29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-28C - GT 28 - Saúde, Currículo, Formação: Experiências, Vivências, Aprendizados e Resistência Sobre Raça, Etnia, Gênero e Seus (Des)Afetos: Formação e Qualificação |
29904 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA COMUNIDADES INDÍGENAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO GESTÃO EM SAÚDE COLETIVA INDÍGENA. SIMONE LOPES DE ALMEIDA - UFRR, HOSANA CAROLINA DA SILVA BARRETO - UFRR, KRISTIANE ALVES DE ARAÚJO - UFRR, ANA PAULA BARBOSA ALVES - UFRR
A Educação em saúde é definida por Brasil(2012) como o “Conjunto de práticas que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades”, sendo de suma importância sua inserção em discussões acadêmicas, nos serviços de saúde e demais segmentos da sociedade. Trata-se de um relato de experiência de docentes e discentes do curso Gestão em saúde Coletiva indígena do Instituto de Educação Superior Indígena Insikiran da Universidade Federal de Roraima(UFRR), no tema contextual Educação em saúde, disciplina eletiva do sétimo período, ministrada em 2018.2, cuja proposta pedagógica pautada na construção coletiva de conceitos e estratégias metodológicas, culminaram nos produtos apresentados. O tema contextual Educação em saúde tem o propósito de debater acerca dos fundamentos da educação, suas bases teóricas e a interface entre a educação e a saúde, cuja metodologia adotada buscou a abordagem dos principais Recursos, Materiais e propostas Pedagógicas para Educação em Saúde, a partir da utilização de estratégias educativas que envolvam vários tipos de recursos, impressos e midiáticos, tradicionais e/ou inovadores, e propostas lúdicas. Também foi estimulada a importância de se pensar em materiais escritos em língua indígena, possibilitando assim o seu fortalecimento cultural e patrimônio histórico. Como estratégias de ensino foram utilizadas metodologias ativas, com problematizações, aulas expositivas dialogadas, leituras de capítulo de livros, artigos, resumos, resenhas e fichamentos. Trabalhou-se um Roteiro para elaboração de propostas educativas, contendo: Tema, Introdução, Objetivos, Percurso metodológico, Recursos Materiais, Resultados esperados, Conclusão e Referências. Ao final, os alunos em grupos produziram materiais educativos em diversas modalidades de forma a demonstrar a apreensão dos conceitos trabalhados na disciplina com ênfase nas ações de educação em saúde objetivando aplicar estratégias de promoção de saúde às populações indígenas de suas comunidades. Como produto foram apresentados teatro de fantoches com temática de saúde bucal, trilha de preservação da Natureza, álbum seriado saúde da Mulher, Jogo de Memória da Higiene pessoal, Dinâmica da autoestima, Bingo da saúde corporal, Cartilha do alcoolismo. Conclui-se que a construção do conhecimento se deu a partir de diálogos e dos conhecimentos prévios e singulares dos discentes, sendo as estratégias de ensino adotados de suma importância para o interesse e a motivação dos alunos pelo assunto proposto, considerando ainda que este recurso contribuiu para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem de forma dinâmica.
REFERÊNCIAS
Brasil. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc Saúde Coletiva. 2014;19(3):847-52.
|

|