29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-28C - GT 28 - Saúde, Currículo, Formação: Experiências, Vivências, Aprendizados e Resistência Sobre Raça, Etnia, Gênero e Seus (Des)Afetos: Formação e Qualificação |
30321 - FORMAÇÃO ACADÊMICA PAUTADA NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA. RAPHAELA DELMONDES DO NASCIMENTO - UPE/ MORHAN, DANIELLE CHRISTINE MOURA DOS SANTOS - UPE/ MORHAN, ITAMAR LAGES - UPE, DULCILENE DE ARAÚJO - UPE, MARIANA FARIAS GOMES - UPE, FATIMA MARIA CAMPOS MAIA - UPE, LUCILENE RAFAEL AGUIAR - UPE
Contextualização: A preocupação com a formação dos profissionais de saúde e com a normatização de seu exercício profissional é histórica e sempre esteve presente na pauta das discussões institucionais e dos movimentos sociais. O paradigma da medicina científica, caracterizando-se como modelo focado no biologicismo e mecanicismo das práticas assistencialistas, pela especialização do conhecimento, pela negação do saber popular e das práticas alternativas, bem como na ênfase da cura e medicalização da sociedade vai de encontro à uma formação ética, técnica e política do indivíduo, que é necessária para operar no Sistema Único de Saúde Brasileiro (SUS). Neste sentido, para o SUS é necessária a formação de sujeitos comprometidos com a mudança e a transformação social. No âmbito do ensino de enfermagem, a construção de currículos integrados pelas escolas de formação, busca atender a uma demanda da sociedade, a formação de profissionais que se constituam sujeitos das mudanças necessárias para concretude do SUS, a partir de uma formação profissional que integre trabalho e educação. Nesta concepção, a unidade teoria-prática só pode ser corretamente formulada a partir da compreensão da prática como atividade objetiva e transformadora da realidade natural e social, a qual implica certo grau de conhecimento da realidade que busca transformar e das necessidades que movem tal transformação. Assim, a integração teoria-prática é pressuposto da ação transformadora, sendo necessária à formação do profissional de enfermagem. Descrição: Relato de experiência da proposta pedagógica do primeiro módulo do currículo de enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, Recife. O currículo é integrado e constituído por 10 módulos temáticos. A reforma curricular foi impulsionada pelo PRO-SAÚDE (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), e há 10 anos vem formando enfermeiros no contexto que integre trabalho e educação. As turmas são compostas por 60 alunos semestralmente, e ao longo dos módulos são desenvolvidas aulas teóricas e práticas, em turno integral pautadas na pedagogia histórico-crítica. Período de realização. Este é um relato das atividades que aconteceram nos semestres 2018.1 e 2019.2. Objetivo: Relatar a integração ensino-serviço no contexto da atenção básica proposta em um currículo de graduação em enfermagem. Resultados: O módulo “Saúde, Sociedade e Processo de Trabalho” é estruturado por 09 unidades temáticas, onde propõe-se iniciar o estudante na compreensão da situação de saúde e na proposição de medidas de organização da atenção primária pela perspectiva do direito à saúde, da justiça social e da equidade. A atividade prática é realizada em territórios Unidades de Saúde da Família (USF) previamente selecionados junto a secretaria municipal de saúde. Nos semestres 2018.2 e 2019.1 os estudantes tiveram como campo de prática duas microáreas da USF Córrego da Fortuna que localiza- se na área Norte do município de Recife. Nestes territórios os estudantes, junto a equipe de saúde da família local, lideranças comunitárias e equipe de saúde ambiental, realizaram o diagnóstico da situação de saúde dos territórios compreendendo: identificação da história e organização social local; construção de mapas de acesso, risco ambiental e equipamentos sociais; cadastramento de famílias usando as fichas do E-SUS; estratificação de risco familiar; estudo de famílias selecionadas e atividades educativas. Ao final de cada semestre apresentaram um relatório em um Seminário de Integração Ensino e Serviço que reuniu aproximadamente 120 pessoas entre discentes, docentes, profissionais da rede de atenção, gestores, lideranças comunitárias e familiares dos discentes. Aprendizados: A integração ensino e serviço proporciona momentos de exercício de operações para aquisição de conhecimento sobre a situação de saúde de famílias vinculadas a uma Equipe de saúde; de exercício de atividades de trabalho à luz dos conteúdos das unidades temáticas e das atividades complementares; de antecipação, coincidência e prolongamento para além dos momentos de reflexão em sala de aula; de confronto entre o fazer e o pensar e, consequentemente do desenvolvimento do conhecimento. Análise crítica: A relação trabalho e educação, teoria e prática, num currículo integrado, precisa ser pautada em pressupostos teóricos capazes de orientar uma verdadeira integração. É necessário avaliar a forma como se opera essa integração, uma vez que o fato de aproximá-las não garante a sua integração. Também há o risco de tomar a realidade dos serviços como parâmetro de ensino sem distinguir as insuficiências deste, reproduzindo-as acriticamente. A aproximação e diálogo com a realidade dos serviços de saúde, com as lideranças comunitárias, a vivência e a construção coletiva das etapas pedagógicas entre docentes, trabalhadores e comunidade, possibilita maiores acertos no que concerce a integração ensino-trabalho.
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