Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

29/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-28C - GT 28 - Saúde, Currículo, Formação: Experiências, Vivências, Aprendizados e Resistência Sobre Raça, Etnia, Gênero e Seus (Des)Afetos: Formação e Qualificação

29896 - ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE (CSHS) E O PROJETO DE TUTORIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
DAPHNE SARAH GOMES JACOB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), ANDRÉ LUCAS FIDELIS - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), PATRÍCIA SOUZA REZENDE - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)


Contextualização: Trata-se de um relato de experiência no ensino da disciplina “Saúde e Sociedade: a construção social do processo saúde e doença”, onde desenvolvemos um programa de tutoria, tendo em vista auxiliar o processo de aprendizado dos estudantes. Para tanto, contamos com o trabalho de dois tutores, acompanhando duas turmas que totalizam cerca de 120 alunos, por semestre. Com o auxílio dos tutores, desenvolvemos uma metodologia de ensino dinâmica, organizada por momentos de leitura, debate, exposição e atividades em grupo, durante as aulas. Propomos uma vivência de campo para que os grupos possam refletir e produzir um trabalho em torno das diversas temáticas trabalhadas nas aulas. Com a diversidade de recursos e atividades, a disciplina - que conta com uma carga teórica bastante densa - tem se mostrado mais acessível para que os alunos acompanhem as aulas.
Descrição: A disciplina é ofertada para alunos de graduação dos cursos de saúde coletiva, fisioterapia, terapia ocupacional e enfermagem, e tem como objetivo a compreensão do processo saúde-doença a partir dos conceitos clássicos e métodos de abordagem das Ciências Sociais, problematizando os pares de oposição biológico/social, natureza/cultura e aspectos culturais/sociais, que conformam este processo. Buscando ampliar o olhar e desenvolver a alteridade, nas reflexões e condutas dos estudantes, abordamos temáticas atravessadas por questões como racismo, etnocentrismo, sexualidade, hierarquias de poder, geopolítica, religião entre outras. No início do semestre, produzimos e aplicamos um questionário aos alunos sobre suas vidas, expectativas com a disciplina e o conhecimento prévio dos conteúdos, de modo que possamos aproximar o ensino de suas realidades. Os dados destes questionários foram produzidos exclusivamente para aprimorarmos a didática. Ainda assim, podemos sinalizar - em termos gerais - que nosso público é composto por uma maioria de jovens (entre 17 e 25 anos), que utilizam transporte público e cursaram o ensino médio na rede pública de ensino. Ao chegarem na disciplina, os alunos demonstraram pouco conhecimento prévio sobre as temáticas que seriam trabalhadas. Como avaliação, além das atividades e trabalho em grupo, os alunos elaboram, ao longo do semestre, relatórios com suas percepções sobre os temas discutidos. Estes relatórios são analisados, corrigidos pelos tutores e debatidos, posteriormente, com a docente.
Período de Realização: Em março de 2018 o programa foi inserido na disciplina e continua sendo executado.
Objetivos: Objetivamos apresentar o programa de tutoria que desenvolvemos na disciplina e refletir sobre os desafios do ensino proposto na abordagem temática, escolhida como estratégia didática, para despertar uma reorientação de conduta na formação profissional.
Resultados: Das leituras e avaliações dos relatórios, pudemos perceber que as temáticas e a metodologia de condução da disciplina trouxeram um olhar mais atento, cuidadoso, além de uma sensibilidade aos estudantes que, quando ingressaram na disciplina, não existia. Das análises dos trabalhos produzidos, pudemos perceber um despertar da criatividade, conexão da teoria com a realidade e maior interação em equipe entre os estudantes.
Aprendizados: Percebemos a importância da construção metodológica conjunta e a nossa responsabilidade ética em discutirmos os temas propostos. Apesar do empenho na construção metodológica da disciplina e do esforço de trazer à luz a intersecção entre as teorias sociais e a saúde, observamos que ainda restam desafios com a dificuldade da leitura; a falta de aprofundamento teórico nos temas tratados; além das próprias dificuldades da equipe na elaboração criativa de metodologias que tentamos construir ao longo dos semestres.
Análise Crítica: No processo de ensino-aprendizagem das CSHS, consideramos que a escolha da metodologia adequada pode conduzir os sujeitos a aprenderem competências e desenvolverem habilidades importantes para o exercício profissional, humanitário e respeitoso no campo da saúde. Como dar conta da riqueza teórico-metodológica das ciências sociais, trabalhar temáticas fundamentais para o enfrentamento de iniquidades que são determinantes no processo de saúde-doença e, ao mesmo tempo, manter o formato dinâmico para garantir vivos o interesse e a participação dos alunos, é a questão que fica, quando falamos de uma das poucas disciplinas ofertadas localmente, que trazem tais assuntos para o conhecimento dos estudantes em formação, na área da saúde.

Palavras-chave: Ensino das Ciências Sociais; Programa de Tutoria; Formação Profissional.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900