir algumas doenças, e assim poder nos ajudar antes mesmo de nos prejudicar [...]” (Aluno 1). Os participantes apontam que as tecnologias utilizadas amparam e oferecem um suporte a mais às estratégias de cuidado e promoção da saúde vocal. Destacam, ainda, a necessidade de ampliar o conhecimento sobre esta problemática e possibilitar que, desde a formação acadêmica, os futuros professores tenham acesso a ações transdisciplinares sobre o processo saúde/doença, na perspectiva da promoção da saúde.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização desta pesquisa mostrou o reconhecimento dos participantes sobre a importância da formação em saúde vocal para futuros professores com a utilização das tecnologias eHealth; sendo esta estratégia relevante para a aquisição de conhecimentos, incentivo ao autocuidado e possibilitando a adoção de comportamentos vocais mais saudáveis.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900